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O estudo foi realizado pela Video Game History Foundation em parceria com a Software Preservation Network e os dados coletados revelam que 87% dos jogos lançados nos Estados Unidos não estão mais acessíveis no mercado. Isto é, você precisa ter acesso ao hardware original com o jogo, visitar uma biblioteca de videogames ou recorrer à pirataria.

“Imagine se a única maneira de assistir ao Titanic fosse encontrar uma fita VHS usada e manter seu próprio videocassete para que você ainda pudesse assisti-lo. E se nenhuma biblioteca, nem mesmo a Biblioteca do Congresso, pudesse fazer melhor – eles poderiam manter e digitalizar aquele VHS do Titanic, mas você teria que ir até lá para assisti-lo. Parece loucura, mas essa é a realidade que vivemos com os videogames, uma indústria de 180 bilhões de dólares, enquanto os jogos e sua história desaparecem.”

A Biblioteca do Congresso citada no texto acima é a maior biblioteca do mundo – com milhões de livros, filmes, fotografias, jornais, etc. – e serve como a principal fonte de pesquisa para o congresso norte-americano.

Para efeitos de comparação, a porcentagem dos jogos que ainda se encontram disponíveis (13%) é apenas ligeiramente maior do que a de filmes da Era do Cinema Mudo (14%) que marcou o início do indústria cinematográfica e abrange o período de 1894 a 1929.

Resumindo: praticamente 9 entre 10 jogos de videogames antigos não estão mais acessíveis para a maioria da população e estamos falando de jogos lançados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. O artigo completo com todos os detalhes e metodologias sobre o estudo pode ser encontro no site da Video Game History Foundation. É só clicar aqui!


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Eduardo Paiva

Gamer desde sempre, redator desde agora. Jogou de Top Gun, Enduro e Pitfall até Dragon Age, Assassin’s Creed e GTA V. Formado em Ciência da Computação, ainda não desistiu do sonho de desenvolver seu próprio jogo e se aprofundar nesse complexo processo de criação.

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