Arthur, o salvador da pátria (e do reino)

Eduardo Paiva / 29 de maio de 2017 / Personagens

Sempre batalhando com mortos-vivos e outras criaturas sobrenaturais e demoníacas para salvar sua amada princesa Prin-Prin, Sir Arthur, ou para os mais chegados, apenas Arthur, é um valente cavaleiro que deixou marcado a ferro e fogo sua história no hall da fama de personagens da Capcom e dos videogames.

História

Arthur é o protagonista da série Ghosts ‘n Goblins (Makaimura no Japão) e teve sua primeira aparição em 1985, quando o supracitado jogo foi lançado para arcade no dia 19 de setembro.

A inspiração para a criação do personagem, mesmo sendo um assunto controverso, é vagamente remetida ao Rei Arthur (aquele mesmo da távola redonda), já que seu primeiro jogo é ambientado em Camelot. Para reforçar essa ideia, o próprio mago Merlin aparece no fim do jogo e a princesa Prin-Pin é posteriormente chamada de Guinevere, em Super Ghouls ‘n Ghosts. Entretanto, esse foi um esforço da Capcom americana para situar melhor o jogo no ocidente e ser bem aceito e não há nenhuma referência disso no script original japonês.

Prin-Prin é a última de toda uma linhagem de humanos com sangue real, e por isso torna-se alvo constante dos habitantes do mundo demoníaco (Makai), que, se conseguirem subjuga-la, ganharão acesso e total controle sobre a Terra. Desde o seu primeiro sequestro, seu bravo e corajoso guerreiro Arthur enfrenta a mais variada horda de demônios e lugares inóspitos e mal-assombrados, vez após vez, para salvar sua princesa. E por isso foi considerado o maior cavaleiro que o reino já encontrou.

Sua característica mais marcante e que é muito fácil de perceber, é sua armadura. Ela o protege de qualquer ataque e vai se quebrando pedaço por pedaço, até Arthur ficar apenas de cueca. Sem sua armadura, ele está em grande perigo e se for atingido novamente, se transformará em esqueleto e morrerá. Ao longo dos jogos, várias versões de sua estimada proteção foram criadas, como a armadura dourada que ao receber um golpe não se quebra, mas volta ao seu estado normal e também a armadura de bronze, que adiciona dano mágico elemental aos ataques. Eventualmente Arthur também pode contar com alguns escudos, capazes de absorverem um certo número de golpes antes de se quebrarem, mas nada comparado à sua fiel armadura.

Principais jogos da franquia

Ghosts ‘n Goblins (1985): No primeiro jogo da série, a princesa Prin-Prin é captura por Satan, sob o comando de Astaroth e cabe a Arthur atravessar uma versão de Camelot totalmente amaldiçoada até chegar a vila dos demônios para salvá-la.

Ghouls ‘n Ghosts (1988): A segunda aparição de Arthur nos videogames se passa três anos depois da derrota de Astaroth, quando Lucifer se torna o rei do mundo demoníaco e toma posse de todas as almas dos habitantes do reino, incluindo a de Prin-Prin. Já sabe né? Lá vai Arthur novamente salvar sua amada princesa, mas desta vez, antes de enfrentar Lucifer, ele precisa adquirir um item chamado Psycho Cannon para que o último estágio do jogo seja liberado e ele possa finalmente derrotar o demônio e salvar as almas de todos habitantes. Nesta sequência, Arthur conta com um maior arsenal de armas e também é a primeira vez que a armadura dourada aparece.

Super Ghouls ‘n Ghosts (1991): Tentando antecipar uma nova tragédia e um novo embate com Lucifer, Arthur decide tomar as rédeas da situação e começa a buscar uma arma poderosa o suficiente para acabar com o demônio de uma vez por todas. Alguns anos depois, o reino finalmente está recuperado de todo mal que lhe afligiu nos últimos jogos da série e uma celebração acontece. Ao ouvir esses boatos, Arthur volta de sua longa viagem e se reencontra com Prin-Prin pela primeira vez desde que partiu em sua missão, apenas para vê-la ser levada novamente para o mundo demoníaco. Pobre Arthur, mais uma vez cabe a ele se aventurar pelas profundezas do inferno para derrotar esta nova ameaça, que responde pelo nome de Samael. Porém, a tarefa não é tão simples e ele só pode ser derrotado se seu oponente estiver de posse de uma arma divina que era propriedade da princesa. A busca pelo Goddess’ Bracelet então começa e Arthur desta vez também pode contar com a armadura de bronze e pela primeira vez na série, o pulo duplo é introduzido.

Makaimura (WonderSwan) (1999): Nesta entrada da série que foi lançada apenas no Japão para o portátil WonderSwan, Arthur vai atrás de Azazel para salvar Prin-Prin novamente. Esse jogo se diferencia um pouco dos demais, usando muitos personagens dos outros três jogos da série e por ser um jogo do WonderSwan, não é colorido.

Ultimate Ghouls ‘n Ghosts (2006): O vilão da vez é o próprio Hades e seguindo o padrão de dificuldade elevada de toda a série, Arthur pode contar com novas armas, escudos e poderes mágicos, inclusive alguns que lhe permitem voar.

Lista de Jogos

  • Ghosts ‘n Goblins (1985)
  • Ghouls ‘n Ghosts (1988)
  • Super Ghouls ‘n Ghosts (1991)
  • Arthur to Astaroth no Nazomakaimura: Incredible Toons (1996)
  • Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998) [personagem assistente]
  • Makaimura for WonderSwan (1999)
  • Cannon Spike (2000)
  • Namco ✕ Capcom (2005)
  • Ultimate Ghosts ‘n Goblins (2006)
  • We Love Golf! (2007)
  • SNK vs. Capcom: Card Fighters (franquia) [carta do jogo]
  • Ghosts ‘n Goblins: Gold Knights (2009)
  • Ghosts ‘n Goblins: Gold Knights II (2010)
  • Dead Rising 2 (2010) [skin]
  • Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars (2010) [aparição]
  • Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds (2011)
  • Project ✕ Zone (2012) [personagem assistente]
  • Otoranger (2013)
  • Zombie Cafe (2014) [aparição durante um evento]

Outras mídias

Hisshō Technique Kan Peki-ban #5 Makaimura (Ghosts ‘n Goblins): nesta série publicada mensalmente pela Wanpakku Comics, vários detonados para jogos de NES eram publicados em formato mangá e a edição número 5 trazia informações sobre Ghosts ‘n Goblins, trazendo Arthur na capa.

Nekketsu! Famicom Shōnendan: série de mangás publicada pela Coro Coro Comics entre 1986 e 1987 que abordava jogos de NES, incluindo em uma de suas publicações, Ghosts ‘n Goblins.

Famicom Ryu: série de três mangás publicado em 1986 pela Coro Coro Comics, baseada nos jogos de NES, onde Arthur faz uma breve aparição.

Worlds Unite: série de quadrinhos publicada pela Archie Comics que fez um crossover entre os personagens Sonic e Mega Man. Durante seu evento que ocorreu ao longo de quatro edições, muitos personagens da Capcom e da SEGA fizeram aparições especiais, incluindo nosso amigo Arthur, um de seus arqui-inimigos, Firebrand e o próprio rei do mundo demoníaco, Astaroth.

Cursed Castilla

Em 2016 foi lançado na plataforma Steam um jogo chamado Cursed Castilla, quase que um sucessor espiritual da série Ghosts ‘n Goblins, com fortes inspirações neste jogo e em outros, como Tiger Road e Willow. Vale a pena dar uma conferida!

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo