Lançada em meados de 1990, a revista Ação Games foi, por anos, uma das principais fontes brasileiras de informação sobre videogames. Criada originalmente como uma edição especial da revista A Semana em Ação, a publicação logo conquistou o mercado e fez história. Até aqui, nenhuma novidade, né?
Inclusive, nós já fizemos uma homenagem à Ação Games! Com a capa reproduzindo a primeira edição da revista, diagramação clássica, além de outros pequenos elementos inspirados na publicação da editora Azul. E o melhor: Grátis, só clicar aqui e baixar a sua.
Mas e a versão argentina da revista,
você já ouviu falar?
Publicada na Argentina pela Quark Editorial, a revista teve o seu título alterado para Action Games e estreou em junho de 1992, mantendo muito das artes da versão publicada pela Editora Azul aqui no Brasil.
Algumas matérias eram levemente rediagramadas, mas aproveitavam ilustrações e grafismos, preservando a identidade da publicação. Inclusive, logo no editorial era possível ver um pequeno aviso sobre o acordo firmado entre as editoras.
A publicação teve ao todo 104 edições, contra as 171 da versão brasileira, e fez bastante sucesso não apenas na Argentina, mas também no Uruguai. Além das edições regulares, nós achamos em nossas pesquisas até mesmo um álbum de figurinhas temático!
A Action Games foi encerrada em meados de 2001. Depois disso, a Quark passou a publicar uma revista dedicada ao PlayStation, chamada Action Play.
Galeria de Capas da Action Games
Confira abaixo algumas das principais capas da Action Games.
Fonte: Retrodescargas
Se você tiver interesse em procurar por revistas de videogame publicadas em espanhol, recomendamos que procure por publicações clássicas como a Hobby Consolas (publicada originalmente na Espanha) e a Club Nintendo, do México.
Outra indicação bacana vai para a revista Replay, publicação argentina atual sobre retrogames. Recomendamos bastante:
Para quem ficou curioso e quer conhecer mais sobre a Action Games, é possível achar edições em PDF pela internet, a exemplo do que já é feito no Brasil por sites como o Retroavengers e o Datassette.