Frog (Chrono Trigger) tem o corpo de um anfíbio e o coração de um cavaleiro

Eidy Tasaka / 16 de abril de 2016 / Personagens

Muito antes de se tornar o sapo espadachim que conhecemos, Frog já foi escudeiro da Távola Quadrada e teve que aprender a engolir o seu orgulho enquanto homem, aceitar a aparência de um anfíbio e buscar pelo próprio perdão antes de seguir em um caminho manchado pelo desejo de vingança.

Ficha técnica

Frog – Glenn

Data de Nascimento: Algum dia antes de 600 A.D.

Altura: Entre 40 e 50cm de altura

Peso: Desconhecido

Arma: Espada Masamune

Elemento mágico: Água


História

No Japão o personagem é conhecido como Kaeru e é um dos grandes destaques do RPG japonês Chrono Trigger, lançado originalmente para Super Nintendo e reeditado para PS1 e Nintendo DS.

Apesar da aparência caricata, Frog é um personagem bastante profundo e com um background bem triste. Sua história começa no reino de Guardia em 600 A.D., quando ainda estava em sua forma humana e atendia pelo nome de Glenn. Na época, Glenn ainda era apenas um escudeiro de Cyrus, um dos Cavaleiros da Távola Quadrada de Guardia, quando foi obrigado a testemunhar o assassinato de Cyrus pelas mãos de Magus. Encurralado, Glenn foi obrigado a partir para o ataque mesmo ciente de que a derrota era certa. Em tom jocoso, Magus não tirou a vida do jovem escudeiro e usou sua magia “apenas” para transformá-lo em um sapo humanóide, conforme sugestões de seu ajudante Ozzie.

Envergonhado demais para seguir em frente, Glenn assumiu a identidade de Frog e passou a viver uma vida solitária em Cursed Woods, a fim de resgatar a espada lendária Masamune e conseguir vingar a si mesmo e a Cyrus. Nesse ínterim, sua história e a de Crono se cruzam durante a viagem para o passado após os acontecimentos da Feira do Milênio, em missão para resgatar Marle. Vendo que se unir a Crono, Lucca e Marle poderia ser proveitoso para sua jornada de vingança, Frog segue viagem com o grupo, tornando-se um dos aliados mais poderosos de todo o jogo. Após se encontrar com Spekkio, Frog passa a manipular magias de água, aumentando ainda mais seu repertório ofensivo.

Um ponto marcante na personalidade de Frog é a sua satisfação em servir à Rainha Leene como um de seus mais honrados cavaleiros. Mesmo com todo esse passado nebuloso, Frog foi capaz de seguir em frente e retomar as rédeas de sua própria história sem se deixar abalar.

4-CT-964

O encontro fatídico entre Frog e Magus acontece após o grupo de Crono chegar à Magic Cave para resgatar a espada Masamune. Depois de passar por poucas e boas dentro da caverna, os nossos heróis são obrigados a enfrentar Slash, Flea e Ozzie, os três generais de Magus, para em seguida rolar o tira-teima em definitivo. Dessa luta acontece o imprevisto de Magus perder muito do seu poder original, perdendo assim o controle da magia de invocação de Lavos, trazendo a criatura de volta à vida antes do previsto.


Os desfechos

Alguns dos muitos finais de Chrono Trigger têm ligação direta com a história de Frog. Recai sobre o jogador a decisão de lutar ou não contra Magus uma segunda vez, com a possibilidade de o nosso amigo sapo voltar para a sua forma humana, recebendo inclusive elogios de Marle e Lucca por sua beleza.

glenn

Um outro final marcante envolve vencer Lavos após recuperar a espada Masamune, mas antes de enfrentar Magus. Dessa maneira, Frog se despede do grupo e deixa a festa de celebração pela vitória antes do tempo, alegando ter “problemas não resolvidos”, resultando em uma batalha de vida ou morte contra o mago negro.

Frog tem papel decisivo em boa parte dos finais do jogo, mesmo porque a sua história é um capítulo à parte, mas de peso decisivo no envolvimento do jogador com a trama. Apesar do traço caricato de Akira Toriyama e de sua aparência duvidosa, Frog é definitivamente um bravo guerreiro, digno de todos os elogios que recebe dos apaixonados fãs da série. Merece todo o nosso respeito!


Vídeos:

Frog abrindo caminho (fonte: archard1)

Tema de Frog – Releitura (fonte: Moonbowmusicmovie) – Recomendadíssimo!

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo