Parecia 1º de Abril. Mas não era.
Em 31 de março recebemos a confirmação de que a E3 2022 havia sido cancelada, inclusive em seu formato online, em vigor desde o início da pandemia. Parecia 1º de abril mesmo? Tenho dúvidas.
Electronic Entertainment Expo
Criada em 1995, a E3 foi, por anos, o ponto alto para as softhouses apresentarem seus lançamentos. Com sede no Los Angeles Convention Center, nos Estados Unidos, a feira foi perdendo relevância, principalmente na última década, até culminar no cancelamento da edição de 2022.
Será algo definitivo? Definitivamente, não sabemos. Mas é o que tudo indica.
A E3 de 1995 chegou para substituir a Consumer Electronics Show (CES) como principal evento dos videogames. E foi muito bem-vinda, uma vez que a CES relegava consoles e desenvolvedoras a um espaço secundário.
Nas palavras de Tom Kalinske, ex-CEO da SEGA:
“Os organizadores da CES costumavam colocar a indústria de videogames bem atrás. Em 1991, eles nos colocaram em uma barraca, e você tinha que passar por todos os vendedores de pornografia para nos encontrar. Naquele ano em particular estava chovendo, e a chuva vazou direto sobre nosso novo sistema Genesis. Fiquei furioso com a forma como a CES tratou a indústria de videogames e senti que éramos uma indústria mais importante do que eles nos davam crédito.”
Tom Kalinske
A primeira edição da E3 apresentou ao mundo títulos como Donkey Kong Country 2, EarthBound, Chrono Trigger, Killer Instinct, Ridge Racer e Twisted Metal.
Além disso, era possível ver os atores responsáveis pelos movimentos de Mortal Kombat 3 em apresentações ao vivo, algo inédito – e bastante midiático – para a época.
Confira abaixo um vídeo feito pela equipe do UOL Jogos sobre a E3 de 1995:
Ascensão e Declínio
Após mais de uma década servindo como o ápice dos anúncios de toda a indústria, a E3 passou por uma reformulação em meados dos anos 2000. As apresentações e estandes milionários preocupavam a organização do evento.
Segundo um consultor procurado pelo site engadget.com, os luxuosos estandes estavam custando entre 5 e 10 milhões de dólares para as empresas.
A solução para evitar a debandada de expositores foi reduzir a estrutura. O que também mudou foi o nome do evento, que passou a se chamar E3 Media and Business Summit. Também foi nessa época que o evento passou a acontecer durante o mês de julho. Até o local da sede foi alterado, mas por pouco tempo: a edição de 2007 aconteceu em Santa Monica, California.
Nos anos seguintes o evento recuperou o luxo e parte de sua relevância, especialmente por conta das apresentações online. Contudo, as novidades já estavam mais esparsas, divididas entre um grande calendário de eventos que acontecem ao redor do mundo. Além disso, as empresas passaram a se comunicar diretamente com seus fãs, através de apresentações online pré-gravadas.
Após tantas mudanças, não é de se espantar que o cancelamento da E3 2022 tenha acontecido. Inclusive, seu impacto foi sentido, mas não do jeito que se esperava.
Pode ser a preparação para algo maior? Sim.
Ao mesmo tempo, não deixa de ser o fim de uma era marcada por eventos atípicos, como a pandemia de COVID-19.
Não parecia 1º de abril. Mas se fosse, talvez não fizesse diferença nenhuma.