Bokujou Monogatari: Harvest Moon for Girl (PS1)

por Lucas Rodrigues em 12 de Fevereiro de 2018

No começo dos anos 90, um certo jogo onde tomar conta de tarefas cotidianas em uma fazenda tomava conta da cabeça da garotada nas locadoras. Passar horas na frente da TV plantando nabos, tirando leite das vacas e socializando com os vizinhos era algo extremamente prazeroso. Falamos logicamente de Harvest Moon para Super Nintendo.

O jogo ficou popularmente conhecido como uma das melhores aventuras Role-Playing do console e merece destaque até hoje por sua incrível jogabilidade. Por mais que aquele valentão porradeiro sempre gostasse de tirar sarro dos pirralhos que estavam gerenciando uma fazenda virtualmente, todos nós sabemos que ele também curtia uma fazendinha quando ninguém estava olhando. É impossível não se apaixonar pela cativante trama do pequeno Pete (sim, para quem não sabia, esse é o nome verdadeiro do franzino garoto de boné azul).

Dois anos após seu lançamento, o PlayStation recebe sua própria versão, denominada Harvest Moon: Back to Nature. Pete agora recebe uma fazenda de herança do seu avô na cidade de Mineral Town e aparece com um visual bem diferente: está totalmente modelado em 3D, algo que o Nintendo 64 tentou emplacar mas infelizmente não obteve tanto sucesso quanto seu rival Sonyano. Harvest Moon: Back to Nature possui uma infinidade de recursos para um jogador criativo. Você pode ficar por horas buscando variedades diferentes de peixes pelos rios da pacata cidade, brincar de Masterchef ou até mesmo ter um melhor amigo para contar nas horas mais difíceis. Vários eventos secretos também ocorrem durante o jogo de acordo com suas escolhas (ou até se você for o cara que estiver no lugar certo na hora certa!). Explorar este clássico até os 100% é uma tarefa extremamente longa e divertida.

Versão para garotas

Até aqui temos um ótimo jogo que chamava a atenção da garotada que curtia videogames. Mas, como a proposta era fazer o jogador imergir no mundo rural na pele do próprio personagem, podemos dizer que as meninas da época não se sentiam muito à vontade.

Jogar obrigatoriamente com um homem? Poder escolher entre 5 garotas para se casar? Definitivamente Harvest Moon não alcançaria o público feminino.

Foi então que em 7 de dezembro de 2000 Bokujou Monogatari for Garu (ou Bokujou Monogatari Harvest Moon for Girl) foi lançado para o PS1 exclusivamente no Japão.

O jogo possui o mesmo esqueleto de Back to Nature: você está na mesma cidade, convive com as mesmas pessoas e terá que realizar todas as mesmas tarefas de gerenciamento para manter sua fazenda próspera. Ao invés de Pete, a personagem principal agora se chama Claire, uma bela jovem sem família e amigos que é vítima de um naufrágio, mas que ganha uma segunda chance na vida ao parar em Mineral Town.

Diferenças

Além da trama inicial, Harvest Moon Back to Nature e sua versão para garotas possuem poucas diferenças a serem apontadas.

  • Alguns objetos trocam de cores para deixar o ambiente mais agradável ao público alvo;
  • Festivais e eventos contando um pedaço da história são modificados para se encaixarem na perspectiva feminina (por exemplo, você poderá participar do festival Spring Goddess e Doug será uma pessoa muito mais agradável nesta versão do jogo);
  • Um espelho é adicionado no quarto de Claire (talvez Pete fosse um vampiro?);
  • É possível se relacionar com os rapazes que se casam com as garotas do primeiro jogo (Cliff, Rick, Kai, Gray e o Doutor);
  • A história termina quando uma proposta matrimonial é aceita.

Dependendo de quem for o marido de Claire, o casal pode continuar morando em Mineral Town ou deixar a cidade.

Portabilidade e continuidade

Embora a versão de PS1 nunca tenha chegado ao ocidente, Harvest Moon Back to Nature e Bokujou Monogatori: Harvest Moon for Girl foram lançados no PSP como um único jogo: Harvest Moon Boy & Girl em 2005 no Japão e 2007 nos Estados Unidos. Apenas algumas mudanças nos controles foram feitas em relação aos jogos originais.

Aparentemente, após esse período de testes com uma personagem feminina, a série de jogos de “fazendinha” ganhou outros títulos com o mesmo propósito, como Harvest Moon: More Friends of Mineral Town (GBA) e Harvest Moon DS Cute (NDS), agradando a gregos e troianos.

Bokujou Monogatari – uma franquia democrática

Quer cuidar de sua fazenda com um personagem homem? O PlayStation tem exatamente o jogo que você precisa!

Quer utilizar uma mulher para realizar as mesmas tarefas? Sem problemas! Venha para o PlayStation também! Só há um pequeno problema: você terá que falar japonês…

Vale a pena dar uma conferida nesse game um tanto desconhecido pelo público. E caso você ache este CD jogado em alguma loja pela sua cidade, compre-o. Com certeza é um item que todo fã do apaixonante console de 32 bits da Sony deveria ter em sua prateleira.


Leia mais sobre: , , ,