Os maiores RPGs do Super Nintendo

Eidy Tasaka / 23 de novembro de 2016 / Top 10

Passadas mais de duas décadas desde o lançamento do Super Nintendo, chega a impressionar que tantos dos seus títulos ainda nos pareçam interessantes e envolventes. Mesmo sem o alto grau de realismo dos jogos atuais (ou apesar disso), o 16-bits da Big N foi capaz de contar histórias complexas e cheias de emoção, experiências quase obrigatórias para todo fã de jogos de RPG.

Da loucura de Earthbound até o senso de urgência de Chrono Trigger; da grandiosidade de Super Mario RPG até a sensibilidade de Final Fantasy VI: o Super Nintendo foi, sem dúvidas, a primeira grande casa dos RPGs eletrônicos. Duvida? Então confira abaixo o nosso Top 10 dos maiores RPGs lançados para SNES!

10. Terranigma

terranigma-jogoveio

Tinha tudo pra ser o maior RPG do Super Nintendo, mas acabou escondido e pouco divulgado, já que só foi lançado em 1996, sem vir para a América. Dotado de uma trama megalomaníaca, que envolve até mesmo a destruição e ressurreição da Terra, Terranigma tem gráficos maravilhosos e acaba sendo um título obrigatório.

terranigma-jogoveio-snes

9. Tales of Phantasia

tales-of-phantasia-jogoveio

Mais uma série que resiste bravamente até os dias de hoje. Esse foi o capítulo de estreia da série Tales, ainda sob a tutela da Namco, antes da fusão com a Bandai. Tem os sprites mais caprichados entre todos os jogos da lista, justificados com medonhos 48 megabits. Era um senhor cartucho!

tales-of-phantasia-jogoveio-1

8. Illusion of Gaia

illusionofgaia-jogoveio

Eis aqui um título de respeito, a começar pela trama e personagens, desenvolvidos pela mãe dos mangás modernos: Moto Hagio. Illusion of Gaia rompe com alguns chavões do gênero, dispensando o respawn infinito de inimigos, o uso de equips e até mesmo uma moeda corrente. Constantemente é lembrado por ser um jogo desafiador, além de muito bonito.

illusion-of-gaia-jogoveio-1

7. Breath of Fire

breath-of-fire-snes-jogoveio

De maneira surpreendente, a Capcom também decidiu entrar na dança dos RPGs. E fez isso do jeito certo! Depois de uma grande guerra civil entre povos draconianos, você assume o controle de Ryu (não é o carateca) em uma grande aventura atrás de vingança e poder. A ideia deu tão certo que o título recebeu várias continuações, inclusive para o PlayStation. Hoje, a franquia respira por aparelhos com um sexto capítulo lançado exclusivamente para os smartphones.

breath-of-fire-jogoveio

6. Secret of Mana

secret-of-mana-snes-jogoveio

Mais uma aventura fantástica criada pela Squaresoft, em um período muito, muito fértil para os RPGs.

Secret of Mana (segundo título da série japonesa Seiken Densetsu) apresenta um universo mais tradicional, repleto de magia e compartilhando muitas similaridades com a nossa Idade Média. Traz alguns elementos de Final Fantasy, mas também tem as suas cartas na manga, como o combate em tempo real e o uso de inteligência artificial no controle dos personagens inativos da party.

secret-of-mana-snes-jogoveio

5. Earthbound

earthbound-snes-jogoveio

Como funciona a mente de Shigesato Itoi? Earthbound começa como uma aventura infantil em um mundo contemporâneo, com cara de cidade pequena do ocidente. Hospitais e supermercados tomam o espaço que antes pertencia a estábulos e castelos feudais. Mas quando você acha que entendeu a experiência que a série Mother quer te proporcionar… é aí que as coisas tomam um rumo inesperado!

A série Mother teve apenas três títulos, para total desespero dos fãs. Resta recorrer à paixão dos fãs de todo o mundo, que estão sempre produzindo material sobre o game.

earthbound-snes-jogoveio-1

4. Super Mario RPG

mario-rpg-jogoveio

Não sabemos de onde surgiu a ideia de transportar o Mario para o mundo dos RPGs, mas temos muita convicção de que o título esteve sempre nas mãos certas. Mais uma balada certeira da Squaresoft, cheia de ousadia e bom humor para reinterpretar o encanador bigodudo e seus amigos.

Como não poderia deixar de ser, tem um temperinho de Final Fantasy que traz alguns personagens novos, além de outras brincadeiras. A cereja do bolo está nos gráficos pré-renderizados em 3D, à la Donkey Kong Country! Perfeito!

3. Final Fantasy III (VI)

ff3-jogoveio

Confusões numéricas de lado, estamos diante de umas das maiores histórias já apresentadas na série Final Fantasy. O gênero capa e espada dos títulos anteriores dá espaço para um universo onde tecnologia e magia convivem, lado a lado.

Um dos capítulos mais tocantes e, ao mesmo tempo, mais esquizofrênicos da franquia. Kefka é um vilão marcante e inesperado, totalmente dentro da loucura. Verdade seja dita, todos os personagens do jogo são profundos e cativantes. Destaque para a cena da ópera, que você confere no vídeo abaixo:

2. The Legend of Zelda: A Link to the Past

zelda-snes-cover-jogoveio

A aventura de Link no Super Nintendo apresentou um salto muito grande se comparado aos títulos do Nintendinho. Claro, nós estamos lidando com uma plataforma mais potente e cheia de recursos. Mas não é só isso: em A Link to the Past tudo foi moldado para ser grandioso, a começar pelo universo do jogo, dividido entre dois mundos distintos. O esquema de idas e vindas deu super certo, a ponto de a Big N repetir a dose em outros títulos. Um clássico!

1. Chrono Trigger

chrono-trigger-jogoveio-cover

Viagens no tempo, personagens cativantes, desenhos de Akira Toriyama, trilha sonora perfeita e a ilustre presença das mentes por trás de Dragon Quest e Final Fantasy. Quer mais? Então recomendamos ler o nosso Retro Review! Ou você pode dar uma conferida no que as revistas de videogame disseram sobre o jogo na época do lançamento.

Chrono Trigger foi um acontecimento único na história dos videogames, quando os maiores nomes do gênero resolveram unir forças em prol de um produto único. O resultado é que a jogabilidade e a trama são muito marcantes, a ponto de merecer ser revisitado de tempos em tempos!


Esse foi sem dúvidas um Top 10 bastante difícil de elaborar! Deixamos de fora pérolas como Ogre Battle, Dragon Quest V, Breath of Fire 2… Até mesmo pra um Top 20, ainda seria difícil listar algumas posições. Seus jogos favoritos estão na lista ou o Véio acabou deixando passar algum? Não deixe de comentar, seu feedback é muito importante para nós!

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo