compartilhe!

Criado originalmente para ser um game baseado no mangá Dragon Ball, Alex Kidd in Miracle World logo tornou-se um dos principais títulos do Master System. Inclusive, até o nascimento de Sonic, coube ao pequeno príncipe radaxiano o cargo de mascote da SEGA.

No entanto, mesmo após estrelar uma série de jogos em um curto espaço de tempo, Alex Kidd acabou relegado ao cargo de coadjuvante: foi personagem jogável em Sega Superstar Tennis e Sonic & Sega All-Star Racing, ao lado de diversos outros personagens da empresa – com destaque para Sonic e sua turma, claro.

O personagem foi importantíssimo para a SEGA na década de 1980 e merece um lugar de destaque entre os mascotinhos dos games de plataforma, ao lado de Crash Bandicoot, Sonic e Mario.


Veja a lista completa de jogos estrelados por Alex Kidd:

Alex Kidd in Miracle World (1986)

Lançado para o Master System no final de 1986, Miracle World logo caiu nas graças do público. Divertido, mesmo com uma dose alta de desafio, Alex Kidd trouxe um ar de frescor para o gênero de plataforma.

As batalhas contra os chefes eram decididas em duelos de pedra-papel-tesoura (jankenpon, em japonês), o que era bastante inusitado. Além disso, o personagem contava com três diferentes veículos, que ofereciam diferentes experiências durante as partidas.

Alex Kidd With Stella: The Lost Stars (1986)

Lançado para os arcades no mesmo ano de 1986, este jogo passou longe do sucesso de Miracle World. Na verdade, os títulos mal se conversam, tamanha a disparidade entre um game e outro.

Aqui, Alex Kidd precisa se aventurar por diversos mundos atrás de esferas miraculosas. Sem veículos, sem trechos verticais, sem mapinha entre as fases.

Foi portado em 1987 para o Master System.

Alex Kidd BMX Trial (1987)

Se você acha que Mario foi o primeiro mascote a migrar do gênero plataforma para as pistas de corrida, está enganado! Alex Kidd fez isso em 1987 no Master System, aproximadamente um ano depois da sua estreia.

O jogo ficou marcado por usar o paddle control, uma espécie de joystick com um botão potenciômetro, feito especialmente para jogos de corrida.

Alex Kidd in High-Tech World (1989)

Este game é, na verdade, uma versão modificada de Anmitsu Hime, game lançado dois anos antes, baseado em um mangá japonês.

Na nova história, Alex fica sabendo através de seus amigos que um novo fliperama será inaugurado. Seu objetivo é achar o lugar, respondendo charadinhas e resolvendo puzzles pelo caminho.

Alex Kidd in the Enchanted Castle (1989)

A estreia do personagem no Mega Drive foi também um retorno às raízes. Em Enchanted Castle, seu objetivo é ir atrás do verdadeiro pai de Alex, no planeta Paperock.

Os veículos estão de volta, assim como a mecânica do pedra-papel-tesoura. Aliás, na versão japonesa do jogo, quem perde a disputa fica pelado, com apenas um pequeno tapa-sexo! No ocidente, a cena foi trocada por algo mais apropriado.

Alex Kidd in Shinobi World (1990)

O sexto game estrelado por Alex Kidd em um espaço de quatro anos. Desta vez temos uma paródia de Shinobi, com fases e inimigos caracterizados numa temática ninja.

Em vez de socos e voadoras, Alex Kidd agora anda com uma espada, que inclusive pode ficar mais poderosa ao longo das fases. Além disso, nosso herói também arremessa projéteis e pode saltar pelas paredes.

Alex Kidd in Miracle World DX

Em junho de 2020, tivemos o anúncio de uma versão remake de Alex Kidd in Miracle World, durante o evento Summer of Gaming.

Com a promessa de gráficos totalmente refeitos, além de outros extras, o retorno de Alex Kidd pode ser um aceno para que outros jogos do personagem sejam lançados.

O remake terá novos modos de jogo e fases, além de poder alternar para o visual retrô, com os gráficos originais da versão de 1986.

Segundo a página do jogo no Steam, o novo game tem lançamento previsto para o começo de 2021.


Ouça já o podcast que gravamos sobre Alex Kidd in Miracle World! Aproveite e confira também as demais matérias especiais sobre este clássico!


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Eidy Tasaka

Eidy Tasaka

Redator e diagramador freelancer, apaixonado por jogos e revistas antigas, incentivado por um pai que sempre nutriu os mesmos vícios. Fã de RPGs japoneses e jogos de plataforma, divide seu tempo entre o Jogo Véio e as poucas horas de sono que possui.

Veja também

Espaço da Veiarada