Game Boy Advance (GBA) completa 16 anos

Lucas Rodrigues / 21 de Março de 2017 / Colunas

Game Boy Advance capa da publicação

E mais um dos nossos consoles véios favoritos completa outro ano de vida: o Game Boy Advance (também conhecido por GBA). Este foi, sem dúvida, o portátil que virou sonho de consumo da molecada nascida na década de 90. Aquele que teve a sorte de possuir um desses certamente não se arrependeu. O GBA trouxe consigo dezenas de clássicos adaptados para os seus 32 bits com uma colossal variedade de cores em seu display, somados ao conforto da portabilidade, que ainda era um diferencial para a época.

O Game Boy Advance é um dos seus consoles favoritos? Então confira algumas de suas especificações técnicas e jogos você precisa conhecer.

Lançamento

Este cobiçado eletrônico foi lançado em 21 de março de 2001 no Japão, em 11 de junho de 2001 na América do Norte, em 22 de junho de 2001 na Europa e Austrália e em 8 de junho de 2004 República Popular da China (exceto Hong Kong).

Tornando-se o rebelde da família, este foi o primeiro dos portáteis da Nintendo a ter o seu design em formato “paisagem”. Seus botões localizam-se nas laterais do display, e não abaixo, como no Game Boy e Game Boy Color (exceto para o GBA SP, que foi uma edição especial lançada em 2003 com algumas melhorias).

Seção para os nerds

Segundo especificações da Nintendo, o GBA possui uma tela de LCD TFT (thin-film transistor, uma melhoria das telas de cristal líquido) de 2.9 polegadas (7,366 cm) e resolução 3:2 (240×160 pixels).

Seu processador é um ARM7TDMI 32-bit e frequência de 16.8 MHz. Também possui um coprocessador Z80 8-bit de 8 ou 4 MHz para manter a compatibilidade com jogos de Game Boy.

O sistema de cores é BGR 15-bit. Para quem só ouviu falar de “bit” mas não sabe o que é, ele representa duas opções (na computação, 0 ou 1). Com 15 bits, pode-se ter 215 combinações, gerando um total de 32768 cores diferentes (em modo de mapa de bits).

Quanto à memória, ele possui 32 KB de memória DRAM interna, 96 KB de VRAM e 256 KB de DRAM externa.

O som do GBA é transmitido através de um processador DAC (Digital to Analog Converter) 8-bit para som estéreo, além dos canais legados do Game Boy.

Tudo isso foi montado dentro de uma carçada de 14,45 x 2,45 x 8,2 cm e pesa aproximadamente 140g. Seu sistema de alimentação necessita apenas de duas pilhas AA, que garantem cerca de 15 horas de jogatina.

Obs.: algumas versões especiais possuem baterias recarregáveis e outras pequenas diferenças de hardware.

Sucesso de vendas

O Game Boy Advance foi o sucessor de uma das linhas de consoles portáteis mais promissoras de todos os tempos. Seu avô e seu pai (Game Boy e Game Boy Color, respectivamente), juntos, venderam algo em torno de 120 milhões de unidades por todo o mundo. Sozinho, o GBA alcançou a marca de 81,51 milhões de unidades vendidas, deixando seus ancestrais extremamente orgulhosos. Somente o seu sucessor, o Nintendo DS, conseguiu ultrapassar esta marca (tratando-se de portáteis) com 147,86 milhões de unidades vendidas, mantendo a Nintendo em uma posição de dominação deste segmento do mercado de games.

Qual a chave para ser tão bem-sucedido quanto o nosso amigo GBA?

Resposta: Pokémon!

Os monstrinhos de bolso mais encantadores de todos os tempos ainda estavam na ponta da língua da maioria das crianças (e também da veiarada) da época. Mas vale lembrar que Game Boy Advance não é só Pokémon. Este console traz dezenas de outros clássicos que conferiremos a seguir.

TOP 10: O que jogar no Game Boy Advance

Aqui você confere os 10 jogos mais vendidos para o console,

10 – Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team (2,2 milhões de unidades vendidas)

E para começar nossa lista, nada melhor que Pokémon. Um jogo muito divertido onde nossos amigos se meterão em altas encrencas.

—————————————————————————————————————————————–
9 – Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire (2,5 milhões de unidades vendidas)

Mais Pokémon! Desta vez, aventure-se no jogo clássico da era dos fliperamas. Pinball e Pokémon é uma combinação que certamente não daria errado.

—————————————————————————————————————————————–
8 – Namco Museum (2,96 milhões de unidades vendidas)

Esse é para os véios de verdade. Gosta de jogos da década de 80 e 90? Não deixe de conferir esta coletânea!

—————————————————————————————————————————————–
7 – Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (aproximadamente 3,698 milhões de unidades vendidas)

Super Mario sempre esteve em nossos corações. Seja em qualquer console, ele certamente entrará para o Top 10.

—————————————————————————————————————————————–
6 – Super Mario Advance (aproximadamente 3,938 milhões de unidades vendidas)

E a primeira aventura do baixinho no GBA também rendeu uma posição no ranking de jogos mais vendidos. Este jogo traz o clássico Super Mario Bros. 2 para a telinha portátil. Vale a pena dar uma conferida.

—————————————————————————————————————————————–
5 – Super Mario World: Super Mario Advance 2 (4,179 milhões de unidades vendidas)

E parece que Mario não se cansa de vender jogos para o Game Boy Advance. A quinta posição do ranking é ocupada pelo encanador italiano novamente. Este jogo veio para reviver o clásico Super Mario World na sua forma portátil.

—————————————————————————————————————————————–
4 – Mario Kart: Super Circuit (5,91 milhões de unidades vendidas)

Mas este personagem não se cansa mesmo! Quatro posições seguidas no Top 10!

Desta vez, muita velocidade e diversão dominam a quarta posição dos mais vendidos de GBA. Cuidado para não rodar na banana!

—————————————————————————————————————————————–
3 – Pokémon Emerald (6,32 milhões de unidades vendidas)

E o bronze vai para este clássico conhecido e jogado por praticamente todo gamer véio. É impossível nunca ter ouvido falar desse fantástico RPG que ganhou centenas de cores e novos monstrinhos, trazendo ainda mais emoção para os jogadores.

—————————————————————————————————————————————–
2 – Pokémon FireRed and LeafGreen (11,82 milhões de unidades vendidas)

Para mostrar que os clássicos nunca morrem, a Nintendo trouxe essas duas preciosidades do Game Boy de volta à vida. Esta brilhante ideia trouxe a febre dos monstros de bolso ao segundo lugar dos mais vendidos para o GBA.

E será que você consegue adivinhar qual foi o jogo mais vendido de todos os tempos para o Game Boy Advance?

—————————————————————————————————————————————–

1 – Pokémon Ruby and Sapphire (16,22 milhões de unidades vendidas)

E a lista possui Pokémon no início, meio e fim. A febre não terminou quando as gerações mudaram e trouxeram novos monstros para as telinhas. Na tela do GBA, não poderia ser diferente. Mesmo não conhecendo os novos Pokémons tão bem quanto os 150 primeiros, é necessário admitir que eles tornaram o mundo gamer um lugar mais divertido.

Não deixe de conferir

Após jogar o seu jogo favorito do Pokémon, não deixe de conferir estes outros games que foram sucesso de vendas:

  • The Legend of Zelda: A Link to the Past and Four Swords (2,024 milhões de unidades vendidas);
  • Finding Nemo (1,84 milhões de unidades vendidas);
  • Kingdom Hearts: Chain of Memories (1,742 milhões de unidades vendidas);
  • Pac-Man Collection (1,6 milhões de unidades vendidas);
  • Sonic Advance 3 (1,5 milhões de unidades vendidas);
  • Dragon Ball Z: The Legacy of Goku (1,4 milhões de unidades vendidas);
  • Donkey Kong Country (1,352 milhões de unidades vendidas);
  • Megaman Battle Network 4 (1,35 milhões de unidades vendidas);
  • Metroid Fusion (1,286 milhões de unidades vendidas);
  • Final Fantasy Tactics Advance (1,102 milhões de unidades vendidas);
  • Wario Land 4 (1 milhão de unidades vendidas).

Venha para a festa

Algum dos jogos mencionados fez parte da sua infância? Se a resposta for positiva, comemore os 16 anos deste sucesso de vendas do terceiro milênio. Mesmo estando apenas na adolescência, o GBA estará sempre no coração de todo véio que já sentiu a emoção de pegá-lo nas mãos.

Você possui um Game Boy Advance? Que tal fazer aquela pipoca com um suco para acompanhar, sentar no sofá da sala com o seu companheiro e encarar uma jogatina do seu game favorito para relembrar os velhos tempos?

Dúvidas? O Véio responde

Você tem dúvidas sobre especificações técnicas dos consoles? Mande-nos sua dúvida e o Véio a responderá!

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo