Durante a era dos 16-bits, alguns cartuchos continham chips de aprimoramento especiais que permitiam a execução de determinadas técnicas ou melhorias da performance dos games, indo além das limitações de hardware do console.
Um desses chips foi o co-processador SA-1 do Super Nintendo. Usado em jogos como Kirby’s Dream Land 3 e Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, o SA-1 aprimorava a execução do jogo em diversos aspectos, melhorando a sua velocidade de processamento, de RAM, entre outras coisas.
Recentemente, foram compartilhadas imagens de um Programa de Demonstração do SA-1, executado a partir de um cartucho raríssimo com o chip. Depois de aparecer à venda no Ebay, o cartucho foi comprado por um colecionador anônimo. E graças e esse colecionador, uma cópia da ROM foi entregue à Vitor Vilela, criador de mods de hardware e software que é especialista neste chip e já produziu até mesmo versões aprimoradas de jogos de SNES usando a tecnologia.
Para preservar este material valioso para a história dos videogames, foram disponibilizadas as ROMs e imagens deste programa de demonstração do chip. Confira abaixo:
Para saber mais sobre o projeto e baixar as ROMs, acesse também a página do Patreon criada pelo programador.