Home Colunas Top 10 10 jogos de arcade para jogar com os amigos

10 jogos de arcade para jogar com os amigos

0

Poucas coisas são tão importantes quanto à amizade. Ter alguém com quem dividir os grandes momentos da vida, sejam eles felizes ou não, é uma dádiva que merece ser celebrada. Alguns mandam mensagens bonitas para os amigos, outros saem para curtir a noite, e nós, os mais “velhinhos”, gostamos mesmo é de dividir um bom game com os parceiros.

E, como bons veios que somos, obviamente que a nossa comemoração tem que ter videogame. Ano passado, fizemos um Top 10 com os melhores jogos para jogar com os amigos em todos os videogames. Mas, dessa vez, liberamos a turma do asilo para relembrar os dez melhores jogos de arcade para se divertir com a galera.

10. Michael Jackson’s Moonwalker

Já vamos começar a nossa lista de clássicos dos arcades com estilo. Por isso, nada melhor do que Moonwalker, jogo inspirado no filme homônimo, estrelado pelo rei do pop, que chegou aos arcades em 1990, trazendo toda a musicalidade e o visual da versão cinematográfica.

Em Moonwalker, você e mais dois amigos controlam três Michael Jacksons em diversos estágios inspirados nos videoclipes antológicos do cantor. A jogatina é frenética, no melhor estilo briga de rua. Mas com a diferença de que o seu golpe mais mortal é uma seqüência de dança. O melhor mesmo, porém, é jogar ouvindo a fantástica trilha sonora e poder reproduzir todos aqueles passos de dança que marcaram os anos 80 e 90.

9. Simpsons: The Arcade Game

Uma das melhores coisas de reunir os amigos para uma boa jogatina é poder relembrar histórias marcantes e coisas da juventude. Mas para poder botar o papo em dia e curtir um bom jogo, principalmente no arcade, tem horas que uma jogatina mais leve e descontraída é bem melhor.

Para ocasiões como essa, recomendamos reunir até quatro amigos e sair na porrada pelas ruas de Springfield enquanto controlam a família Simpson nesse briga de rua completamente insano e cheio de referências ao desenho animado.

8. Knights of the Round

Quem nunca sonhou em ser um cavaleiro medieval, empunhar uma espada gigante e sair cortando os inimigos ao meio? Melhor do que isso só se for com mais dois amigos e no comando de Knights of the Round, clássico da porradaria nos arcades.

Nesse game, controlamos o rei Arthur e os guerreiros Perseval e Lancelot em uma jornada cheia de ação. Se o desafio do jogo não for o suficiente para a sua turma, ainda vale apostar para ver quem consegue as melhores armaduras primeiro e termina com o maior level. Só não vale ficar roubando o ouro do amigo, em…

7. The King of Fighters ’98

Jogar ao lado de amigos é sempre bom. Mas jogar contra os amigos é melhor ainda, principalmente quando a reunião da turma é muito grande. Nesses momentos, nada melhor do que um dos queridinhos dos arcades. Sim, véios, pode chamar o parceiro de asilo para um contra de The King of Fighters ’98.

Com dezenas de jogadores, excelente jogabilidade, gráficos “crocantes” e todo o carisma de uma das séries mais amadas dos anos 90, The King of Fighters é uma pedida obrigatória nos arcades. E se a patroa não estiver por perto, ainda vale umas apostas com a turma, só para recriar a velha rivalidade das antigas.

6. NBA Jam

Nem só de porrada é feito o nosso Top 10. Para os amigos que sabem apreciar uma boa disputa esportiva, NBA Jam é a escolha certa.

São quatro jogadores, dois de cada lado, disputando as partidas mais malucas e alucinantes que uma quadra de basquete já viu. Vale de tudo: empurrar o adversário (tanto na quadra quanto do lado), fazer “firula”, “tirar onda”, e, claro, gritar junto com o narrador BOOM SHAKA LAKA!!!

5. Metal Slug 2

Balas cortando a tela, inimigos saltando de todas as direções, aviões e tanques metralhando projéteis, explosões que destroem prédios inteiros e até uma invasão alienígena são os atrativos de Metal Slug 2, clássico do Neo Geo feito para se jogar “de dois”.

É divertido jogar sozinho? É. Mas é muito mais maneiro jogar com aquele velho amigo que você não via a um tempão? Com certeza. São cerca de 50 minutos de pura adrenalina. Não dá tempo nem de respirar direito. Um clássico comedor de fichas obrigatório dos arcades.

4. Captain Commando

Não tem como fugir dos beat’em up quando pensamos nos melhores jogos de arcade para jogar com os amigos. Assim como não tem como deixar de fora esse clássico da década de 1990 lotado de personagens carismáticos, inimigos desafiadores e muita pancadaria.

Captain Commando merece ser apreciado por quatro bons jogadores, daqueles que sabem a hora certa de atacar e de proteger o companheiro. O desafio é alto, principalmente nas fases finais, mas a diversão e qualidade técnica do título compensam as várias fichas que vocês perderam juntos.

3. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

Aposto que você já estava pensando: “será mesmo que esse louco vai deixar de fora o briga de rua das Tartarugas Ninja?”. Não véio. Claro que não. Sou apaixonado por essa maravilha. Em Turtles in Time, os quatro heróis saem pelas ruas de Nova York depois de assistirem no noticiário que Krang simplesmente roubou a Estátua da Liberdade.

Essa é apenas a “deixa” para você e seus amigos encarnarem Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo em um dos mais clássicos “brigas de rua” da história, com tudo aquilo que esperamos  do gênero: muita ação, trilha sonora de qualidade, jogabilidade fluída, chefões difíceis, mudanças de mecânica e um visual caprichado. É diversão na certa.

2. Sunset Riders

Um jogo de faroeste, no estilo plataforma 2D, produzido pela Konami no começo da década de 1990, ambientado no velho oeste e com opção para até quatro jogadores. Não tinha como ser melhor. Sunset Riders é, de longe, um dos melhores jogos lançados para arcade, principalmente se jogado com os amigos.

A premissa é simples: um grupo de caçadores de recompensa (formado por Steve, Billy, Bob e Cormano) cavalga pelo Oeste americano em busca dos mais perigosos fora-da-lei, enquanto aproveitam as outras coisas boas da vida.

Esse game é a receita ideal para jogar um bom jogo, dar muitas risadas, aproveitar a presença dos amigos, e ainda desafiá-los para ver qual dos “heróis” comemora depois da vitória contra o chefão. Ah, e ainda existem as fases bônus para provar de uma vez por todas quem é o mais veloz dos arcades.

01. Street Fighter II

Não podia ser diferente, não é? Sim véio. Street Fighter II é o jogo perfeito para juntar os amigos no arcade e tirar os maiores contras.

Sucesso da década de 1990, era quase impossível não encontrar o jogo em alguma esquina. Ele estava em todos os lugares. No boteco, no bar de garagem, na locadora do bairro e até nas rodoviárias. E em todos esses locais tinha um grupo de amigos se desafiando nessa pérola dos videogames.

Ótimos personagens, golpes especiais, jogabilidade precisa, trilha sonora de arrepiar e o espírito de disputa ideal para enfrentar os amigos depois de um dia de aula ou de trabalho. Até hoje, é um dos jogos favoritos da galera nos encontros retrogamers. Por exemplo, no lançamento da primeira edição da revista Jogo Véio, ele estava lá, com direito a campeonato e tudo.

E para você, Véio, quais são os jogos de arcade que você mais joga com os amigos.

Mais textos relacionados
Leia mais por Ítalo Chianca
Leia mais em Top 10

Veja também

Top 10 Representações de Bruce Lee nos games

Bruce Lee era o cara! Todo o fã de artes marciais conhece uma ou outra história ou frase d…