Biker Mice from Mars (Snes) é o jogo certo para tirar um racha com a galera

Eidy Tasaka / 15 de maio de 2016 / Análises, SNES

Os Ratos Motoqueiros de Marte! O nome nos leva a imaginar que se trata de um jogo bem porcaria, mas o material é bom o bastante pra merecer um espacinho em nossos corações.

O desenho que originou o game não é assim tão notório, já que são, bem… ratos… andando de moto… na Terra. Achou que era em Marte? Errou! Vinnie, Modo e Throttle desfilam suas motocas na cidade de Chicago, tentando salvar o mundo do ameaçador alienígena Limburger e seus capangas.

Ao todo foram criadas três temporadas do desenho que inclusive chegou a ser transmitido no Brasil em meados da década de 90, durante a TV Colosso. Mas e o jogo, você ainda lembra dele?

biker-mice-cartoon

Tipo Rock ‘n Roll Racing

Jogos de corrida costumavam fazer bastante sucesso entre a molecada durante a década de 90. Na verdade o gênero é bastante comum desde o Atari, mas foi na quarta geração que as coisas começaram a sair daquele senso comum de corridas em pistas convencionais e passaram a agregar séries e elementos de outros universos. Com isso, personagens de jogos de plataforma passaram a pilotar karts, tivemos corridas interplanetárias, rachas de moto com porradaria liberada e um jogo em específico que foi muito bem sucedido ao misturar velocidade e música de qualidade. Sim, estamos falando de Rock ‘n Roll Racing, aquele jogão lançado pela Blizzard em 1993 e que serviu de base para Biker Mice from Mars, inspirando o formato de corrida em perspectiva isométrica, os upgrades de equipamentos, as pistas sinuosas e cheias de obstáculos, além de envolver alguma brutalidade aqui e ali entre os corredores. Nada demais, sabe? Só uns tiros, manchas de óleo na pista… Nada muito grave!

biker-mice-cover-snes

O fato de ter herdado tantos elementos de um jogo bem sucedido faz dele uma mera cópia, então? Bem, não. É verdade que o esqueleto do jogo segue de maneira bastante fiel o clássico jogo da Blizzard, mas também tem ideias próprias que são legais e que o diferenciam de seu mentor. Toda a estética do jogo lembra bastante o desenho de origem, então a paleta de cores já é bem diferente daquele tom mais dark-futurista de RnRR. Além disso, cada corredor tem características próprias mais destacadas umas das outras, cada um com suas forças e fraquezas para atender a todo tipo de jogador. Inclusive, cada um deles tem habilidades especiais próprias que podem facilitar a sua vida ou dificultar a do adversário. Vinnie, por exemplo, é capaz de dar super saltos que podem ajudá-lo a evitar buracos ou cortar caminho na pista. Dr. Karbunkle, por outro lado, é capaz de dar disparos que transformam o adversário em um alienígena lento e sem poderes por alguns segundos. Vai da sua preferência ir testando cada um dos  seis personagens disponíveis até achar um que se encaixe com o seu estilo. Veja a lista logo abaixo:


Throttle

throttleThrottle é o personagem mais balanceado entre todos. É perfeitamente indicado pra quem está começando, já que tem pontuação boa em velocidade, aceleração e estabilidade.

Max Speed: 248 mph

Special attack: Tornado Shot, Power Drift

Speed: 3 / Acceleration: 3 / Grip: 4


Modo

modoModo é o destruidor! Seu ataque especial é capaz de destruir os adversários com poucos ataques, além de ter stats bastante equilibrados. Também é recomendado para quem está começando, mas tem aceleração baixa.

Max Speed: 265 mph

Special attack: Bionic Crash, Sky-Hi Slide

Speed: 4 / Acceleration: 2 / Grip: 3


Vinnie

vinnieVinnie não é dos mais rápidos, mas tem ótimo controle de sua moto e uma aceleração muito boa. Seu ataque especial é um super salto capaz de colocá-lo em boa posição e cortar caminhos, o que já compensa bastante a baixa velocidade. Se for jogar com ele, melhor já ir equipando sua moto o mais rápido possível.

Max Speed: 220 mph

Special Attack: Shooting Star, Tornado Whirl

Speed: 1 / Acceleration: 5 / Grip: 6


Dr. Karbunkle

karbunkleO cientista maluco tem stats bastante similares aos do Vinnie, mas com um ataque especial mais agressivo e menos útil. Se torna um bom corredor depois de receber alguns upgrades, então é melhor ir ganhando corridas pra ter algum dinheiro em caixa.

Max Speed: 225 mph

Special Attack: Mutation Beam, Bionic Anchor

Speed: 2 / Acceleration: 4 / Grip: 5


Grease Pit

grease-pitEis o cara mais rápido de todo o jogo. Contudo, toda essa velocidade tem um preço bastante alto: se você for atingido, vai demorar um tempinho até voltar ao max speed.

Max Speed: 302 mph

Special Attack: Grease Gun, Corner Attack

Speed: 6 / Acceleration: 1 / Grip: 2


Limburger

limburgerO segundo mais rápido do jogo e com uma ótima aceleração, além de ser o super vilão do jogo. Se você gosta dos bad guys, Limburger é a escolha certa! Contudo, seu veículo não é bem uma moto, mas um planador sem rodas e isso tem lá suas vantagens e desvantagens. Por um lado, Limburger não é afetado por percalços que estejam jogados na pista. De mesmo modo, também não consegue pegar os boosts que ficam pelas pistas.

Max Speed: 280 mph

Special Attack: Plutarkian Beam, Anti-Gray Dash

Speed: 5 / Acceleration: 6 / Grip: 1


Os modos de jogo

Biker Mice tem três modos de jogo: Tournament, Battle e Practice. No modo Tournament você começa sem nenhum upgrade e deve correr todas as pistas do jogo, acumulando dinheiro e comprando equipamentos para se dar bem. Para conseguir chegar ao fim do jogo, só encarando na dificuldade hard. Já o modo batalha é mais objetivo e curto: explodiu, já era! Esse modo é reservado para os feras, então se você não tem muita experiência, pode começar pelo modo Practice, principalmente pra ir pegando as manhas na hora de fazer as curvas ou se acostumar com o traçado das primeiras pistas.

No modo Tournament, dependendo da sua posição, você consegue dinheiro que serve para comprar os seus upgrades. A cada volta completada, uma roleta dispara no topo da tela e você pode conseguir algum tipo de boost, equipamento para usar durante a corrida ou até mesmo mais uma graninha extra pra facilitar a sua vida.

biker-mice-ingame

Sobre os tais upgrades, você pode gastar seu dinheiro em quatro categorias diferentes de melhorias (Motor, Pneus, Armadura e Armas), sendo que cada uma delas pode receber até cinco upgrades, totalizando 20 itens para gastar dinheiro ao todo. O modo como você decide fazer seus upgrades tem influência direta sobre o seu desempenho na pista. Se você só comprar motor e esquecer de melhorar a armadura do seu carro, pode sofrer muitas explosões com os disparos cada vez mais potentes dos adversários. Quer revidar? Melhor investir nas suas armas então. A escolha é livre e você pode até fazer todos os upgrades apenas de uma classe e ignorar as outras, ainda que isso não seja recomendável.

As pistas

Cada round do modo torneio é composto de 5 corridas cujas temáticas vão se repetindo. Assim, a primeira corrida sempre será na cidade, a segunda em uma ilha, a terceira será no esgoto, a quarta será em um circuito tradicional e a última, na fortaleza. Todos os rounds seguem essa mesma ordem, mudando apenas o traçado e o nível de dificuldade. Com o tempo isso acaba enjoando um pouco, mas não chega a interferir na diversão, principalmente se estiver jogando com a galera.

biker-mice-island

Para fechar o modo Tournament, você vai precisar superar os 6 rounds, então é bom ir se preparando.

Itens da roleta

Sabe a roleta de itens de Mario Kart? Então, Biker Mice também tem lá os seus itens para ajudá-lo na corrida, ainda que sejam um pouco menos agressivos que os do jogo do bigodudo. Aqui, você pode pegar um saco de dinheiro (grana para equips), a estrela (invencibilidade e velocidade extra), o Nitro (um boost na velocidade, bom pra usar nas retas), a caveira (que cria um terremoto que afeta todos na pista, exceto você) e o relógio (para congelar todos os corredores, com exceção do seu personagem).

Saber a hora certa para usar cada um dos itens pode ser um grande diferencial entre terminar em primeiro ou em sexto e último lugar. Um terremoto bem criado pode gerar explosões múltiplas e te dar uma vantagem preciosa de alguns segundos sobre os seus adversários!

Considerações finais

Biker Mice from Mars fez algum sucesso no Brasil, mas não apenas por conta do desenho transmitido na TV. Ali, em meados de 1997, 1998, começaram a circular os cartuchos alternativos “5 em 1” em que alguns títulos eram certos, tipo The Mask, Goof Troop e, claro, Biker Mice from Mars. Pra quem estava com a grana curta e queria aproveitar ao máximo com um cartucho só, esse era o investimento certo. Com isso, uma boa galera conheceu o jogo sem nem mesmo saber da existência do desenho animado.

biker-mice-ingame2

Não estamos tratando aqui de um jogo excepcional e imprescindível para ter na sua coleção, mas sim de um título competente e que é diversão garantida, principalmente jogando com um amigo.

Posteriormente os ratos deram as caras no PS2 e no Nintendo DS, mas nada muito animador se comparado a esse jogo aqui. Esse sim, fez a minha alegria durante um bom tempo.


Vídeos:

Biker Mice from Mars – Longplay – (Fonte: World of Longplays)


Dicas:

  • Para começar o jogo com qualquer corredor com todos os upgrades no máximo, use os seguintes passwords:
passwords
  • Dificuldade Extra-Hard: Na tela título, use o controle 2 e digite: Cima, X, Esquerda, Y, Baixo, B, Direita, A, Cima, X

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo