Home Colunas Top 10 Top 10 pérolas de Street Fighter

Top 10 pérolas de Street Fighter

0

Street Fighter (especialmente o II) foi um marco dos games de luta, disso você está cansado de saber. O que pode ser novidade pra você é que a equipe criativa da Capcom não fez grandes pesquisas geográficas para trabalhar nos estereótipos usados ao longo do jogo, incluindo aspectos culturais. Hoje, quero apresentar pra vocês pequenas pérolas, algumas que passaram bastante despercebidas por você… mas afinal, quem precisa de precisão cultural ou geográfica pra enfiar porrada na cara do adversário? Do contrário, aqui vão algumas pérolas:

10. Soldado da Força Aérea Norte-Americana usando camiseta da Marinha

Provavelmente algum dos membros da equipe de criação se deixaram levar por alguns filmes, mas acabaram esquecendo a diferença entre os trajes das diferentes forças armadas.

(John é soldado. Mas é marinheiro nas horas vagas. E ele tem namorada.)

9. A Aurora Boreal vista da Inglaterra

A Aurora Boreal é um fenômeno natural realmente muito bonito, mas só pode ser visto em áreas polares. Como vocês devem saber, apesar de sofrer com temperaturas baixas, a Inglaterra não fica em uma região polar. Portanto, mesmo ao norte da Inglaterra o fenômeno não pode ser visualizado.

8. Brasil, o paraíso selvagem (1)

Blanka por si só é uma pérola, porque um homem do Brasil tem que ter uma parcela de DNA animalesco. Já conheci verdadeiros animais em forma de gente, mas nenhum deles era como o Blanka. Vocês já viram algum cidadão com a pele… verde?

“Estou chocado com a nação que represento…”

7. Brasil, o paraíso selvagem (2)

Todos os cenários do nosso herói verde (acima citado) tem uma espectadora muito especial: uma jibóia. E a população, de boas assistindo aquela pancadaria marota, ao lado de um réptil que pode comer um boi inteiro… Morar na Amazônia é outro nível!

Se bem que deveríamos estar acostumado com a imagem do Brasil em filmes do James Bond e episódios de “Os simpsons”…

6. Brasil, o paraíso selvagem (3)

Quer aprender sobre diversidade cultural? Sean é o cara certo pra te ensinar isso: joga basquete e futebol, luta caratê e capoeira, é fraco, mas não desiste nunca. Mas não é essa a pérola. O fato que nos rotula culturalmente são os macacos soltos nas ruas de São Paulo:

(Isso me lembra daquele filme do Mr. Magoo…)

Os paulistas de plantão, podem me corrigir se eu estiver enganado, mas toda a vez que fui a São Paulo eu não vi macacos nas ruas.

5. Geografia de uma realidade paralela

De acordo com os pontos destacados no mapa de Super Street Fighter II, o Uruguai faz parte do Brasil, metade do Canadá pertence aos Estados Unidos e a União Soviética continuou existindo após novembro 1991.

4. A Física na China é muito mais complicada

Essa é difícil de perceber, especialmente quando se está trocando chutes e socos com uma chinesinha pernuda que jura ser a mulher mais forte do mundo. A pérola está nas bicicletas, porque se prestar atenção, os ciclistas passam em velocidade baixa pelo cenário, mas as rodas das bicicletas parecem estar rodando bem mais rápido.

3. Blasfêmia sobre budismo tailandês

Sem dúvidas, Street Fighter Alpha 3 é um épico, mas não está livre de pérolas. Uma muito interessante é a ideia (fictícia, obviamente) de que uma das fontes de poder do Psycho Driver (a arma de imortalidade de M.Bison) esteja dentro do Buda reclinado de Ayutthaya.

Particularmente, não acho ofensivo. Mas pense aqui comigo: e se fizessem algo parecido com o Cristo Redentor?

Adendo: fizeram essa estátua se levantar para disparar seu raio de efeito. Não teria sido mais fácil (e barato) fazer a estátua mover só a cabeça? Bison deveria contratar outros engenheiros, viu?

2. Lutar em locais pouco propícios

No universo Street Fighter lutamos em lugares bastante inadequados, mas de longe, a margem de um vulcão com uma erupção iminente não parece o local mais adequado.

Assim como em SF V, tem lutas em cima das asas de um avião sobrevoando a cidade… certas coisas não mudam.

Eu sei que os lutadores de SF são durões, mas ser casca grossa não deve ser a mesma coisa que ser estúpido, né?

1. Você jamais conseguirá arrancar o quepe de M.Bison

Não é realmente estranho você, como Street Fighter conseguir erguer um lutador de sumô, quebrar barris em movimento, atravessar paredes de tijolos maciços e estourar a suspensão de uma Mercedes socando apenas seu para-choques? Mas, mesmo tendo essa capacidade, você jamais conseguirá arrancar o quepe de M.Bison. E olha que você consegue arrancar a garra (e às vezes a máscara) de Vega, que devem estar muito mais bem fixados em seu corpo.

Ryu: Estamos em um templo sagrado, você deveria tirar o chapéu!                           
M.Bison: Nunca!

Claro, essas são apenas algumas das muitas pérolas que Street Fighter tem a oferecer. Você se lembra de mais algumas? Comente aí pra a gente!

Mais textos relacionados
Leia mais por Roberto Bier
Leia mais em Top 10

Veja também

Top 10 Representações de Bruce Lee nos games

Bruce Lee era o cara! Todo o fã de artes marciais conhece uma ou outra história ou frase d…