Pérolas desconhecidas do Mega Drive

Eidy Tasaka / 30 de agosto de 2016 / Top 10

Quem jogou videogame durante as décadas de 1980 e 90, certamente está familiarizado com o Mega Drive e seus medalhões: Sonic, Altered Beast, Alex Kidd, Shinobi, etc.

Esses títulos, aliás, constantemente estão listados entre os melhores jogos de todos os tempos, ou pelo menos entre os favoritos de boa parte da galera retro gamer.

Mas e aquele joguinho obscuro que só você conhece, e que na verdade chega a ser tão bom quanto (ou até melhor que) os jogos que listei acima? Quer um exemplo? Gunstar Heroes é tido hoje como um dos maiores jogos da geração 16 bits, com jogabilidade e gráficos acima da média. Hoje, com a internet dando tudo de mão beijada, todo mundo conhece e já teve oportunidade de jogar o clássico título Run ‘n Gun. Mas há vinte anos, puxar um papo sobre esse jogo na hora do recreio era um pouco mais difícil, já que estávamos limitados ao boca a boca, ou às revistas de videogame publicadas na época.

Para relembrar os velhos tempos, fizemos aqui uma seleção de 10 jogos ‘desconhecidos’ do Mega Drive, mas que valem muito a pena dar uma conferida:


10. Gargoyles

gargoyles-jogo-veio-capa

São muitos os jogos lançados para Mega Drive a partir de franquias da Disney, e todos muito acima da média. Aladdin, The Lion King e Castle of Illusion, por exemplo, são títulos essenciais na estante de qualquer colecionador que se preze!

Mas e das Gárgulas, você se lembra? O desenho foi transmitido no Brasil pelo SBT e teve apenas 24 episódios, que foram utilizados como base para a criação de um excelente título de ação que lembra bastante Demon’s Crest (SNES), mas com a besta alada Goliath como protagonista. Um jogo muito bem construído e cuja animação vai te deixar boquiaberto!

gargoyles-jogoveio-1

9. Dinosaurs for Hire

dinosaurs-jogoveio

Eis aqui uma pérola de respeito! Esse jogo é fantástico por conseguir emular a experiência de se jogar Contra, porém com um nível de dificuldade levemente moderado, e com protagonistas dinossauros. Sim, dinossauros!

Você assume o controle de Archie, o T-Rex; Lorenzo, o Triceratops ou Reese, o Estegossauro, pega suas armas, sua jaqueta de couro e parte para uma das aventuras de run ‘n gun mais divertidas que o Mega Drive foi capaz de proporcionar.

dinosaurs-for-hire-jogoveio

8. Marvel Land

marvel-land-jogoveio

Lista de jogos de 16 bits que se preze tem que ter um jogo de plataforma. Marvel Land pode até não ser o melhor deles, mas tem lá o seu charme, muito por conta do visual colorido, já que o jogo se passa em um parque de diversões.

O game foi lançado na Europa com o nome de Talmit’s Adventure, e é de autoria da Namco. O motivo para ele estar na lista? Seu nível de dificuldade, que é bem alto, além do fato de ter alguns inimigos bem legais.

marvel-land-jogoveio

7. El Viento

el-viento-jogoveio

El Viento é um jogo de ação lançado em 1991, desenvolvido pelo Wolf Team, e que compõe uma trilogia ao lado de Earnest Evans e Anett Futatabi, títulos de jogabilidade similar.

Você está no controle de Annet Myer e deve derrotar o sacerdote do mal Henry, que tenta de maneira desesperada despertar o temível deus Hastur. A seu favor, Annet consegue se virar com bumerangues e algumas magias.

elviento-jogoveio

6. Ranger X

ranger-x-jogoveio

Um excelente título de ação, mas com mechas como protagonistas. Ranger-X (ou Ex-Ranza para os japoneses) foi lançado em 1993 e se destaca pela sua fantástica trilha sonora.

Todas as fases começam com introduções curtinhas que ajudam na imersão do jogador na hora de derrotar os vilões da facção Edgezone, que querem dominar a nossa galáxia. Como já era de se esperar, a última esperança é o mecha Ranger-X, ou seja, você.

ranger-x-jogoveio

5. Mega Man – The Wily Wars

wily-wars-jogoveio

Mega Man não é exatamente uma pérola desconhecida, já que estamos falando de uma das franquias mais influentes das gerações de 8, 16 e 32 bits. Mas ver o robô azul em um console da Sega foi surpreendente, além de se tratar de um jogo que só foi lançado em cartucho na Europa, enquanto os americanos só puderam jogar via Sega Channel.

O jogo consistia em uma coletânea dos três primeiros títulos lançados para NES, mas com alguns acréscimos: os gráficos receberam ligeiras melhorias, além da criação da Wily’s Tower, uma área exclusiva com chefes inéditos.

wily-wars-megaman-jogoveio

4. Dahna Megami Tanjou

dahna-jogoveio

Um excelente título de aventura, com direito a voo nas costas de um grifo e cavalgadas a cavalo por uma montanha rodeada de inimigos.

Dahna Megami Tanjou (Dahna, o Nascimento da Deusa em tradução literal) é um dos melhores jogos do gênero lançados para o Mega Drive, mas que infelizmente não foi lançado fora do Japão e Coreia do Sul. Uma pena, já que o título muito possivelmente teria feito grande sucesso no ocidente, principalmente por seguir a verve de Alisia Dragoon e Golden Axe.

dahna-jogoveio dahna-jogoveio-2

3. High Seas Havoc

havoc-jogoveio

Havoc, a foca pirata, embarca em uma excelente aventura de plataforma para derrotar o malévolo Bernardo e resgatar seus amigos Tide e Bridget.

Produzido pela Data East, High Seas Havoc (ou ainda “Captain Lang” no Japão) é um daqueles jogos que reúne boa jogabilidade, trilha sonora agradável e gráficos legais, mas que por um motivo qualquer acaba indo parar no limbo das pérolas desconhecidas.

Por aqui, saiu nas páginas da SGP #1 e da Ação Games #55.

havoc-jogoveio

2. Alisia Dragoon

alisia-dragoon-jogoveio

O pai de Alisia era um poderoso mago que foi assassinado pelo deus caído Baldour. Como manda o clichê das histórias de aventura, Baldour deixou a menina viva pra que ela pudesse treinar muito e se vingar no futuro. O plot é frágil e meio genérico, mas o jogo é de primeiríssima qualidade. Mesclando elementos de plataforma e ação, Alisia Dragoon é um título de fantasia cultuado entre os fanáticos pelo megão, e se vale como curiosidade, o jogo foi produzido pelo Studio Gainax, o mesmo do anime Neon Genesis Evangelion.

alisia-dragoon-jogoveio

1. Alien Soldier

alien-soldier-jogoveio

Essa obra-prima não está no topo da nossa lista à toa. Além de ser um dos jogos mais desafiadores dos 16 bits, é também um dos melhores gráficos que o Mega Drive foi capaz de nos proporcionar.

Alien Soldier já começa chocando na proposta: em vez de ter fases que terminam em chefes, são absurdos 28 chefes, intercalados por pequenas fases que só servem pra você dar uma leve respirada e recarregar seus equipamentos.

O título foi criado pela mesma equipe de Gunstar Heroes, mas com uma proposta bastante diferente, que vai exigir muito da habilidade do jogador para sobreviver aos desafios de cada boss. Esse é um jogo bastante difícil de ser encontrado, já que não foi lançado no ocidente e mesmo na Europa e no Japão, foram feitas poucas cópias.

aliensoldier-jogoveio

E aí, achou a sua pérola favorita na nossa lista? Tem outras sugestões e quer compartilhar com a veirada? Então deixe já o seu comentário!

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo