A ideia para o cardgame surgiu de Andriolli Costa, criador do projeto que vai abrir uma campanha de financiamento coletivo no dia 7 de agosto. Poranduba – Cartas de Cultura é um jogo de cartas inspirado na cultura popular brasileira e contou com ilustrações de artistas espalhados por todos os cantos do país. Confira:
“Poranduba – Cartas de Cultura” é um jogo de cartas estratégico, inspirado na cultura popular brasileira, para uma a quatro pessoas. Planejado para públicos a partir dos 12 anos de idade, traz como objetivo vencer três desafios antes do seu oponente. Para isso, você deve utilizar a sabedoria das benzedeiras; a força dos lobisomens ou a ginga dos palhaços de folia de reis. Só cuidado: um movimento em falso e suas cartas podem ir para o Beleléu!
O jogo de cartas ficou em desenvolvimento durante dois anos e conta com a direção de arte de André Vazzios – colorista e quadrinista – que ficou conhecido por seu trabalho nas revistas Holy Avenger e Lua dos Dragões. André também ilustrou algumas das cartas, inclusive a primeira da coleção: o Lobisomem-Porco.
Um ponto muito interessante do jogo é que cada carta possui um QR Code que leva a uma página dedicada a explicar as manifestações culturais que levaram à criação da carta em questão, enriquecendo o conhecimento sobre a diversidade presente na cultura brasileira.
Além do jogo físico, uma versão digital para aparelhos Android também está em desenvolvimento, confira:
Poranduba é uma palavra em Tupi que significa uma mistura de história e notícia e foi utilizada pela primeira vez por Andriolli como título de seu TCC, em 2010, que também estava relacionado à cultura popular. O cardgame foi um desdobramento do trabalho de pesquisa de Andriolli que também possui um podcast com o mesmo nome com mais de 100 entrevistas sobre o tema. No cardgame, Poranduba é o baralho principal usado para vencer o baralho de Desafios. Comprar uma carta nova é como ouvir uma nova história, uma nova poranduba.
Poranduba – Cartas de Cultura já está com sua página de pré-campanha aberta na plataforma Catarse, então se você curtiu a ideia do jogo, é só clicar aqui e apoiar o projeto! E no site de Andriolli, Colecionador de Sacis, você encontra muito mais informações sobre o tema, inclusive o podcast.