Lançado para o Nintendo Switch em Janeiro de 2022, Pokémon Legends: Arceus revitalizou a franquia, sem perder o charme que a mantém relevante desde meados da década de 1990.
A aventura acontece na região de Hisui – futuramente chamada de Sinnoh – em algum momento no passado, onde Pokémon são criaturas pouco conhecidas e muitas vezes temidas pelos humanos. Nosso personagem não pertence àquela época, mas parece ter vindo de algum lugar no futuro, com um objetivo desconhecido.
Enquanto você tenta entender seu papel na trama, seu personagem é alistado como um membro da Divisão de Pesquisa da Equipe Galaxy. Assim, você passa a realizar trabalhos de pesquisa, catalogando e conseguindo informações relevantes sobre os Pokémon do continente, enquanto gerencia conflitos entre os clãs Diamante e Pérola. Uma excelente solução para forçar você a capturar centenas de Pokémon, inclusive mais de uma vez o mesmo espécime.
Diferente e muito familiar
Com um foco maior na exploração e na ação das batalhas, Legends Arceus traz uma sensação de familiaridade, ao mesmo tempo em que rompe com alguns padrões do passado. É uma experiência refrescante, sem líderes de ginásio, breeding e Mestres Pokémon. Mas mantém os elementos centrais do que é Pokémon: batalhas por turnos – mais ágeis do que nunca –, capturas e trocas online com amigos. Velhas mecânicas com uma roupagem totalmente atualizada.
A região de Hisui é uma vasta área composta por diversos biomas diferentes, como campos, montanhas nevadas, desertos, praias, cavernas e regiões vulcânicas. E é exatamente nestes ambientes que toda a ação do game acontece. Conforme progredimos na história, novas áreas são liberadas e, consequentemente, novos Pokémon. Além disso, alguns Pokémon especiais servem de montaria e permitem explorar de forma ainda mais minuciosa os cenários passados.
Sabe aquela montanha que não dava pra escalar? Agora dá! E se você voar de lá até uma próxima, vai encontrar um novo Pokémon. Para os fãs de longa data, esse seria o equivalente aos HM (Hidden Machines) dos jogos anteriores.
Os Pokémon vivem livres por todos os cantos do mapa, mais ou menos como na Wild Area de Pokémon Sword & Shield, só que de uma forma mais natural e melhor implementada. Você pode capturá-los de maneira furtiva, usando iscas, comida e itens de camuflagem. Ou pode resolver os problemas do modo antigo, batalhando. Isso fica totalmente a seu critério! Contudo, alguns Pokémon maiores podem apresentar uma dose extra de desafio. Esses Pokémon são conhecidos como Alpha, e são mais agressivos e fortes que o normal.
Tome muito cuidado, pois os ataques são direcionados ao treinador, antes mesmo que ele saque uma Pokébola. Se receber danos consecutivos, seu personagem desmaia e perde itens da sacola. Algumas vezes, itens muito valiosos como os de evolução.
Cada espécie de Pokémon possui características e personalidade próprias. Um exemplo: Bidoof são criaturas dóceis e naturalmente curiosas que se aproximam do jogador para interagir e não fazem nenhum ataque direto. Starly são medrosos e não deixam o jogador chegar muito perto. Já os Pokémon maiores, como Rhydon ou Ursaring, têm posturas agressivas e atacam ao menor sinal de presença. Esse novo aspecto deu uma camada extra de desafio ao jogo, já que um inofensivo Zubat pode representar uma dor de cabeça. Lembra do Parasect? Confie em mim, você vai passar raiva com ele.
A Vila Jubilife e seus arredores
Pokémon Legends: Arceus é um jogo de mundo semiaberto. Temos algumas áreas do mapa principal separadas por zonas, que podem ser acessadas de maneira independente. No centro de tudo está a vila de Jubilife, servindo como uma base de operações da Equipe Galaxy.
Na vila, temos tudo o que é necessário para dar suporte a nossa aventura. Lojas de equipamentos, itens cosméticos, treinamento para os Pokémon, gerenciamento de inventário e missões secundárias. Tudo isso você consegue realizar com facilidade em Jubilife. Além disso, esse é o local mais movimentado de todo o game, e que cresce na medida em que avançamos na história. Inclusive, fique atento para as missões secundárias! Algumas delas são extremamente recompensadoras.
Tudo pronto? Todos os itens estão em ordem? Escolheu seus seis melhores Pokémon? Então está na hora de deixar a vila para batalhar, capturar Pokémon, realizar missões ou coletar recursos para craftar itens. Sim, craftar! Pokébolas, poções e iscas, tudo pode ser feito por você, usando itens coletados pelos cenários. E você pode craftar itens melhores comprando (ou ganhando) as receitas dos NPCs.
Quando cansar de explorar uma área, você pode usar as viagens rápidas para os acampamentos. Assim, é possível recuperar a energia do seu time, esperar por algum período específico do dia ou condição climática, além de gerenciar seu inventário e seus Pokémon. É também uma ótima forma de ganhar tempo e viajar mais rapidamente pelo mapa, principalmente quando você ainda não tem todas as montarias.
A Pokédex
Em seu lançamento, Legends Arceus conta com 242 Pokémon na Dex. Estão presentes Pokémon de todas as gerações e também as inéditas Hisuian Forms, que são variações visuais e de tipos de alguns Pokés antigos. Inclusive, alguns ganharam evoluções inéditas, como é o caso de Kleavor, a mais nova evolução de Scyther, ou de Ursaluna, que é a evolução de Ursaring.
Nem todas as formas regionais possuem evoluções inéditas, como é o caso de Voltorb e Electrode, que apenas tiveram sua aparência e tipo modificados. É o mesmo esquema de Sun & Moon e Sword & Shield. Inclusive, os Pokémon iniciais receberam evoluções regionais, para a surpresa (ou repúdio) dos jogadores.
Atividades em Hisui
Como em todos os jogos da franquia Pokémon, a história principal é apenas parte da experiência. Infelizmente não temos um modo online robusto e competitivo para o pós game (ainda), mas além de concluir as missões primárias ainda temos uma série de atividades para nos divertimos por Hisui.
Dezenas de Quests secundárias estão disponíveis e espalhadas por todas as áreas, o que garante de certa forma um End Game interessante. Infelizmente, muitas missões secundárias acabam se mostrando parecidas entre si, mas ainda assim vale a pena a conclusão.
Completar a Pokédex também é uma atividade opcional, mas essencial para um desfecho bacana da jornada, e em Hisui não basta apenas avistar ou mesmo capturar um único monstrinho. Todas as entradas na Dex possuem níveis diferentes, que vão de 1 a 10. Para conseguir todas as informações de uma determinada espécie você precisa cumprir uma série de requisitos, como capturar uma determinada quantidade do mesmo Pokémon sem ser visto, derrotar a mesma espécie várias vezes, etc. Não chega a ser uma novidade, mas para quem já terminou o game, serve como motivação para continuar jogando. Inclusive, você só consegue alistar Arceus para o seu time após completar a Pokédex. Boa sorte!
Conclusão
Legends tem potencial para se tornar recorrente dentro do universo Pokémon. Inclusive, espero que preparem pra ontem novas versões em outros continentes, como Johto, Hoenn e Unova.
Não se trata de um jogo perfeito, longe disso. Mas mostrou que Pokémon pode ser muito mais que uma reciclagem eterna de conceitos e mecânicas que nem sempre fazem sentido. É possível agradar novos e velhos treinadores com criatividade e capricho.
O modo Online realmente faz falta, assim como a National Dex, mas quem sabe não chegam através de DLC ou mesmo em um próximo jogo? A impressão que fica é que Legends of Arceus foi uma aposta, um laboratório onde os desenvolvedores puderam testar diversas ideias bacanas há muito solicitadas pelos fiéis jogadores e que acabou dando muito certo.
Pra fechar: Um jogo de Pokémon sem o Charizard? Uau!