Pesquisar
Close this search box.

Jogamos: Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 (Remaster)

compartilhe!

Tony Hawk's Pro Skater 1+2 (Remaster)

Desenvolvido por:

Vicarious Visions

Publicado por:

Activision

Lançado em:

07/06/2020

Gênero:

Esporte

Jogadores:

1

Avaliação

90

Nota

O jogo pode não ser perfeito, mas com certeza reproduz da melhor forma possível os primeiros games da franquia. Seria interessante ver níveis dos outros jogos como Tony Hawk’s Pro Skater 3 ou 4 sendo lançados posteriormente como DLCs no game.

Existem jogos que conseguem marcar as nossas vidas de uma maneira especial e, para mim, Tony Hawk’s Pro Skater foi um desses jogos. Durante os tempos de PlayStation 1, joguei muito os primeiros jogos da série, mas depois a franquia passou por grandes mudanças em seu estilo que acabaram me afastando. O anúncio de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 gerou em mim grandes expectativas, afinal, seria possível trazer toda a magia dos primeiros jogos da série para as gerações mais recentes?

É justamente isso que vou contar para vocês neste review!

Desenvolvido pela Vicarious Visions, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 foi lançado no dia 4 de setembro de 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC através da Epic Games Store. Ele é, basicamente, um remaster dos dois primeiros jogos da série e traz pistas, skatistas e até mesmo a trilha sonora dos jogos clássicos em um único título. Mas, além de todo o conteúdo nostálgico, ele também traz as suas novidades.

Novos desafios no Single Player de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

O Single Player se chama Tours de Skate. Nele você escolhe o seu skatista e pode começar a jogar os níveis clássicos de Tony Hawk’s Pro Skater 1, Tony Hawk’s Pro Skater 2 ou no Estilo Livre que inclui todos os níveis. Na tela de seleção de skatistas já vemos uma das principais adições, que são os novos skatistas. Além de nomes já conhecidos como Tony Hawk, Bob Burnquist, Steve Caballero, Elissa Steamer e Chad Muska, temos também novos rostos como Aori Nishimura, Riley Hawk (o filho de Tony Hawk), Nyjah Huston, Letícia Bufoni e Leo Baker.

Inicialmente você tem um total de 21 personagens para escolher (22 se você adquirir a edição Deluxe). Depois você ainda desbloqueia alguns personagens secretos que incluem algumas figuras bem famosas da franquia.

Tela de Seleção - Tony Hawk Pro Skater 1+2

A campanha principal traz todos os níveis dos jogos clássicos, reproduzidos com muitos detalhes que certamente vão encantar os jogadores das antigas. Em sessões de 2 minutos, você deve completar os objetivos para desbloquear os níveis seguintes. E, além dos objetivos já conhecidos das fases, há também alguns extras que oferecem um desafio a mais.

Os níveis de Torneios também estão presentes. Neles, você deve usar todo o seu arsenal de manobras para impressionar os juízes e sair com a medalha de ouro. Os torneios em THPS 1+2 não estão nada fáceis e irão exigir do jogador o domínio de uma grande variedade de manobras, incluindo as especiais.

A experiência de jogar a campanha de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 está bem similar à dos jogos do PlayStation. Além de procurar os objetivos e gaps, você também deverá dominar os combos para alcançar as pontuações cada vez mais altas exigidas.

Os controles mantiveram a simplicidade dos títulos anteriores. Se você se lembra bem das manobras, assim como dos manuais e reverts, vai se sentir em casa jogando. O controle dos skatistas está bastante responsivo, mas as quedas serão inevitáveis, acredite! E por falar em quedas, esse foi um dos aspectos do jogo que passou por uma pequena diferença. Quando o skatista cai no chão, ele se levanta com um efeito de fita rebobinando e você pode pressionar os botões do controle para fazê-lo se levantar mais rapidamente.

E sem contar que você ainda pode aprimorar cada skatista, coletando os pontos de atributos nas fases. Esses pontos deverão ser coletados com cada personagem individualmente, diferente dos objetivos das fases que têm o seu progresso mantido de forma geral. Durante a jogatina, será muito importante distribuir sempre esses pontos, pois eles poderão te ajudar muito na hora de cumprir certos objetivos, como os Gaps da Telhado da fase Centro, Mineápolis.

Os que estiverem com dificuldades ainda poderão contar com as Modificações, disponíveis no menu de opções. Essas modificações são como os cheats dos jogos antigos, permitindo ativar desde truques como equilíbrio perfeito ou sempre fazer manobras especiais até recursos engraçados como o skatista gigante ou gráficos com as cores trocadas.

Junto dos novos desafios das fases, o jogo também tem uma série de Objetivos de skatistas, de níveis e gerais que você pode ir completando. Esses Objetivos funcionam como conquistas no jogo, permitindo que você suba de nível na Carreira e receba novos shapes, trajes, insígnias para o seu perfil ou dinheiro para gastar na Loja de Skate.

Existem Objetivos bem simples que você certamente irá completar facilmente ao longo do jogo, mas há outros que irão exigir treino e dedicação.

Visuais totalmente repaginados

Tony Hawk Pro Skater 1+2

Como não podia deixar de ser, os níveis e skatistas passaram por uma grande repaginada na parte visual. Os skatistas ganharam modelos totalmente novos, baseados na sua idade atual. Os cenários, por sua vez, agora têm muito mais detalhes e uma iluminação mais dinâmica.

O Hangar, por exemplo, ganhou um visual mais vivo e tem até mesmo banners de jogos posteriores da série nas paredes. Já o Shopping passa um ar de abandonado muito interessante, com vários elementos que o deixaram muito mais bonito. Mas as modificações não tiraram a essência dos níveis. Você, que jogou os primeiros games, certamente vai se deleitar vendo o cuidado com o qual foram elaborados os níveis no novo game. Até mesmo o famoso extraterrestre da fase Roswell está lá!

Multiplayer online e offline

Além do Single Player, você também poderá desafiar outros skatistas no Multiplayer. Ao acessar o Multiplayer, que conta com os Rolês (partidas mais casuais) e o Competitivo, você irá entrar em Lobbys com até oito skatistas para competir em diferentes modos e níveis selecionados de forma aleatória.

Há o Trick Attack onde o objetivo é conseguir a maior pontuação em 2 minutos, o Graffiti onde você “marca” um objeto fazendo pontos nele e o Desafio de Combo onde o objetivo é atingir uma determinada pontuação com Combos. O multiplayer local com tela dividida também está presente com todos os modos do online e o famoso Horse.

Crie a sua pista e Skatistas Personalizados

Os famosos modos de criar a sua própria pista e skatista com certeza não poderiam ficar de fora de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2. No Crie sua Pista você pode usar diversos elementos como rampas, corrimãos e muito mais para criar o seu skatepark totalmente customizado. Diferente dos jogos anteriores, onde essa customização era limitada, na nova versão você pode criar desde skate parks mais básicos até pistas malucas e desafiadoras.

O modo de Personalizar Skatistas retornou muito mais robusto, com inúmeras opções para deixar o seu skatista com um visual totalmente diferenciado. São várias opções de cabelos, olhos, tatuagens, roupas, logos, skates e muito mais. Á medida em que vai progredindo, você ainda pode comprar mais roupas e acessórios para poder customizar o seu personagem na Loja de Skate.

Trilha sonora de peso

Eu não poderia encerrar este review sem falar da trilha sonora de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2. Além de sons de bandas como Dead Kennedys, Bad Religion, Goldfinger, Anthrax e outras já presentes nos games, temos também novas adições na trilha sonora. Até mesmo a banda brasileira Charlie Brown Jr. conquistou o seu espaço no game com a sua música Confisco.

THPS 1+2 traz uma bela mistura de rock, rap e ska, com bandas que remetem aos tempos em que os jogos originais foram lançados. E é claro que esse diferencial fecha com chave de ouro a experiência nostálgica oferecida aos fãs que jogaram Tony Hawk’s Pro Skater há 20 anos atrás. Você pode até mesmo personalizar a sua playlist, deixando apenas as suas músicas favoritas.

Quer ouvir uma prévia da trilha sonora? Confira a playlist oficial do jogo no Spotify!

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 é o remaster que a franquia merecia

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 traz exatamente o que os fãs queriam, sem deixar de lado os recursos mais modernos. Claro que o jogo poderia ter sido mais ambicioso trazendo mais conteúdo original, mas se você é fã dos jogos clássicos, com certeza vai adorar passar horas e horas revivendo as fases, objetivos e querendo desbloquear tudo. E se você nunca jogou Tony Hawk’s Pro Skater, essa é uma ótima oportunidade de descobrir porque a franquia de jogos de skate é tão querida.

E esse foi o nosso review de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2! Se você jogou, conta pra gente o que achou dele. E não deixe de conferir também o nosso podcast sobre o primeiro Tony Hawk’s Pro Skater que está pura nostalgia.

Também falamos sobre as matérias das revistas de videogame antigas sobre o jogo!


Este review foi feito a partir da versão de PC. A key utilizada nos foi gentilmente cedida pela assessoria de imprensa da Activision.

Sora

Sora

Fã de jogos desde que se entende por gente, gosta de jogar de tudo um pouco, mas seu gêneros favoritos são RPG e aventura. Sua franquia favorita é Tomb Raider.

Veja também

Espaço da Velharada