Earthworm Jim 2 (Multi), o surrealismo infantil em forma de jogo

Lucas Rodrigues / 15 de março de 2017 / Análises, Mega Drive, SNES

Salvar a princesa: uma bela atitude que demonstra a bravura e o amor de um nobre guerreiro pela sua musa inspiradora, popularizada através de games como Mario e Zelda. Esse tipo de enredo nos ensinou que o fim do mundo pode ser facilmente alcançado na busca por sua amada, e cada minuto investido em sua jornada será recompensado ao ver novamente o mais belo sorriso em um prazeroso reencontro. Contudo, se você for Earthworm Jim, tudo o que encontrará no fim da sua jornada serão vacas!!

Isso mesmo! Você não está lendo errado! Vacas são tão importantes para o universo de Earthworm Jim quanto os anéis são para o Sonic. Confira o texto e descubra mais sobre essa relação nada ordinária.

Uma breve introdução sobre o jogo

Earthworm Jim 2 é um jogo estilo run and gun criado pela inicialmente criado pela Playmates Toys e desenvolvido pela Shiny Entertainment em 1996. Seu console de origem foi o Mega Drive, sendo portado para o SNES logo em seguida com apenas um pouco da arte do cenário modificada. Com o sucesso do game, ele posteriormente foi portado para outras plataformas e hoje pode ser jogado no Sega Saturn, Playstation, Game Boy Advance, entre outros.

Como personagem principal, temos uma minhoca convencional, Jim, que estava tranquilamente em seu canto, fazendo seja lá o que uma minhoca faz o dia todo, quando, de repente, um super traje espacial cai do céu. Esse traje lhe dá habilidades humanas, então Jim pode andar, pular, correr e fazer muitas outras ações que a criatividade lhe permite. Entretanto, o que ele precisará fazer melhor é fugir, pois os inimigos querem o traje espacial de volta. Entre eles, o que mais dará trabalho para a nossa carismática minhoca é Psy-Crow (seu nome é um trocadilho com as palavras crow, que significa corvo em inglês, e psycho, que neste caso quer dizer psicótico), que também irá encarar a disputa pela atenção da princesa.

Um mundo totalmente sem noção

Você já lutou contra um peixinho dourado? Já carregou uma vaca prestes a explodir em seus braços? Já evitou que cachorrinhos caíssem no chão e virassem gosma verde usando uma almofada? Estas são algumas das dezenas de tarefas bizarras que você executará durante o gameplay, tornando este jogo uma experiência hilária e inesquecível.

Além das particularidades de cada fase, você manipulará armas nada convencionais, como a 3 Finger Gun (arma de três dedos), que atira em três direções ao mesmo tempo; Barn Blaster (celeiro destruidor), uma arma que simplesmente destrói todos os inimigos presentes na tela (exceto chefes); Bubble Gun (arma de bolha), que dispara bolhas de sabão inofensivas, servindo apenas para atrapalhá-lo em sua jornada; e o Homing Missile (míssil teleguiado), um míssil em formato de casa que persegue o inimigo mais próximo.

Jim também conta com seu novo companheiro de aventuras: Snot, uma criatura verde feita de muco que o ajudará a grudar em superfícies gosmentas para alcançar lugares remotos em algumas fases e servirá de paraquedas em algumas ocasiões.

Abduziram minha vaca!

A criatividade por trás deste jogo não tem limites! Como se não bastasse ver todas as bizarrices citadas anteriormente, em uma das fases você precisará coletar vacas espalhadas pelo terreno e devolvê-las a um determinado curral. Parece algo extremamente simples, mas existem três fatores que atrapalharão sua tarefa:

  1. os inimigos não o deixarão em paz, portanto, deve-se prestar atenção na aparição de inimigos e derrotá-los para que você não sofra dano;
  2. a maioria das vacas são bombas que explodirão em poucos segundos. Para transformá-las em vacas comuns novamente, você deverá jogá-las em uma banheira (isso mesmo, dar banho na vaca é a solução);
  3. extraterrestres podem aparecer e simplesmente ABDUZIR sua vaca.

A abdução de ruminantes já era famosa no universo cinematográfico naquela época, mas é uma cena pouco presenciada no mundo dos games. Quando for pular de uma plataforma para outra, certifique-se que os OVNIs estejam bem longe da sua vaca, ou terá que voltar e fazer todo o trajeto com outra.

Princesa? Qual é o nome dela?

Ah, as princesas! Sempre fazendo um cavalheiro perder a cabeça e enfrentar o mundo por elas. Earthworm Jim também possui uma musa inspiradora.

“Sabe qual o nome da princesa?”

“Qual é o nome dela.”

“Sim, foi exatamente isso que lhe perguntei. Diga-me qual é o nome da princesa.”

“Qual é o nome dela é o nome da princesa.”

“O que?”

É extremamente confuso ouvir isso, mas a princesa não tem um nome com os padrões que estamos acostumados (como todas as outras coisas desse jogo). Seu nome é What’s-her-name, que, traduzido para o português, torna-se Qual é o nome dela. Esta escolha foi uma crítica ao grande número de jogos da época que possuíam princesas para serem salvas, as quais simplesmente não tinham papel algum a não ser sentar e esperar. What’s-her-name também possui uma queda pelo vilão Psy-Crow, outra atitude que mostra que padrões não foram feitos para serem seguidos à risca.

NOTA IMPORTANTE AO PÚBLICO FEMININO: é interessante ressaltar que as ideias acima defendem que um espaço mais importante na sociedade seja ocupado pela mulher. Afinal, todo gamer gosta do protagonismo feminino. Qual jogador não ficou extremamente surpreso e satisfeito ao ver Samus Aran sem capacete, por exemplo?

Ludwig Van Beethoven

O que Beethoven tem a ver com uma minhoca sem noção?

A quarta fase deste jogo traz uma trilha sonora especial: Moonlight Sonata (jogadores de Resident Evil também estão bem familiarizados com esta obra de arte).

Para quem não conhece, escute um pouco. Você não irá se arrepender!

Responda se for capaz

Você acha que conhece Earthworm Jim 2?

Teste seus conhecimentos aqui:

1 – Blah blah blah blah?

A) Sim

B) Não

C) Quatro quilos de manteiga.

2 – Qual a cor da arma vermelha do Jim?

A) Azul

B) Verde

C) Amarela

3 – Se Dan estivesse preso na Cidade do México, quantos dias demoraria para ele comer?

A) Dan – comida = tempo

B) Comida mexicana é do mal!

C) Comida mexicana é boa; Dan é do mal!

4 – Qual o dia do aniversário do Jim?

A) O dia que ele nasceu

B) 9 de junho de 1994

C) Hoje, se você tiver um presente

5 – Responda em forma de uma pergunta.

A) Huh?

B) Não

C) Talvez

6 – Há uma piranha no aquário de Jim?

A) A

B) B

C) Tanto A quanto B

7 – A mãe de Jim aprova as garotas que saem com ele?

A) Não

B) Jim nunca leva garotas para casa

C) Minhocas não têm mãe; elas se reproduzem assexuadamente

8 – Por que você está aqui?

A) Pergunte ao Buckaroo…

B) Esta é uma pergunta para Des Cartes

C) Porque Scott está vindo às 10 da manhã

9 – Se cigarros causam Câncer, o que causa Capricórnio?

A) Sapatos largos no sul da França

B) Fio dental

C) 700g de manteiga

10 – Qual o sentido da vida

A) Pergunte ao Brian

B) 42

C) quarenta e dois

Estas são algumas das dezenas perguntas que você poderá responder durante um quiz na quarta fase. Estude bem para responder coerentemente e não cair nas pegadinhas.

E assim a vaca salvou a vaca da terrível vaca (contém SPOILERS)

Terminando o jogo e deixando tudo o que há de anormal para trás, tudo se normalizará, certo? Jim salvará a princesa e todos viverão felizes para sempre! Negativo, véios. Aqui não tem final padrão.

No fim do jogo, após derrotar o nefasto Psy-Crow, nosso herói, Earthworm Jim, ganha novamente o coração da adorável princesa What’s-her-name. Isso até ele descobrir que a princesa era uma vaca disfarçada.

Portanto, após derrotar o nefasto Psy-Crow, nosso herói, Earthworm Jim, ganha novamente o coração da adorável vaca. Neste momento, o corvo revela sua verdadeira identidade: uma vaca.

Logo, após derrotar a nefasta vaca, nosso herói, Earthworm Jim, ganha novamente o coração da adorável vaca. Mas Jim sai de seu traje e mostra que também era uma vaca durante todo o tempo.

E foi assim que, após derrotar a nefasta vaca, nosso herói, a vaca, ganha novamente o coração da adorável vaca (lembrem-se que eu disse que as vacas eram extremamente importantes para este game).

Considerações finais

Primeiramente, se você não gosta de vacas, não jogue Earthworm Jim 2.

Este é um jogo extremamente viciante e engraçado para crianças de todas as idades (e véios também). Como dito anteriormente, não espere nada dentro dos padrões e esteja preparado para encarar todas as surpresas que podem aparecer no caminho. O segredo para se divertir com este game é aceitar a surrealidade do mundo criativo das crianças, como acontece com desenhos como Pica Pau e Pernalonga, mestres do ilusionismo das gerações passadas.

Que tal começarmos a olhar para as coisas fora do padrão com maior naturalidade? Com certeza, nós, os véios, temos muito a aprender com as crianças!

Vídeo

Earthworm Jim 2 – Gameplay – Fonte: World of Longplays

 

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo