Pesquisar
Close this search box.

Joguinhos de PC: Recorde 5 clássicos com o Véio

compartilhe!

Tire a capa plástica do seu PC amarelado, porque o Véio separou 5 joguinhos clássicos de DOS ou Windows 3.1. E eu tenho certeza que você já jogou pelo menos um desses no PC aí da sua casa – que, na época, era “apenas para trabalho”.

5. Ski Free

Esse aqui é um clássico dos discos de shareware!

Você está no controle de um esquiador e precisa descer a montanha, desviando de árvores, pedras e troncos. A cada 2.000 metros percorridos, um monstrão surge para devorá-lo.

Este jogo foi lançado em 1991 e ficou bastante popular na época. Quão popular? Ele recebeu até mesmo alguns fanfics, escritos por admiradores do joguinho.

4. Bow and Arrow

Mais um game obrigatório nas listas da Revista do CD-ROM.

Criado por John Di Troia, Bow and Arrow é bastante simples, mas muito divertido. Seu objetivo é atirar flechas e acertar o maior número de alvos possível, tudo com apenas um clique do mouse.

Na medida em que você vai avançando pelas fases, os alvos vão ficando mais difíceis e passam a se mover. Além disso, alguns deles valem mais pontos, forçando o jogador a arriscar tiros menos precisos em prol de uma boa pontuação.

3. Chips Challenge

Apesar do visual simples, este jogo é capaz de entretê-lo por horas. Lançado para o PC em 1991, Chips Challenge exige que o jogador resolva diversos tipos de quebra-cabeças para conseguir coletar chips de computador.

Alguns desses quebra-cabeças envolvem fases na água, fogo e gelo, além do uso de teleporte e esteiras malucas. Para os fãs dos games clássicos da franquia Pokémon, é basicamente o mesmo tipo de puzzle presente nos ginásios. Mais um dos muitos joguinhos de PC clássicos do Windows!

2. Castle of the Winds

Distribuído em meados de 1993, Castle of the Winds fez bastante sucesso ao ser distribuído como um shareware. Contudo, apenas a primeira parte do jogo saiu desta forma! Para ver a aventura completa, era preciso comprar o pacote “Lifthransir’s Bane”, que na época custava US$25.

Em 1998, o criador do game, Rick Saada, decidiu liberar Castle of the Winds para download de maneira gratuita.

Ignore os gráficos simples e foque na experiência. Esse ainda é um jogo interessante e envolvente, principalmente se você for fã do gênero roguelike. Aliás, se esse for o caso, leia este texto aqui.

1. Sokoban

Criado em 1981, Sokoban não foi lançado exclusivamente para Windows, mas certamente fisgou muitos jogadores por lá.

Idealizado por Hiroyuki Imabayashi, o game tem seu site oficial no ar até hoje e recebeu centenas de versões diferentes, inclusive para Android e iOS.

Arrastar caixas e colocá-las sobre pontos pré-determinados do cenário é uma premissa bastante simples, mas isso não quer dizer que seja algo fácil de se fazer.

Extra: Pipe Dream

A premissa é simples: você precisa conectar trechos de encanamento o mais rápido possível para evitar que o líquido escape. No entanto, esses pedaços surgem de maneira aleatória e você precisa sempre estar alguns passos a frente, para conseguir se dar bem.

Pipe Dream é outro clássico dos computadores antigos, com versões para Amiga, Apple II, Atari ST e outras plataformas, inclusive para Windows.


E aí, curtiu a lista? Se os seus joguinhos de PC favoritos não entraram nesta primeira lista, fique calmo: vamos repetir a dose mais vezes, com outros games clássicos de PC.

Ah! Comentem aí os jogos que vocês lembram, isso também é mega importante, viu?


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Eidy Tasaka

Eidy Tasaka

Redator e diagramador freelancer, apaixonado por jogos e revistas antigas, incentivado por um pai que sempre nutriu os mesmos vícios. Fã de RPGs japoneses e jogos de plataforma, divide seu tempo entre o Jogo Véio e as poucas horas de sono que possui.

Veja também

Espaço da Veiarada