Se você é um gamer das antigas certamente já ouviu falar de Myst, uma renomada franquia de jogos de aventura desenvolvida pela Cyan. Nele, o jogador deve explorar diversos ambientes para solucionar quebra-cabeças e desvendar os segredos do enredo. Apesar da história instigante e visual bonito, muitos acabavam abandonando o jogo por não terem uma proficiência mínima no inglês para entender o contexto e saber o que deve ser feito. Essa limitação era muito comum nos anos 1990 (inclusive para mim).

No primeiro jogo, lançado em 1993, nós controlávamos um personagem chamado Estranho que usava um livro mágico para viajar pela ilha de Myst a fim de solucionar os mistérios em inúmeras dimensões chamadas de “Eras” que, dependendo de suas ações, conduzia a um dos finais do jogo.

No exterior, Myst fez um grande sucesso, sendo best seller no PC até a chegada de The Sims, em 2002. O jogo impressionava pela imersão e nível de detalhes, e as formas usadas para solucionar os enigmas eram muito criativas (em tudo poderia haver alguma pista, desde uma simples folha de papel até o mais calmo ruído).

Muitos fãs de jogos de aventura e quebra-cabeças que não puderam aproveitar este clássico na época, certamente iriam adorar (re)viver os jogos de Myst e seus incríveis mundos. Agora isso é possível adquirindo-os em sites como Steam ou GOG, já que a maioria dos jogos da franquia está disponível nas duas plataformas. No entanto, devido à sua “longa idade”, não é qualquer PC que consegue rodar bem Myst, principalmente se for o primeiro, pois ele apresenta muitos problemas de compatibilidade com os sistemas operacionais recentes. Para quem ainda não jogou esta excelente franquia (por esse ou qualquer outro motivo), tenho uma excelente notícia: em breve teremos um relançamento especial desses jogos.

Myst 25th Anniversary Collection

Tudo começou com um tweet misterioso feito pelo pessoal da Cyan Worlds. Ao que tudo indicava, logo teríamos novidades relacionadas a Myst. Um novo jogo? Isso, de fato, seria muito bom. Mas depois foi revelado o verdadeiro projeto por trás do anúncio, uma edição especial de 25 anos chamada Myst 25th Anniversary Collection.

O projeto, que conseguiu atingir a meta de financiamento na Kickstarter em apenas 8 horas, será uma antologia com todos os jogos da série acompanhada de réplicas exclusivas de artefatos encontrados naquele universo. As réplicas serão vendidas temporariamente como recompensas (da Kickstarter), mas, mesmo sem apoiar o projeto, será possível comprar a antologia separadamente em outras plataformas digitais. Inicialmente, ela será exclusiva do GOG.com e terá todos os títulos adaptados para rodar no Windows 10. Os jogos incluídos são:

Itens exclusivos

Entre os itens exclusivos para os apoiadores da Kickstarter estão o Myst Linking Book, um livro especial com uma “janela” na qual é possível visualizar as artes da capa do DVD, uma réplica da caneta tinteiro de Gehn e sketches originais de Riven. São verdadeiros itens de colecionador.

Caneta tinteiro de Gehn

Metas da comunidade

Foram criadas também metas para desbloquear prêmios para toda a comunidade, independentemente de serem apoiadores ou não. Ao atingir essas metas serão disponibilizados para os fãs:

  • 5 Imagens em alta resolução de Myst ─ de ângulos nunca renderizados antes;
  • 5 Scans de artes conceituais de Riven direto das paredes dos escritórios da Cyan;
  • 5 nodes VR da ilha do primeiro Myst que podem ser visualizados pelo Google Cardboard;
  • 5 Itens 3D de Myst para imprimir;
  • 5 Documentos de design das Eras de Uru.

São 25 objetivos que terão sempre o seu progresso atualizado. Alguns deles são: a Cyan obter 1.500 seguidores no Twitter, 6.000 inscritos no Youtube, 12.000 curtidas no Facebook e 10 covers instrumentais de músicas da série. Para ver o andamento deles, basta conferir as Community Goals na página da Kickstarter.

Apesar das recompensas da comunidade serem exclusivamente digitais, não deixam de ser itens interessantes para quem acompanha Myst e quer saber mais sobre o seu incrível universo.

O que achou da novidade? Gostou de saber que em breve poderá jogar Myst novamente ou preferia um jogo novo para a franquia? Comente a sua opinião!


Leia mais sobre: , , ,