Rieko Kodama, que trabalhou em jogos como Alex Kidd, Phantasy Star e Skies of Arcadia, faleceu no Japão em maio. A informação foi confirmada pela SEGA e detalhes sobre a morte de Kodama não foram revelados.
Os rumores começaram após uma mensagem em homenagem a Kodama ter sido notada nos créditos do Mega Drive Mini 2. Yosuke Okunari, produtor da SEGA, confirmou o fato após ser questionado no Twitter:
Kodama foi um dos primeiros nomes femininos a fazer história no mundo dos games e na GDC 2019 recebeu o Pioneer Award, prêmio concedido aos que contribuíram ao longo da vida para o desenvolvimento da indústria através de seu trabalho e ideias inovadoras.
Kodama iniciou sua trajetória no mundo dos games como artista gráfica, começando no título Champion Boxing, de 1984. Seguiu emprestando seus talentos em jogos como Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star, Altered Beast, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Phantasy Star II, Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2.
Como diretora, foi responsável por Phantasy Star IV e Magic Knights Rayearth, além de inúmeros trabalhos como produtora em jogos como Deep Fear, Skies of Arcadia e mais recentemente Sega Ages, para Nintendo Switch.
Uma enorme perda para o mundo dos videogames e para a indústria de jogos.