compartilhe!

Durante a era dos 16-bits, alguns cartuchos continham chips de aprimoramento especiais que permitiam a execução de determinadas técnicas ou melhorias da performance dos games, indo além das limitações de hardware do console.

Um desses chips foi o co-processador SA-1 do Super Nintendo. Usado em jogos como Kirby’s Dream Land 3 e Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, o SA-1 aprimorava a execução do jogo em diversos aspectos, melhorando a sua velocidade de processamento, de RAM, entre outras coisas.

Recentemente, foram compartilhadas imagens de um Programa de Demonstração do SA-1, executado a partir de um cartucho raríssimo com o chip. Depois de aparecer à venda no Ebay, o cartucho foi comprado por um colecionador anônimo. E graças e esse colecionador, uma cópia da ROM foi entregue à Vitor Vilela, criador de mods de hardware e software que é especialista neste chip e já produziu até mesmo versões aprimoradas de jogos de SNES usando a tecnologia.

Para preservar este material valioso para a história dos videogames, foram disponibilizadas as ROMs e imagens deste programa de demonstração do chip. Confira abaixo:

Para saber mais sobre o projeto e baixar as ROMs, acesse também a página do Patreon criada pelo programador.


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Sora

Sora

Fã de jogos desde que se entende por gente, gosta de jogar de tudo um pouco, mas seu gêneros favoritos são RPG e aventura. Sua franquia favorita é Tomb Raider.

Veja também

Espaço da Veiarada