Pesquisar
Close this search box.

Pokémon: livro russo com pokédex da primeira geração trazia informações bizarras sobre os monstrinhos

compartilhe!

O canal Did You Know Gaming teve acesso ao livro lançado em 2001 e fez todo o trabalho de tradução das informações.

Originalmente Pokémon Red e Pokémon Blue foram lançados em japonês e traduzidos para apenas cinco idiomas: inglês, espanhol, alemão, italiano e francês. Outros países com línguas diferentes – como o Brasil – ficaram sem localização, incluindo a Rússia.

A falta de uma tradução oficial foi o pontapé inicial que Alexander Zhitinsky – pai de uma fervorosa fã da franquia – precisava para resolver o problema de seu jeito: pesquisar as informações disponíveis na época e criar sua própria pokédex em russo.

O resultado foi um livro lançado no início dos anos 2000 que rapidamente se espalhou pelo país – e que inclusive ganhou reimpressões – tornando-se a maior fonte de informações para uma base gigantesca de jogadores da recém-lançada franquia. A editora do livro ganhou um processo da Nintendo, afinal não havia licença, mas naquela altura do campeonato, a pokédex criada por Alexander já havia se tornado a bíblia para muitas das crianças e adolescentes russas, que cresceram tendo como verdade inúmeras informações bizarras e inusitadas sobre os monstrinhos de bolso.

Bulbasaur por exemplo tem uma das descrições mais sensatas do livro:

Bulbassauros são um cruzamento entre plantas e animais. Bulbos verdes crescem em suas costas que se abrem à noite e florescem grandes flores venenosas. É a arma principal do Bulbassauro. Se você cheirar um, você morrerá. É por isso que ninguém cheira um Bulbasauro. Eles também atacam com folhas afiadas. Eles gostam de dormir em pântanos – eles se sentem em casa lá e comem nenúfares. Eles são muito estúpidos, mas não são agressivos. Outros Pokémon tratam o Bulbassauro com simpatia e seus donos gostam de ensiná-los habilidades úteis – como limpar quartos, porque eles ficam felizes em servir como aspiradores de pó. Suas vozes são calmas e seus temperamentos são mansos. Eles também são bastante sensíveis. Eventualmente eles se transformam em Ivyssauro e depois em Venussauro.

Canal: DidYouKnowGaming

Apesar de todos os pesares, essa descrição é até boa se comparadas com outras entradas do livro, como o canhão do Blastoise que é usado para acabar com protestos no sudeste da Ásia. Ratatta? São descritos como ladrões armados e a Nidorina corta a garganta dos treinadores derrotados. Sim, é real.

Ao longo das mais de duas horas de vídeo, o pessoal do canal lê todas as 151 descrições criadas para os Pokémon e se você tiver paciência para assistir tudo, vai se divertir bastante.

Se você assistir ao vídeo, não esquece de deixar seu comentário nos dizendo qual descrição de Pokémon achou mais bizarra! Com certeza você vai achar uma!


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Eduardo Paiva

Eduardo Paiva

Gamer desde sempre, redator desde agora. Jogou de Top Gun, Enduro e Pitfall até Dragon Age, Assassin’s Creed e GTA V. Formado em Ciência da Computação, ainda não desistiu do sonho de desenvolver seu próprio jogo e se aprofundar nesse complexo processo de criação.

Veja também

Espaço da Veiarada