A União Europeia acaba de aprovar uma nova regulamentação que afeta diretamente aparelhos eletrônicos, inclusive consoles portáteis, como o Nintendo Switch.
Segundo a nova regulamentação que entra em vigor em 2027, todos dispositivos deverão fornecer acesso fácil à bateria, facilitando sua troca. Lançamentos chegando ao mercado antes da data não precisarão estar de acordo ainda com as novas regras.
A nova medida tem como objetivo reforçar as regras de sustentabilidade para baterias em uso e descartadas e vai regular todo o ciclo de vidas das baterias – desde a produção até sua reutilização e reciclagem – garantindo que sejam seguras, sustentáveis e competitivas.
Seja um modelo mais popular como os sucessores do Nintendo Switch e Steam Deck ou a enorme linha de produtos chineses de empresas como Anbernic e Powkiddy, com o crescente mercado de videogames portáteis, a alteração aprovada pela União Europeia vai exigir que as empresas se adaptem ao novo modelo, caso queiram lançar seus produtos no continente.