Home Colunas Especial The Legend of Zelda: Ocarina of Time e sua trilha sonora inesquecível

The Legend of Zelda: Ocarina of Time e sua trilha sonora inesquecível

0

The Legend of Zelda: Ocarina of Time está entre os jogos mais influentes de todos os tempos, por uma série de razões. Uma das mais importantes é sua trilha sonora, assinada por Koji Kondo, o maestro por trás das principais composições de jogos da Big N nos últimos 30 anos.

Koji Kondo, nascido em 1961, foi contratado pela Nintendo em 1984 e estreou produzindo a trilha do arcade Punch-Out. Consagrado pela músicas de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, Kondo também assinou trabalhos menos estrelados como Pilotwings e The Mysterious Murasame Castle. Esse último, lançado para o Disk System do Famicom, é uma recomendação especial minha!

A trilha de Ocarina of Time está marcada por flertar com diferentes gêneros musicais, sem girar em torno de um único tema e suas variações, como Kondo já havia feito em Super Mario World.

Segundo o próprio Kondo em entrevistas, a franquia Zelda sempre trouxe para ele a sensação de um mundo vasto. Por isso, ele deixou de lado os temas com arranjos em cordas e foi atrás de composições mais atmosféricas.

Deixamos abaixo uma pequena lista das nossas músicas favoritas do jogo, com algumas observações sobre cada uma delas:

Gerudo Valley

Uma das músicas mais animadas do jogo, claramente inspirada na cultura espanhola, com aquelas castanholas marcando o ritmo no fundo. Aliás, essa música lembra bastante o tema de Mido Arashi, do anime de Queimada Dodge Danpei, lançado no Japão em 1991, sete anos antes de Ocarina of Time.

Tema de Arashi

Gerudo Valley

Existem outros temas famosos de Koji Kondo que são, na verdade, inspirados em músicas já existentes. Talvez o mais famoso deles seja o tema do Underworld de Super Mario Bros., claramente inspirado em uma música do grupo de jazz Friendship.

Let’s not talk about it

Tem também o tema principal de Zelda (NES), que lembra a música April, do grupo britânico Deep Purple. Pois é, Koji Kondo é cheio de boas referências!

April

Lon Lon Ranch

O tema de Lon Lon Ranch tenta passar um clima de calmaria e tranquilidade. Esse clima pacato, aliás, já foi utilizado como trilha do Jogo Véio Podcast, representando a boa e serena São José do Seridó, do Ítalo Chianca.

Aliás, nesse rancho também vivem Talon e Ingo, personagens inspirados em Mario e Luigi, respectivamente.

Market Theme

O tema do mercado de Ocarina of Time é uma das minhas músicas favoritas do jogo, porque consegue transmitir sem nenhum esforço o clima de uma cidade medieval. Jogadores de RPG de mesa conseguem, sem nenhum esforço, imaginar barraquinhas e ambulantes por todos lados, só de ouvir os primeiros acordes dessa música.

É uma música de Zelda, mas que também poderia estar em Chrono Trigger, por exemplo. Aliás, o tema da Feira do Milênio também cairia como uma luva em Ocarina of Time. Fique com as duas:

Hyrule Field

Essa música não precisa necessariamente de um motivo para estar aqui. Só o comecinho dela já te convida para viver aventuras em toda Hyrule! Vibrante, mas ao mesmo tempo serena e ingênua, exatamente como Link nesse começo de jornada.

Lost Woods

Outro medalhão de Ocarina of Time! Como esquecer do tema de Saria e de Lost Woods?

E você, quais são as suas faixas favoritas da trilha sonora de Ocarina of Time?
Não deixe de comentar e compartilhar com a gente!

Mais textos relacionados
Leia mais por Eidy Tasaka
Leia mais em Especial

Veja também

Está valendo! Revista Jogo Véio Nº 4 entra em pré-venda

Fãs dos 16-bit, preparem-se, porque a Revista Jogo Véio Nº 4 está chegando em alta velocid…