Square Enix e seu vasto império RPGista

Lucas Rodrigues / 26 de Março de 2017 / Colunas

Qual o primeiro jogo que lhe vem à cabeça quando se trata de Square Enix? Final Fantasy? Dragon Quest? Chrono Trigger? Todos eles?

O fato é que sendo um retrogamer, não há como deixar de falar dessa gigante dos RPGs que fez (e continua fazendo) parte da vida de todos os gamers do planeta. Não importa sua idade, sempre haverá dezenas de escolhas para o seu console favorito, sendo ele o NES, Game Boy Advance, PlayStation, Nintendo 64 ou até mesmo os consoles de última geração (que não serão abordados aqui, pois somos apaixonados por coisas véias).

Confira a seguir um pouco da história da famosa desenvolvedora de jogos japoneses.

Enix

Fundada em 22 de setembro de 1975 por Yasuhiro Fukushima, a empresa ficou mundialmente famosa após a publicação de Dragon Quest, em 1986. O RPG se tornou um sucesso de vendas no Japão, fixando-se como a franquia mais rentável desta companhia. Algo em torno de 2 milhões de cópias para o Famicom foram vendidas e em 1989, chegou à América do Norte com o título Dragon Warrior.

Logo da Enix

Em janeiro de 1997, a Enix anunciou que faria jogos tanto para os consoles da Nintendo quanto para os da Sony (ao contrário da sua concorrente, que decidiu manter-se apenas com a Sony), trazendo um imenso avanço para o nome da empresa e fixando-se definitivamente como uma das maiores companhias do mundo.

Square

Fundada em setembro de 1983, a Square resolveu aproveitar o embalo da rival nos jogos estilo Role-Playing e criou o que se tornaria uma das franquias mais amadas to todo o mundo: Final Fantasy. O game foi lançado em 1987 para o NES e, mesmo não fazendo tanto sucesso como o Dragon Quest, atingiu a incrível marca de 400 mil cópias vendidas, ganhando vários outros jogos em sua sequência.

Com este embalo de vendas, a Square abusou da criatividade e alçou vôo no lançamento de novos títulos, que conquistaram os corações e as prateleiras do público gamer. Entre os títulos mais famosos estão Chrono Trigger, Chrono Cross, Secret of Mana, Legend of Mana, Xenogears, Brave Fencer Musashi, Parasite Eve, Vagrant Story, Kingdom Hearts e até mesmo Super Mario RPG, entre tantos outros.

A empresa chegou a ter a marca do segundo jogo mais vendido de todos os tempos para o PlayStation, que foi o Final Fantasy VII, com 9,8 milhões de cópias vendidas.

FUUUUUU-SÃO! HAAAAA!

Infelizmente, com o tremendo sucesso no mundo dos games, a Square voou alto demais e acabou caindo. Pulando de cabeça no mercado cinematográfico, a produção do primeiro – e único – filme da Square (Final Fantasy: The Spirits Within, lançado em 2001) criou um rombo gigantesco nos cofres da empresa. A pior parte não foi apenas os gastos envolvidos com o filme, o pior foi ver que não se teve o retorno esperado para garantir que a empresa continuaria na ativa. A solução foi tentar uma união com a sua rival.

Negociações começaram a ser feitas desde 2000, mas a Enix estava com aquela pulga atrás da orelha por se juntar com uma empresa que estava perdendo dinheiro. Em 2001, a Sony Corp adquiriu parte da Square, dando uma vida extra para a empresa. Com o sucesso de Final Fantasy X e Kingdom Hearts, as finanças da empresa estabilizaram e a fusão pode ser feita tranquilamente.

Assim, no dia 1 de abril de 2003, a Square Enix foi criada (mesmo sendo no dia da mentira, é a mais pura verdade!).

Franquias mais vendidas – TOP quase 10

Confira quais são as franquias que mais renderam alegria para a garotada (e para a veiarada também):

9 – Legacy of Kain (3,5 milhões de cópias vendidas)

Com 5 títulos, Legacy of Kain começou com Blood Omen, mas conquistou a garotada com Soul Reaver, no PlayStation, ganhando continuação em outros consoles.

————————————————————————————————————————————————————–

8 – Chrono (5,4 milhões de unidades vendidas)

Com apenas 2 títulos lançados (Chrono Trigger e Chrono Cross), esta foi a saga mais curta da Square Enix. Entretanto, é considerada uma das melhores pelos gamers.

————————————————————————————————————————————————————–

7 – Mana (6 milhões de unidades vendidas)

Com 7 títulos lançados até o momento e outros remakes, a saga traz alguns clássicos como Legend of Mana (PlayStation) e Secret of Mana (SNES), que fizeram parte da infância de muitos de nós.

————————————————————————————————————————————————————–

6 – Hitman (8 milhões de unidades vendidas)

O silencioso matador com seu inconfundível terno negro e careca brilhante, com 5 títulos, ganha uma boa posição entre os títulos mais vendidos da empresa.

————————————————————————————————————————————————————–

5 – SaGa (9.9 milhões de unidades vendidas)

SaGa, com 12 títulos, não poderia deixar de fazer parte desta lista. Como se esquecer do lendário SaGa Frontier (PlayStation) e as prazerosas horas de jogo na frente deste clássico?

————————————————————————————————————————————————————–

4 – Kingdom Hearts (22 milhões de unidades vendidas)

E mesmo não sendo Véio, Kingdom Hearts, com 7 títulos, também conquistou o coração dos gamers. A curiosa interação entre personagens da Disney e humanos em um mundo totalmente desconhecido rendeu para a Square Enix milhões de fãs.

————————————————————————————————————————————————————–

3 – Tomb Raider (58 milhões de unidades vendidas)

E uma das nossas musas favoritas dos games, Lara Croft, não poderia ficar de fora. Com seus 16 títulos, a bela saqueadora de tumbas entrou para o terceiro lugar de franquias mais vendidas da companhia (mesmo entrando para o time apenas em 2010, após a aquisição da Eidos pela Square Enix).

————————————————————————————————————————————————————–

2 – Dragon Quest (70 milhões de unidades vendidas)

A maior obra prima criada pela Enix, com 29 títulos, chegou à marca de 70 milhões de cópias espalhadas por todo o mundo, algo difícil de ser superado. Entretanto, está apenas na segunda posição e, certamente, você já faz ideia de quem ocupa o topo desta lista.

————————————————————————————————————————————————————–

1 – Final Fantasy (130 milhões de unidades vendidas)

E a primeira posição não poderia ser para outra franquia. Os RPGs mais amados da Square Enix continuam sendo os da franquia Final Fantasy. Este nome está presente em 54 títulos para dezenas de consoles de diversas gerações. É praticamente impossível nunca ter ouvido falar neste nome.

Top 10: jogos mais vendidos

Confira também os jogos mais vendidos da Square Enix, incluindo lançamentos multiplataforma:

10 – Final Fantasy XIV (7.209.000 unidades vendidas)

9 – Tomb Raider (1996) (7.500.000 unidades vendidas)

8 – Final Fantasy XIII (7.621.050 unidades vendidas)

7 – Final Fantasy V & VI (7.824.556 unidades vendidas)

6 – Tomb Raider II (8.000.000 unidades vendidas)

5 – Final Fantasy IV & The After Years (8.008.843 unidades vendidas)

4 – Tomb Raider (2013) (8.500.000 unidades vendidas)

3 – Final Fantasy VIII (8.850.150 unidades vendidas)

2 – Final Fantasy VII (11.957.816 unidades vendidas)

1 – Final Fantasy X & X-2 (14.995.130 unidades vendidas)

O Véio quer saber

Qual o seu jogo da Square Enix favorito? Ele apareceu entre os mais vendidos?

Diga nos comentários qual é e conte-nos sua experiência com ele.

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo