Os jogos mais vendidos do Mega Drive

Eidy Tasaka / 8 de novembro de 2016 / Top 10

Com o anúncio do relançamento do Mega Drive em 2017, a comunidade retrogamer se animou, tirou o velho megão de cima do armário e voltou a viver aquelas velhas aventuras da década de 1990. Tem foto e vídeo de Sonic, Alex Kidd, Shinobi e Golden Axe pra tudo que é lado, quase como se tivéssemos embarcado em uma cápsula do tempo, com destino fixado em vinte anos no passado!

Como verdadeiros fãs do console de 16 bits da Sega, aproveitamos a onda e listamos os 10 jogos mais vendidos (fonte: VGChartz) do console. Não tem só Sonic não (embora o ouriço ocupe quase metade da lista)!

10. Disney’s The Lion King (1994 – 1.41 milhão)

rei-leao-jogoveio

Tá aí um jogo que surpreende por estar na lista, acima de jogos mais memoráveis como Mortal Kombat 3 (11º), Super Street Fighter II (15º) e Gunstar Heroes (17º).

Não que O Rei Leão seja ruim. Na verdade, o jogo é muito bom e tem gráficos lindos, à altura do que vimos, embasbacados, na TV e no cinema. Diga-se de passagem, naquela época todos os jogos da Disney eram vitoriosos, especialmente os do Mega Drive.

lion-king-genesis-jogoveio

9. Street Fighter II’ – Special Champion Edition (1993 – 1.66 milhão)

sf2-mega-jogoveio

Qualquer lista que tenha Street Fighter II já é sucesso garantido.

Depois de alavancar as vendas do Super Nintendo em 1992, levou um ano até que Ryu, Ken e companhia dessem o ar da graça no console concorrente. Para compensar esse delay, SF2 trouxe com ele o controle de seis botões, imprescindível para as jogatinas mais acaloradas. Não lembra como era com o controle de três botões? Você tinha que apertar o botão de start para alternar entre socos e chutes!

street-fighter-2-jogoveio-genesis

8. Sonic The Hedgehog 3 (1994 – 1.76 milhão)

sonic3-jogoveio

É uma cacetada atrás da outra! Em oitavo lugar temos a terceira aventura de Sonic, inclusive promovendo a estreia de Knuckles, mas não como um personagem jogável.

Sonic 3 é conhecido por ter fases mais longas e confusas que os títulos anteriores, o que o deixa em alguns momentos um pouco entediante. Mesmo assim, um excelente jogo, principalmente quando o juntamos a…

7. Sonic & Knuckles (1994 – 1.82 milhão)

sonicknuckles-jogoveio

A quarta aventura de Sonic para Mega Drive está diretamente ligada à Sonic 3, mas também tenta criar seus laços com os primeiros dois títulos. Explico: o cartucho de S&K tem um slot no topo que o permite ser acoplado aos demais jogos da franquia, gerando resultados diversos, de acordo com o cartucho escolhido.

sonic-knuckles-jogoveio-cartucho

Caso acople Sonic 2 ou 3, você tem a possibilidade de jogar a aventura de novo, mas dessa vez no controle de Knuckles, com habilidade de voar e escalar paredes. Dá uma perspectiva totalmente nova dos jogos antigos. Se escolher ligar S&K ao cartucho de Sonic 1, você pode enfrentar infindáveis fases bônus para coletar esmeraldas.

6. NBA Jam (1994 – 2.05 milhões)

nba-jam-jogoveio

Desde sempre os títulos de esporte tiveram grande poder de decisão no sucesso ou fracasso de um console, principalmente aqui no ocidente.

Havia uma carência de jogos de basquete de qualidade, afinal, estamos falando do esporte mais praticado nos Estados Unidos, paixão nacional. Ainda por cima, na temporada em que Michael Jordan se aposentou (pela primeira vez). Mais do que isso: o jogo era bom, tinha um gameplay divertido (e não muito preso à realidade) e jogadas de efeito. Dava até pra quebrar o vidro da tabela, e… BOOM SHAKA LAKA!

nba-jam-jogoveio

5. Mortal Kombat II (1994 – 2.36 milhões)

mk2-jogoveio

Mais sangue, mais fatalities e mais personagens. Havia uma expectativa imensa por parte dos gamers de todo o mundo, já que o primeiro jogo da série causou estardalhaço por onde passou. Pais e especialistas se dividiam entre os que eram a favor de MK e os que demonizavam o jogo, aumentando ainda mais o burburinho em torno dos fliperamas.

mk2-jogoveio

4. Streets of Rage (1990 – 2.60 milhões)

streetsofrage-jogoveio

O melhor beat’em up do console e ponto final. Muitos golpes, jogabilidade boa, gráficos excelentes e um desfecho digno de entrar para a história. A trilha sonora de Streets of Rage é um caso à parte, com batidas eletrônicas e um som ligeiramente inspirado nos temas das baladas ocidentais, tudo fruto da genialidade de Yuzo Koshiro.

Axel, Blaze e Max acabaram eternizados como três dos principais personagens dos jogos de videogame. Streets of Rage ainda teve mais duas sequências, com melhorias nos gráficos e na jogabilidade.

3. Mortal Kombat (1992 – 2.67 milhões)

mk1-jogoveio

Um jogo sombrio, com personagens bastante realistas para a época. No lugar dos sprites desenhados, temos fotografias digitalizadas e animadas com esmero, de maneira bastante convincente.

Mortal Kombat foi recebido de maneira muito positiva pelo mercado de jogos, já que se tratava de uma experiência nova e bastante original. Se Street Fighter apela para uma linha menos realista e mais próxima dos quadrinhos, Mortal Kombat bebe na fonte dos filmes de terror, principalmente os trashs. Sucesso na certa.

mk1-jogoveio

2. Sonic The Hedgehog (1991 – 4.34 milhões*)

sonic1-jogoveio

O ouriço redefiniu a trajetória do Mega Drive, dividindo-a em dois momentos: antes dele, o Mega Drive se vendia como um arcade caseiro, inclusive apostando pesado em ports de jogos que já haviam sido lançados nas máquinas de fliperama, como Altered Beast e Golden Axe.

Depois dele, o Mega Drive passou a apostar mais em si mesmo e nos seus próprios jogos. Uma experiência similar ao que a Nintendo oferecia, já na geração 8 bits.

Rápido, radical, colorido e vibrante. Foi dessa maneira que Sonic transformou o Mega Drive e o mundo, tornando-se rapidamente o mascote da Sega, em detrimento do já esquecido Alex Kidd. Só seria superado pelo seu sucessor…

1. Sonic The Hedgehog 2 (1992 – 6.03 milhões)

sonic-2-jogoveio

O que já era bom, ficou ainda melhor: as fases eram deslumbrantes, todas com grande destaque individual: umas por trazer mecânicas inesperadas (Casino Night Zone e Sky Chase, por exemplo), outras apenas porque eram bonitas, divertidas e muito marcantes.

Sonic 2 marcou a estreia da raposinha Tails no Mega Drive (ele já havia participado do Sonic 2 de Master System), que podia ser controlada pelo Player 2 durante o modo campaha, ou em uma corrida por algumas fases no modo Versus.


E com isso, fechamos o Top 10 dos mais vendidos do Mega Drive. Qual será o próximo console da nossa lista? Deixamos por conta dos nossos amigos leitores. Escolham o próximo console através da nossa fanpage! Até semana que vem, veiarada!

Longplays extraídos do canal World of Longplays.


* Um adendo feito pelo Nilton Sabat: as 4.34 milhões de unidades vendidas do Sonic 1 não contemplam os cartuchos que foram vendidos com o bundle do Mega Drive. Se acrescentarmos esses tantos que já saíam das lojas inclusos com o console, o número salta para exorbitantes 15 milhões de unidades vendidas!

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , , , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo