compartilhe!

A Rare foi criada em 1985 pelos irmãos Chris e Tim Stamper, acumulando uma história de sucesso no mundo dos games, principalmente durante os anos de parceria com a Nintendo.

Tim é muito ativo no Twitter e sempre posta alguns itens raros de sua coleção pessoal como desenvolvedor e uma das suas mais recentes postagens tem dado o que falar. Trata-se de um cartucho protótipo de The Legend of Zelda: Ocarina of Time que foi utilizado durante a Spaceworld de 1997. Confira:

Fonte: @InTimsWorld

Na foto também podemos ver um outro protótipo, só que de Mario 64, além de algumas cópias lacradas de Ocarina of Time. Itens raros e valiosos que chamaram a atenção de alguns usuários da plataforma que começaram a questionar Tim por não fazer dump dos cartuchos, digitalizando seu conteúdo e preservando essa parte importante da história dos games.

Dump significa pegar o conteúdo de um cartucho de jogo e transferi-lo para um computador, mantendo uma cópia desses dados reservada em mídias digitais com fins – na maioria das vezes – de catalogação e preservação da história dos videogames.

Apesar da retaliação sofrida por Tim nos comentários, devemos lembrar que pegar o conteúdo de um cartucho de videogame e disponibiliza-lo na Internet, na maioria das vezes é um ato ilegal e que poderia até trazer problemas jurídicos para o irmão de Chris. Principalmente se presarmos como a Nintendo é implacável em relação a qualquer tipo de manipulação com suas propriedades intelectuais.


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Eduardo Paiva

Eduardo Paiva

Gamer desde sempre, redator desde agora. Jogou de Top Gun, Enduro e Pitfall até Dragon Age, Assassin’s Creed e GTA V. Formado em Ciência da Computação, ainda não desistiu do sonho de desenvolver seu próprio jogo e se aprofundar nesse complexo processo de criação.

Veja também

Espaço da Veiarada