Megaman X5 (PS1) – o clímax da guerra entre hunters e mavericks

Lucas Rodrigues / 19 de julho de 2017 / Análises, PS1

Milhares de jogos espalhados pelo mundo retratam o cenário apocalíptico em que viveremos no futuro. As tramas de ficção abrangem desde zumbis com treinamento militar até dinossauros sanguinários; mas nenhuma delas é tão empolgante quanto a guerra de máquinas movidas a inteligência artificial de Megaman X5.

Desde a sua origem em Megaman X para o SNES, X e Zero lutam contra máquinas pensantes que resolveram espalhar o caos pelo mundo por diferentes motivos, mas esta guerra está prestes a chegar a um ponto final (ou pelo menos essa era a intenção de Keiji Inafune). Previsto para ser o último jogo da série, Megaman X5 é o ponto alto de toda a trama, decidindo o futuro dos reploids mais carismáticos de todo o universo gamer através de muita ação e Rock ‘n’ Roll.

não era exatamente isso que eu tinha em mente com Rock ‘n’ Roll…

Coloque um belo álbum dos Guns n’ Roses para tocar, aumente o volume e leia o review de Megaman X5 no Jogo Véio para entender as referências metálicas deste clássico dos 32 bits.

A incansável caça aos Mavericks

Como visto anteriormente em Megaman X4, a guerra contra os Mavericks ainda é o prato principal da franquia. A extinta Repliforce e seus membros não mais trabalham para manter a paz mundial (ou acabar com ela, como sabemos) e esta depende integralmente dos Maverick Hunters X e Zero.

Entre um chamado e outro para defender alguma cidade infestada de robôs incontroláveis, a dupla se depara com um antigo inimigo: Sigma. Este é facilmente derrotado; porém, os Hunters não contavam que o inimigo havia preparado uma cilada para os mocinhos da história. Ao ser parcialmente destruído, Sigma libera um vìrus na Terra que infecta reploids, transformando-os em Mavericks. Como o vilão principal da série é bem “criativo” quanto a nomes, essa nova ameaça é chamada Sigma Virus. Zero, inclusive, não pode ser infectado e descobre que fica ainda mais forte quando exposto à nova ameaça. O plano de Sigma é trazer Zero de volta à vida de Maverick, onde ele realmente nunca deveria ter saído.

Para adicionar mais problemas à vida de herói de X e Zero, um novo capanga do antagonista aparece para criar problemas. Dynamo, o reploid mercenário, coloca a colônia espacial Eurasia em rota de colisão com a Terra, dando apenas 16 horas aos Maverick Hunters para tentar salvar o que ainda resta do planeta. Além disso, ele entrará em seu caminho algumas vezes para um combate corpo a corpo (e convenhamos, na lista dos inimigos mais fortes do jogo, ele passa longe das primeiras posições).

Com a ajuda de seus novos aliados Signas, Douglas e Alia, a dupla de reploids protagonista da série sai em busca de itens para ativar o canhão Enigma e a nave Space Shuttle a fim de destruir Eurasia antes da colisão, enquanto fogem do letal Sigma Virus. O plano não vai de acordo com o planejado e várias imprevistos acontecem durante o gameplay.

Este jogo possui vários caminhos a serem seguidos de acordo com os acontecimentos. Você poderá entrar explorar as opções e disparar o canhão Enigma ou a nave Space Shuttle a qualquer momento, mas as chances de sucesso serão extremamente baixas e você correrá o risco de perder Zero como opção para continuar sua jornada. Mesmo jogando corretamente, as chances de destruir Eurasia são calculadas aleatoriamente. Você poderá impedir seu avanço na primeira ou segunda tentativa , com ou sem o retorno de Zero. Há três finais diferentes para conferir nesta trama, então vale a pena jogar mais de uma vez para verificar todos eles e entrar no próximo episódio de Megaman X com todos os detalhes em mente.

X ou Zero: escolha com cautela

Assim como o episódio anterior, em Megaman X5 o jogador poderá escolher com qual dos heróis quer começar a aventura. Há apenas uma coisa a ponderar: ambas as escolhas trarão consequências em sua jornada. Escolher X concede ao jogador a armadura de Megaman X4 com um pequeno upgrade, que poderá ser utilizada normalmente durante todo o jogo. Escolher Zero faz com que X não tenha essa armadura. Em compensação, Zero poderá usar o canhão Z-Buster como arma secundária caso seja escolhido na tela inicial.

Diferentemente de Megaman X4, você poderá trocar de personagem livremente durante o gameplay. Cada nova fase lhe dará a opção de selecionar o personagem desejado. Abuse das estratégias para cada uma delas, levando em conta as características únicas de cada personagem.

O guia definitivo do reploid das galáxias

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre os itens do jogo.

  1. Weapons – armas obtidas quando uma fase é concluída com sucesso. Comum a todos os jogos clássicos do Mega Man;
  2. Life Up – item para aumentar vida;
  3. Energy Up – item para aumentar a energia de suas armas;
  4. EX-Tank – utilizado para armazenar duas vidas extras;
  5. Sub-Tank – armazena energia para ser utilizada em momentos que seu personagem está morrendo em batalha;
  6. W-Tank – armazena energia para restaurar as armas de X e Zero em batalha;
  7. Weapons – armas obtidas após derrotar os chefes. São utilizadas para restaurar o Enigma e Space Shuttle;
  8. Armor – partes da armadura Falcon, obtidas nas quatro primeiras fases do jogo;
  9. Armor – partes da armadura Gaea, que podem ser obtidas nas fases 5 a 8 (você precisará da armadura Falcon para obter três das quatro partes);
  10. Parts – a combinação de vários elementos que você adquire durante o gameplay forma essas armas para que você equipe-as em suas armaduras, aumentando seu poder. Você poderá diminuir a quantidade de dano infligido pelo inimigo, usar o dash com maior velocidade, carregar o X-Buster mais rápido e muitas outras coisas. Vale a pena dar uma lida na descrição de cada um para usar sabiamente;
  11. Hours to collision – tempo restante para a colisão de Eurasia com a Terra. Caso você já tenha lançado o Space Shuttle, o marcador sumirá (como na foto);
  12. Rank – nota dada para a melhor performance do jogador com os respectivos personagens durante o jogo. Influencia na dificuldade dos inimigos.

Além dos itens citados, vale lembrar que há um coração em cada fase que aumentará a vida do personagem. Colete as peças das armaduras de X e explore todos os cantos de cada fase para encontrar todos os itens.

Alguém aí curte Guns n’ Roses?

Já reparou alguma semelhança entre os nomes dos chefes e os integrantes da banda Guns n’ Roses? Pois é! Os oito chefes principais foram inspirados na banda na versão americana. Vemos um pequeno envolvimento com a franquia Resident Evil aqui, pois isso aconteceu graças a Claire Redfield.

Obviamente, não estamos falando da verdadeira Claire de Resident Evil 2.  Alyson Court, a atriz que dublou a personagem no clássico do Survival Horrorera casada com Erik Suzuki, responsável pela tradução de vários jogos da Capcom, convencendo-o a colocar as referências à banda graças ao bom gosto musical do seu marido, que era fã incondicional de GnR.

Os oito chefes que recebem nomes de artistas e seus respectivos músicos são: Grizzly Slash (Slash), Duff McWhalen (Duff McKagan), Izzy Glow (Izzy Stradlin), Dark Dizzy (Dizzy Reed), Axle the Red (Axl Rose), Squid Adler (Steven Adler), além dos não tão óbvios The Skiver (Michael “High in the Sky” Monroe) e Mattrex (Matt Sorum).

O Capitão América não resistiu a tantas referências em um único jogo e acabou trocando de CD.

Reação do público

A maior vantagem do novo jogo da franquia está na quantidade de elementos combináveis aos personagens. Combinando itens e armaduras, as possibilidades são infinitas. Você poderá customizar seu reploid favorito de acordo com seu estilo de jogo: alguns preferem maior defesa, outros, maior ataque, agilidade ou qualquer outra característica.

Muitos fãs acabaram rotulando a quinta aventura do reploid X como apenas “mais do mesmo”. Sua mecânica assemelha-se muito ao anterior Megaman X4 e não há muitas novidades quanto à jogabilidade. Músicas e gráficos continuam praticamente iguais (bons como sempre, mas sem nenhuma novidade, incluindo remixes de músicas dos jogos antigos).

Embora não tenha a recepção positiva dos gamers como o clássico Mega Man 7, Megaman X5 teve ótimas notas pelo mundo todo. Conseguiu a marca de terceiro jogo mais vendido durante sua semana de lançamento, com 46033 cópias vendidas. Também obteve o status de 96º jogo mais vendido do ano de 2000 e 132º do ano de 2002. Algumas estatísticas mostram que Megaman X5 foi o quinto jogo mais vendido na América do Norte no ano de 2001. Nada comparado aos TOP 10 de vendas, mas tampouco é uma estatística a se descartar. Ao todo, este episódio de Megaman X vendeu aproximadamente 750 mil cópias por todo o mundo.

O game foi incluído posteriormente em pacotes de re-lançamentos, como Mega Man X Collection (Game Cube e PS2) e até mesmo citado em livros como PlayStation – The Best for Family no Japão.

Era pra ser o último, mas…

Megaman X5 é com certeza o mais fácil da franquia, mas possui muita ação, explosões e diversão que valem a pena conferir, além de um enredo fantástico que coloca à prova a lealdade de Zero aos Maverick Hunters. Contudo, segundo o mestre Dumbledore, nossas escolhas são mais importantes na definição de quem somos do que nossas características. Logo, por mais que o reploid de cabelos louros tenha sido um Maverick em gerações passadas, a bondade em seu coração artificial fala mais alto.

Como dito anteriormente, há três finais disponíveis para a aventura, mas todos eles retratam o trágico final de Zero. Este seria o episódio final da franquia Megaman X. Mas, para a infelicidade de Inafune, a Capcom resolveu lançar Megaman X6 para o PlayStation em 2001, agradando aos fãs de carteirinha da série. Felizmente, o sexto episódio da franquia é uma aventura tão boa quanto as anteriores e também merece respeito.

Não importa o tempo ou o jogo, Mega Man sempre estará em nossos corações como um dos melhores mascotes de todos os tempos!

Vídeo

Megaman X5 – Gameplay (Fonte: World of Longplays)

Dicas

Encontre as Armaduras

Há 4 opções de armaduras para X e uma para Zero em Megaman X5. Confira como coletar cada uma delas:

Fourth Armor

Basta iniciar o jogo com X para utilizar essa armadura. Não possui grandes características que lhe façam ser relevante para o gameplay, mas vale a pena ter na coleção;

Falcon Armor

Permite que X voe por algum tempo e inflija dano aos inimigos enquanto isso. Também é possível carregar tiros com as armas obtidas pelos chefes com essa armadura. As partes podem ser encontradas nas seguintes fases:

  • Pernas – após descer do trem na fase de Grizzly Slash, há uma fenda no teto. Use suas habilidades para alcançar o buraco e chegar à parte da armadura (ou passe a fase e retorne com Zero, pois este terá o pulo duplo assim que o chefe desta fase for derrotado);
  • Corpo – é necessário passar a fase de Duff McWhalen uma vez e obter o poder Goo Shaver. Você verá a parte da armadura enquanto joga, mas não poderá alcançá-la. Volte com X e use o Goo Shaver no chão para acertar a bomba e pegar a peça;
  • Mãos – no começo da fase do Squid Adler, pegue todas as esferas de energia pelo caminho enquanto seu personagem está andando com o veículo motorizado para ter acesso às mãos da Falcon Armor;
  • Cabeça – há um buraco no teto por onde caem alguns projéteis perto do fim da fase de Izzy Glow. Suba e use o C-Shot ou C-Sword (obtido ao derrotar Grizzly Slash) na arma ao seu lado para acessar uma sala secreta, onde a cabeça da armadura se encontra.

Gaea Armor

Esta armadura permite que X ande sobre espinhos sem perder vida ou morrer. Útil em várias situações, inclusive em boss fights. Ela permite quebrar blocos negros pelas fases para alcançar lugares inimagináveis. Para obtê-la, colete as seguintes partes:

  • Pernas – na fase de Axle the Red, quando estiver na parte que seu personagem precisa pendurar-se em cordas, procure por uma abertura no teto. Use a Falcon armor para alcançar a parte da armadura;
  • Corpo – está na fase de The Skiver. Quando estiver na plataforma que anda em diagonal, use a Falcon Armor para voar para o canto esquerdo da tela, onde há uma pequena plataforma contendo a parte;
  • Mãos – na fase de Mattrex, a parte se encontra logo abaixo da entrada para a luta com o chefe. Use a Falcon Armor para chegar à plataforma;
  • Cabeça – caia no buraco em frente à sala para enfrentar Dark Dizzy. Você não morrerá pois trata-se de uma sala secreta. Você terá que utilizar o F-Laser para guiar o tiro pelo “labirinto” e detonar a parede.

Ultimate Armor

Você terá que jogar a terceira fase do Virus Zero sem nenhuma armadura. Procure por um penhasco onde há uma plataforma visível abaixo. Desça e vá para a direita para pegar a armadura mais poderosa do jogo. Você poderá usar o Giga Attack infinitamente;

Black Zero

Basta fazer o mesmo processo da Ultimate Armor, mas com Zero. A cor de sua armadura passará de vermelho para preto e seus poderes aumentarão.

Comece o jogo com Ultimate Armor

Na tela de seleção de personagens, coloque o cursor sobre X e aperte no botão direcional: CIMA (2x), BAIXO (9x). Você ouvirá um som caso tenha feito o código corretamente.

Comece o jogo com Black Zero

Na tela de seleção de personagens, coloque o cursor sobre Zero e aperte no botão direcional: BAIXO (2x), CIMA (9x). Você ouvirá um som caso tenha feito o código corretamente.

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo