Ao explorar os arquivos de um cartucho contendo um protótipo de F-Zero X, um preservacionista de videogames encontrou algo inesperado: uma build beta do que se tornaria a primeira aventura de Link no Nintendo 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
Ainda não se sabe se esta é a versão do jogo apresentada durante o evento Space World ’97 ou um beta anterior à apresentação. Mas foram encontrados nestes cartuchos diversos conteúdos, como gráficos e mapas, que não estão na versão final do jogo.
Através do seu perfil Forest of Illusion, o preservacionista compartilhou a sua descoberta com a comunidade, reunindo os dados em demos jogáveis. Se você é um fã de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, vale muito a pena conferir esses conteúdos!
Here's the F-Zero X development cartridge which contains the Spaceworld 97 Zelda 64 data in the overdump. There doesn't appear to be much code or music, just graphics and maps. Zelda 64 data begins at 0x1000000 in hex.https://t.co/DsFpv5uVau pic.twitter.com/JUyOjGRP5w
— Forest of Illusion (@forestillusion) January 19, 2021
Incredible, we have our first playable map – kakariko village – from the Spaceworld 97 Zelda OoT discovery https://t.co/PHRa0LHGFC pic.twitter.com/qOcKI6VyMy
— Shane Battye 🎮 (@shanebattye) January 19, 2021
Interessante é que alguns dos elementos que foram removidos do jogo original acabaram sendo reaproveitados em jogos posteriores da franquia. Alguns deles são a possibilidade de fazer as dungeons em qualquer ordem, a opção de renomear o seu cavalo e o famoso assovio para chamar o animal.
Outra descoberta dessa versão é que os Sage’s Medallions foram planejados como itens usáveis. O Shadow Medallion, por exemplo, permitiria que Link se tornasse invisível.
Em seu canal do Youtube, o usuário z64me está postando diversos vídeos do beta. Confira abaixo:
E se você é um fã da série The Legend of Zelda, que tal conferir o nosso podcast sobre A Link to the Past?