Conheça o CRPG Book

por Pedro Vicente em 8 de fevereiro de 2018

Essa semana dei uma pausa no que estava planejado para a coluna por um excelente motivo. No último dia 5 de fevereiro, após cerca de quatro anos de trabalho e com uma equipe composta por 115 voluntários, foi lançada a versão final do CRPG Book. Trata-se de um livro digital totalmente gratuito feito por gente que queria dividir seu hobby com os outros, além de levar informação e diversão para as pessoas (não muito diferente do que tentamos fazer aqui no Jogo Véio).

Jogadores, jornalistas, críticos e até mesmo desenvolvedores indie e de grandes estúdios compõem o time que escreveu os artigos e textos sobre os mais de 400 jogos apresentados. Editado e organizado por Felipe Pepe, a publicação digital traz mais de 500 páginas focadas na história dos RPGs para computadores.

Página do livro The CRPG Book Project

O livro não se propõe ser apenas um catálogo, mas também um guia para quem quer se aprofundar, e claro, jogar esses importantes títulos. A publicação cobre os primeiros games dos anos 1970, passando pelos grandes clássicos ao longo das décadas seguintes, até lançamentos mais recentes, como Witcher III, Undertale, Hand of Fate e Pillars of Eternity.

É uma saborosa jornada que nos leva pelo mundo dos computadores. Aliás, cabe ressaltar que o livro foi escrito por gente que viveu a experiência de jogar nos diferentes tipos de máquina e sistemas. Não há aqui apenas uma lista de importantes jogos, o que já seria excelente por si só, dada a vastidão dos aspectos comentados nas mais de 400 análises, mas também uma série de artigos que apresentam essa instigante história de maneira mais aprofundada.

Leia também:  Final Fantasy VIII e seu estranho conto sobre amadurecimento

Quer conhecer mais sobre a origem dos JRPGs? Sobre traduções de fãs? Sobre ports? Existem diferentes textos que abordam temas relevantes para uma melhor compreensão do universo dos CRPGs (RPGs para computadores).

Através do CRPG Book, você entrará em contato com termos como RPGs “Old School”, JRPGs, Roguelikes, Immersive Sims e mais uma miríade de gêneros, mecânicas e sistemas de jogo, fazendo com que o livro seja uma fonte extensa de informação sobre a história dos videogames em geral, ainda que pautada no mundo dos RPGs.

A publicação, por ser uma iniciativa que surgiu do portal RPG Codex e de outros parceiros e colaboradores de diferentes nacionalidades (e para alcançar um número maior de entusiastas), está disponível apenas em língua inglesa. Caso o idioma seja uma barreira para você, indico que o livro ainda assim pode ser válido como uma ferramenta de indicação de jogos e como um importante acervo de imagens.

Para aqueles que pretendem se aventurar por tantas páginas de informação textual, tenho a certeza de que será uma leitura bastante enriquecedora e que poderá te acompanhar por semanas, meses e quem sabe mais.

O CRPG Book pode ser baixado, gratuitamente, no site do projeto. Boa leitura!

Na semana que vem, logo após o carnaval, voltaremos com a programação da coluna. Não deixe de dar sugestões de jogos ou temas.


Leia mais sobre: , , ,