Novos jogos de Mega Man e Ninja Gaiden para Super Nintendo

Ítalo Chianca / 27 de outubro de 2016 / Revistas: Old News

Em uma época em que a internet estava longe de ser popular e eficiente como é hoje, restava aos jogadores esperar um mês inteiro por uma nova edição da sua revista favorita para saber as novidades do mundo dos videogames.

A importância dessas publicações era tão grande, que Gamers, Ação Games, Super GamePower, Nintendo World e tantas outras eram tão desejadas quanto os próprios jogos. E o motivo para isso era bem claro: as revistas eram uma das únicas fontes de informação sobre a indústria dos jogos para os brasileiros.

Velhas notícias

Como Véios apaixonados por tudo que remete ao passado gamer, resolvemos vasculhar o nosso baú de revistas clássicas para relembrar com vocês as notícias que nos faziam enlouquecer ao ponto de transformar o intervalo da escola em acalorados debates gamisticos.

Para começar com estilo, voltamos a 1993, quando a primeira edição da revista Progames chegou às bancas. Com o inusitado Bubsy na capa e chamadas para dicas de Street Figher II e Strider II, a publicação trazia, na secção “Game News”, a seguinte manchete:

old-news-1-jogoveio

SUPER MEGA MAN E NINJA GAIDEN PARA SNES.

Duas das melhores séries da geração 8-bit estariam de volta, dessa vez no poderoso Super Nintendo. Uma notícia dessas deve ter causado alvoroço nas locadoras e rodas de conversa na escola. Veja o que dizia a notícia: “É isso aí, galerinha! Depois de três aventuras para Game Boy e cinco para Nintendinho, o invento favorito do Dr. Right (sic) vai atacar no SNES. A Capcom confirmou em carta oficial que já anda batalhando no Super Mega Man há um tempinho, e dizem eles que só não lançaram o jogo porque acham que ainda não ficou bom. Imaginem quantos robôs amalucados o Dr. Willy poderá fabricar em 16-bits!”

Não satisfeitos em despertar o desejo de milhões de jogadores com uma nova aventura do azulzinho da Capcom, a notícia seguia animando: “Ninja Gaiden, outro grande clássico da história do videogame, também terá a sua versão para SNES. Ryu Hayabusa está voltando ainda mais poderoso, e o rumores no submundo do clã ninja de FUMA garantem: sua nova aventura será a melhor de todas, e forte candidata a jogo do ano!”

Mexendo com os nossos corações

Com essas poucas linhas e nenhuma imagem sequer, a revista Progames deve ter feito muito jogador enlouquecer de ansiedade imaginando como seriam esses dois novos jogos. Tratava-se de um Mega Man 7? Será que o SNES receberia Ninja Gaiden IV?

Durante todo o ano de 1993 as duas notícias devem ter gerado todo tipo de rumor. Porém, em dezembro, o tão esperado Super Mega Man foi lançado. Não com esse nome, claro, mas sob o título de Mega Man X, um dos melhores jogos do 16-bit da Nintendo, com lindos gráficos, trilha sonora cheia de belos riffs de guitarra e uma jogabilidade precisa e veloz. Diferente do que o Keiji Inafune tem feito recentemente, a espera valeu muito a pena. Já o novo Ninja Gaiden…

old-news-jogoveio-3

Uma das melhores e mais desafiadoras séries do Nintendinho, Ninja Gaiden tinha tudo para continuar divertindo os jogadores mais exigentes no SNES com uma aventura mais veloz, bonita e com direito a cutscenes ainda mais detalhadas. Porém, o novo jogo nunca saiu. Na verdade, a notícia se referia ao game Ninja Gaiden Trilogy, uma compilação dos três jogos do NES (Ninja Gaiden, Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos e Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom), lançado para Super Nintendo em 1995.

Diferente do que se esperava na época, o título não trouxe nada de novo, muito menos chegou perto de ser o jogo do ano. Na verdade, alguns jogadores reclamam que as versões de Trilogy são inferiores aos títulos originais, com perdas bruscas na parte sonora, por exemplo.

A beleza da simplicidade

A vida gamer não era fácil durante essa era pré-internet. Mas era justamente isso que tornava tudo tão diferenciado, intenso e mágico. Se hoje temos horas de gameplay disponíveis na internet antes mesmo do lançamento do jogo, naquela época era preciso usar a imaginação e reler diversas vezes a mesma revista para tentar absorver o máximo das poucas informações disponíveis.

old-news-2-jogoveio

Gostou da nossa viagem no tempo? Tem saudades dessa época de ouro dos videogames no Brasil? Também esperou Ninja Gaiden IV por anos? Conta aí pra gente, Véio.

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo