A Nintendo anunciou que em março de 2023 as lojas virtuais do Nintendo WiiU e do Nintendo 3DS serão fechadas. Após o fechamento das lojas, não será mais possível fazer compras digitais para esses consoles. Demos de jogos e outros conteúdos gratuitos também ficarão indisponíveis com o encerramento.
Apesar de faltar praticamente um ano ainda, o ritmo já vai começar a desacelerar em breve. A partir de maio de 2022, não será mais possível adicionar fundos com cartão de crédito a uma conta da eShop nesses consoles. Já em agosto, será a vez dos gift cards serem descontinuados.
Em nota, a Nintendo afirmou que mesmo com o encerramento das lojas no WiiU e 3DS, jogos e DLCs comprados digitalmente ainda poderão ser baixados. Software updates e partidas online também seguirão funcionando após o fechamento.
Após esse anúncio, as redes sociais da Nintendo receberam uma enxurrada de críticas vindo de seus consumidores. Entre as reclamações está o fato de que toda biblioteca do Virtual Console também deixará de funcionar. Também há a preocupação com títulos que só podem ser comprados digitalmente ou são absurdamente caros em sua forma física.
A justificativa é que o fechamento das eShops faz parte do ciclo de vida natural dos produtos que vão sendo menos usados conforme o tempo passa. Será?