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Pokémon Scarlet & Violet: 5 erros e 5 acertos da nona geração

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A nona geração de monstrinhos de bolso chegou no dia 18 de novembro de 2022 e desde seu lançamento tem dividido opiniões. Apesar do inquestionável sucesso financeiro de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, ambos games estão longe de serem unanimidade entre os donos de Nintendo Switch. Seja um fã fervoroso ou apenas um jogador casual da franquia, se você explorou a região de Paldea mesmo que momentaneamente, certamente tem algo a dizer sobre o game. E nós aqui do Jogo Véio também.


Antes de começarmos a falar do jogo, vale lembrar que o Jogo Véio possui um clube de apoiadores chamado Fase Secreta e uma das vantagens de ser um apoiador do projeto é ter acesso ao nosso podcast exclusivo. Lá nós já tivemos um episódio falando sobre Pokémon Scarlet e Violet, dando nossas impressões iniciais sobre o jogo e falando da experiência até o momento. Então se você gostar desse texto e curte Pokémon, corre lá no site do Fase Secreta e confira as vantagens de ser um apoiador. Até revista impressa você recebe em casa!


Sem mais enrolação, vamos agora citar 5 erros e 5 acertos de Pokémon Scarlet e Violet e deixando bem claro que essa é apenas uma opinião pessoal e você pode discordar, desde que seja com educação e respeito!

5 Erros de Pokémon Scarlet e Violet

Gráficos e Bugs

Talvez esse seja o assunto mais falado sobre a nona geração. Afinal, quando o jogo foi lançado, fóruns e redes sociais foram inundados com vídeos e imagens bizarras mostrando erros, glitches e bugs que assolavam e assolam o jogo até agora.

Apesar de não ser tão ruim como foi pintado no início, o jogo sim deixa muito a desejar no aspecto técnico. Os gráficos não são nem de longe o melhor que o Nintendo Switch já viu até hoje. Quedas de frames e texturas ausentes são tão presentes no jogo que depois de um tempo você nem vai mais se importar com isso. Fora os NPCs andando quadro a quadro e atravessando seu corpo como um belo Pokémon fantasma para só então desaparecer na frente dos seus olhos. A câmera também não é das melhores e inúmeras vezes quando um combate é iniciado, seu Pokémon está fora da tela ou simplesmente invisível.

O jogo parece ter algum grave erro de otimização de memória, como já foi explicado por alguns canais e veículos especializados, como esse aqui. Apesar de um patch já ter sido lançado e outro estar a caminho, as coisas não parecem que vão melhorar o suficiente para deixar de ser um problema.

Efeito Terastal

A nova mecânica de batalha da nona geração adiciona um terceiro tipo ao seu Pokémon, o chamado Tera Type. E ele pode ser de qualquer tipo dentre os dezoito existentes. Então um Pikachu que é naturalmente do tipo Elétrico, pode ter um Tera Type de Água por exemplo, tornando-o mais forte contra sua fraqueza perante Pokémon e golpes Terrestres. Quando você terastaliza seu monstrinho, ele ganha um bônus de ataque para os golpes do mesmo tipo da terastalização.

O problema é que apesar de ser muito bacana na teoria, essa é uma mecânica que parece ter sido criada para agitar o cenário competitivo de Pokémon, trazendo imprevisibilidade para as partidas. E mesmo tendo sua origem e explicação desenvolvidas durante a história do jogo, pouca diferença faz nas batalhas da campanha principal.

Visualmente falando também deixa bastante a desejar se pensarmos nas Mega Evoluções e o fenômeno Dynamax de Galar, onde de fato a aparência dos Pokémon eram alteradas por causa dessas mecânicas. Em Paldea, os monstrinhos ganham uma forma “cristalizada” onde em suas cabeças surgem uma espécie de coroa sinalizando qual é o tipo da terastalização.

Tera Raid Battles

Com a introdução das batalhas em grupo na oitava geração, o conceito parece que veio para ficar e em Paldea temos as Tera Raid Battles. A ideia é a mesma e os problemas também. Reunir quatro treinadores para derrotar e capturar um Pokémon poderoso e de nível alto. E no caso de Pokémon Scarlet e Violet, eles estão terastalizados e possuem dificuldade de acordo com a quantidade de estrelas da raid. Sete estrelas? Se prepara que o bicho é forte e vai exigir muito trabalho em grupo.

O problema é que o sistema ainda é muito precário e você fica dependente das raids que o jogo te dá naquele momento. Se você não se interessar por nenhuma, tem que esperar um longo tempo até poder dar refresh e ter a sorte de achar algo interessante. Isso ou ficar rodando o mapa atrás do que você quer.

Não existe uma função para procurar por determinado Pokémon e quando você acha, tem que ser rápido para entrar no grupo ou já era, fica de fora.

Falta de nivelamento

Esse é um aspecto cada vez mais visível nas gerações recentes. Pokémon se tornou um jogo extremamente fácil. Isso ficou escancarado em Pokémon Sword e Shield e parece mais ainda em Scarlet e Violet. A Elite Four e consequentemente o campeão/campeã da região não são mais aqueles desafios emocionantes de outrora. Na verdade se você estiver com Pokémon muito mais fortes que os do adversário, nem desafios são.

Se o jogo tivesse um sistema de balanceamento onde o nível dos Pokémon adversários acompanhassem ou em determinados momentos até estivessem acima dos seus, as coisas seriam muito mais emocionantes. Isso se tornou um problema ainda maior na nona geração, graças a liberdade que foi dada ao jogador de explorar o continente da forma e na ordem que preferir, o que nos leva ao último ponto a ser citado.

Mundo Aberto

O maior acerto de Pokémon Scarlet e Violet também é seu maior erro e muito devido ao que foi citado anteriormente. A falta de balanceamento no nível dos Pokémon faz com que seu mundo não seja tão aberto assim, chegando ao ponto de prejudicar a experiência do jogador.

Por mais liberdade que você tenha de explorar Paldea do jeito que preferir, existem algumas barreiras para isso e a maior dela é o nível dos Pokémon. Cada região do continente possui uma faixa de nível pré-determinado tanto para os monstrinhos selvagens quanto para os líderes de ginásio e bases do Team Star. Portanto, você corre o risco de estar ou muito forte, ou muito fraco para determinada região e acabar prejudicando sua experiência com o game.

Uma função de Pokémon Legends: Arceus que seria muito bem-vinda em Paldea é o sistema de captura furtiva. Poder capturar os Pokémon sem ter que batalhar enriqueceria muito a experiência do jogador, ajudando a tornar a região mais orgânica.

Outro aspecto que joga contra o mundo aberto de Pokémon é a falta de eventos randômicos no mapa. Apesar da região ser bem construída e recheada de belezas naturais, falta um fio condutor para que o jogador enxergue tudo aquilo como algo verdadeiro. Não existe praticamente interações entre as diversas espécies existentes nem tampouco entre humanos e Pokémon. O máximo que você vai encontrar é um treinador plantado em algum local do mapa, esperando você ter vontade de batalhar com ele. Para um jogo lançado em 2022, isso é muito pouco. Se pensarmos que Pokémon é uma das franquias mais lucrativas da história dos jogos eletrônicos, isso não é nada.

5 Acertos de Pokémon Scarlet e Violet

Pokémon Centers

Uma das grandes mudanças nas tradições da franquia são os novos Centros Pokémon. Agora são estações a céu e de fácil acesso, facilitando as diversas idas ao local para curar seus monstrinhos. Não só isso mas a junção com os Poké Marts também foi uma mudança muito bem-vinda, centralizando todas as suas necessidades de treinador em um só local.

As novas máquinas de criação de TMs que também ficam nos Pokémon Centers são um caso a parte e uma das inovações mais bacanas do game. Nas TM Machines você pode craftar seus próprios TMs à partir de matérias-primas adquiridas ao derrotar ou capturar pokémon selvagens. A lista de TMs disponíveis para criação aumenta conforme você avança no jogo, dando inúmeras opções ao jogador que deseja customizar os golpes de seu time.

História Madura

Depois de um enredo pouco desenvolvido na oitava geração, Pokémon Scarlet e Violet dá a volta por cima trazendo temas maduros, dando atenção a preocupações reais do nosso mundo. Sem entregar spoilers da aventura, o game possui três objetivos principais, sendo um deles o tradicional circuito de ginásios em busca de insígnias. Nos outros dois, Path of Legends e Starfall Street, vemos um esforço genuíno em introduzir várias camadas de complexidade ao mundo tão dicotômico de Pokémon.

O ápice da história dá ao jogador acesso a novos locais onde podemos encontrar os famigerados Pokémon Paradox – variantes do passado ou futuro – de monstrinhos já conhecidos. E isso nos leva ao próximo ponto positivo do game.

Pokémon Paradox e Falsos Regionais

A nona geração é sobre viagens no tempo, Scarlet com foco no passado e Violet, no futuro. E apesar de não podermos de fato viajar no tempo – o que seria sensacional – temos a presença de diversos Pokémon de outras épocas no game. Chamados de Pokémon Paradox, podemos ver monstrinhos conhecidos com uma roupagem diferente, seja pré-histórica ou futurista. São Pokémon fortes com atributos elevados e que trazem variedade aos mais de mil Pokémon existentes.

Outro acerto da nova geração são os falsos regionais, monstrinhos muito parecidos com os de outras regiões, mas que não são formas regionais. Apesar de poucos, é uma iniciativa bem-humorada de brincar com a nostalgia dos que acompanham a franquia desde o início. Nunca vai ser cansativo ver um Toadscool correndo pelas florestas com seus “tentáculos”.

Líderes de Ginásio Bem Desenvolvidos

Um ponto muito positivo e bem-vindo em Paldea é ver que os Líderes de Ginásio tem vidas e profissões secundárias – ou primárias – além de apenas defender o ginásio de novos desafiantes.

Inclusive, alguns dos desafios a serem cumpridos antes de poder enfrentar os líderes, são diretamente relacionados às suas profissões, como é o caso do líder de Cascarrafa, Kofu. Famoso chef da região, Kofu é visto constantemente participando de leilões em Porto Marinada, onde o jogador deve também participar de um leilão em nome do chef. Outro destaque também é Larry, líder do ginásio em Medali e que possui uma personalidade super desmotivada e que acaba te surpreendendo no fim do jogo.

São acenos tímidos mas que contribuem para que os personagens se desenvolvam e tenham personalidade, fazendo com que sejam mais do que apenas um obstáculo no caminho até a Victory Road.

Mundo Aberto

Como dito anteriormente, o mundo aberto de Pokémon tem sim seus defeitos e que não são poucos, mas finalmente a franquia teve coragem de dar esse passo em direção ao futuro, que já havia iniciado em Pokémon Legends: Arceus.

A nova mecânica de Auto Battle é uma adição que enriquece a experiência em Paldea, mesmo tendo espaço para melhorias. A diferença de ganho de XP, se comparado com uma batalha normal, é muito grande, limitando sua utilidade.

Mesmo com suas limitações, é agradável explorar e conhecer a região de Paldea, seja a pé ou montado em seu Pokémon lendário, que inclusive é outra característica em comum com Arceus. Pokémon é uma franquia que tem tudo a ver com mundo aberto e liberdade de escolhas e ver isso acontecendo, mesmo que timidamente, é um ponto positivo.


E aí, curtiu a lista? Concordando ou discordando, não esqueça de deixar seu comentário!


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Eduardo Paiva

Gamer desde sempre, redator desde agora. Jogou de Top Gun, Enduro e Pitfall até Dragon Age, Assassin’s Creed e GTA V. Formado em Ciência da Computação, ainda não desistiu do sonho de desenvolver seu próprio jogo e se aprofundar nesse complexo processo de criação.

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