Seja Goku em Dragon Ball: Advanced Adventure (GBA)

por Ítalo Chianca em 23 de julho de 2018

Depois do sucesso estrondoso do mangá e da série animada, as aventuras do pequeno Goku em busca das esferas do Dragão invadiram o GameBoy Advance em um título cheio de ação e carisma. Relembre.

Vamos desvendar

Desenvolvido pela Dimps e publicado para o Game Boy Advance em 2004 no Japão e em 2005 no resto mundo, Dragon Ball: Advanced Adventure trazia diversão, ação e várias referências ao desenho que contou a origem de Goku para os sortudos proprietários do portátil de 32-bit da Nintendo.

O game é inspirado no mangá escrito e ilustrado por Akira Toriyama, Dragon Ball,originalmente publicado na revista japonesa Weekly Shonen Jump na década de 1980, além da série animada que agitou as manhãs na TV brasileira por vários anos.

Assim como no mangá e na série, o game conta a história do jovem Goku, um entusiasta das artes marciais que roda o mundo em busca das lendárias Esferas do Dragão.

No game, por exemplo, a jornada começa justamente no momento em que Goku encontra Bulma e segue toda a clássica aventura do herói, que vai desde aprender o Kamehameha com o Mestre Kame, até a batalha contra o Rei Piccolo, passando por encontros com personagens marcantes.

A história que você conhece está quase toda no game, contada através de pequenos trechos animados e diversas cenas de diálogos entre personagens, com direito a belas ilustrações dos heróis. Existem algumas diferenças, é verdade. Mas nada que atrapalhe a experiência de jogo.

Estilo de sobra

Dragon Ball: Advanced Adventure é uma rara mistura de gêneros que funciona de forma harmoniosa e divertida. Na maior parte do tempo, o jogo é um beat’em up — ou briga de rua, como preferir — de respeito, com excelente jogabilidade, muita ação, combos frenéticos, golpes especiais e novas habilidades para aprender.

Em outros momentos, Dragon Ball se torna um jogo de luta 1×1 cheio de estilo e diversão. Com lutas que não deixam nada a desejar se comparadas a outros jogos exclusivamente de luta. Tudo funciona muito bem nos dois tipos de jogabilidade. A simples experiência de controlar Goku pelos cenários enfrentando os inimigos já vale a jogatina.

Leia também:  Megaman X4 (Multi) marcou a passagem para a era 32 bits

Está tudo lá. Barra de life, combos, especiais, esquiva, jogadas áreas. Esse jogo poderia ser facilmente um belo jogo de luta para portáteis. Mas, para a nossa sorte, ele é isso e muito mais.

Do jeito que o Véio gosta

Além dos sistemas de combate, o título se mostra um competente jogo de plataforma, com trechos que exigem saltos precisos, e outros que farão o jogador explorar cada cantinho em busca de itens que aumentam o poder do personagem.

Existem ainda fases que lembram bastante os jogos de “navinha”. Nelas, Goku percorre o cenário na sua lendária “Nuvem Voadora”, batendo e levando porrada sem parar. Tudo isso sendo extremamente agradável e divertido.

Mesmo sem se aprofundar em cada estilo de jogo, em nenhum momento o game parece superficial. Cada mecânica é precisa, cumprindo bem o seu papel dentro do jogo. Dá para se sentir o próprio Goku enquanto percorre os cenários em busca de itens especiais, saltando plataformas e soltando a porrada nos inimigos

Um verdadeiro Dragon Ball

Se já não bastasse ter uma excelente jogabilidade, Dragon Ball: Advanced Adventure possui um dos visuais mais bonitos do console. Graficamente, o jogo é belíssimo, com personagens super animados e detalhados, sprites coloridos, animação fluida nos cenários, efeitos especiais e uma representação fiel ao que vimos no mangá, e principalmente na série animada.

É uma sensação incrível ver a forma como o jogo representou tão bem os personagens e cenários que tanto gostamos, mesmo com a limitação técnica do portátil. Espere encontrar muito capricho em cada detalhe das fases, seja nos personagens ou até mesmo nas imagens que compõem o fundo da tela durante os estágios.

A parte sonora também merece destaque. As canções do jogo possuem uma ótima qualidade, principalmente quando levamos em conta as limitações de um portátil como o GBA. Efeitos de golpes, as vozes do personagem, gritos de dor e os famosos ataques estão todos lá, dando o “clima” de aventura que já estávamos acostumados a ver na TV.

Leia também:  Power Rangers: O Filme (SNES), direto do cinema para os 16 bits

Diversão de sobra

O game possui uma ótima variedade de modos de jogo. O principal é o modo história, no qual controlamos Goku ao longo de toda a sua saga infantil. São dezenas de fases para superar, com direito a confrontos contra chefes de fase que farão você perder algumas vidas no duelo 1×1. Mas nada que uma boa estudada nos movimentos do adversário não resolva.

No mapa central, é possível acompanhar o desenrolar da trama e escolher a fase para visitar. É uma jornada curta, é verdade, mas suficiente para se divertir por boas horas. Contudo, o modo história é só o começo da diversão. Ao concluí-lo, você pode jogar o modo principal com Kuririn, ou desbravar outros rumos.

Para quem quiser mais combates, também existe o modo 1×1, onde o título se torna um jogo de luta propriamente dito. Nele, dá pra jogar com mais de 30 personagens, desbloqueados depois de completar o modo história. Lembra do torneio da série? Esse modo é uma versão turbinada daqueles embates malucos, com direto a uma excelente variedade de golpes e especiais em cada personagem.

Cansou de jogar contra a máquina? Não tem problema. Também dá pra desafiar o amigo em partidas multiplayer através da conectividade entre dois Game Boy Advance. E isso ainda não é tudo. Um modo extra, com novos itens e desafios é habilitado após a conclusão do modo principal.

Um verdadeiro clássico

Não é apenas por retratar um dos melhores animes já criados que Dragon Ball: Advanced Adventure é um ótimo jogo. Embora a forma caprichada que a Dimps recriou cada detalhe da aventura já valesse a pena a jogatina, é na sua qualidade técnica que esse título da série se destaca.

Com lindos gráficos, excelente jogabilidade, ótima variedade de modos de jogo e aquela alma de veio que tanto curtimos nesses jogos clássicos, Dragon Ball: Advanced Adventure é uma excelente pedida para um dia de diversão. Certamente um dos melhores jogos para curtir no portátil.

Revisão: Rafael Belmonte


Leia mais sobre: , , , ,