Conheça Billy e Jimmy Lee, os protagonistas da série de ação Double Dragon

Eidy Tasaka / 26 de março de 2016 / Personagens

A nossa coluna de hoje vai tentar resgatar um pouquinho da história dos irmãos Billy e Jimmy Lee, os protagonistas da série Double Dragon e precursores do gênero beat’em up, em um tempo onde jogar em arcade com dois jogadores era sinônimo de competição, em vez de cooperação.

Ficha técnica

billy-lee-jogo-veio

Billy Lee

Data de Nascimento: 23 de outubro de 1969

Altura: 1,88m

Peso: 95kg

Estilo de luta: Sou-Setsu-Ken

Cor favorita: Azul

 

jimmy-lee-jogo-veio

Jimmy Lee

Data de Nascimento: 23 de outubro de 1969

Altura: 1,85m

Peso: 92kg

Estilo de luta: Sou-Setsu-Ken

Cor favorita: Vermelho

 


História da série

O jogo que deu origem a série foi lançado pela Technos em 1987 para os arcades como uma evolução de Renegade (conhecido pelos japoneses como Nekketsu Koha Kunio-kun), com o acréscimo de algumas mecânicas que se tornariam elementos básicos na cartilha do gênero: jogatina cooperativa, fogo-amigo em um beat’em up e a possibilidade de roubar a arma do seu adversário.

double-dragon1-jogo-veio

O sucesso foi tanto que o título acabou sendo adaptado para diversos consoles, além de consolidar o gênero de briga de rua como um dos mais famosos nesse finalzinho da década de 80. No ocidente o jogo foi distribuído pela Taito. Eis a lista de consoles que receberam adaptações de Double Dragon: NES, Master System, Atari 2600, Atari 7800, Atari ST, Amiga, Amstrad CPC, Commodore 64, Game Boy, Mega Drive e Atari Lynx.

A trama é bastante simples: a gangue maligna Black Warriors sequestra Marian, a namorada de Billy Lee (só dele ou de Jimmy também?). Os dois irmãos saem pela cidade esmurrando capangas a torto e a direito, com um repertório bem vasto de golpes de artes marciais divididos entre três botões de ação (soco, chute e salto). Os golpes vão bastante além do básico, com direito a cotoveladas e agarrões que, inclusive, podem acertar o seu parceiro. Quer uma dica? Billy e Jimmy precisam estar distantes um do outro para não se matarem.

O jogo é dividido em quatro fases: Cidade, Fábrica, Floresta e, por último, o esconderijo dos Black Warriors. Se você estiver jogando de um, a aventura termina após a derrota do chefão final, Willy. Se estiver jogando em dupla, após vencer Willy os dois irmãos se enfrentam para decidir quem é o verdadeiro merecedor do amor de Marian. Louco, não?

double-dragon2-jogo-veio

A série original teria ainda duas continuações, sendo a primeira delas a mais impactante de todas. Em Double Dragon II: The Revenge (1988), a aventura começa com Marian sendo executada a sangue frio por homens da Black Warriors. Motivados pelo forte desejo de vingança, Billy e Jimmy saem à caça dos vilões em outras quatro missões, que só terminam com a nova derrota de Willy. Depois disso, eles devem enfrentar clones de si mesmos como uma espécie de desafio final.

Double Dragon II, assim como seu antecessor, também recebeu diversas versões caseiras, ainda que algumas delas fugissem um pouco da versão original.

double-dragon3-jogo-veio

Double Dragon 3: The Rosetta Stone (1990) foi o último jogo da série original, dessa vez permitindo que até três jogadores participem de maneira simultânea. Além dos irmãos Billy e Jimmy Lee, é possível controlar Sonny, que é exatamente igual aos dois, mas veste amarelo.

O sistema de combate sofreu diversas alterações, tornando-se mais complexo e elaborado que os dois títulos anteriores. Em Double Dragon 3, Billy e Jimmy ganharam a habilidade de correr pelo cenário, além de um ataque especial combinado com chute giratório. Cabeçadas e joelhadas completam o repertório.

Uma bizarrice de DD3 é o sistema de personagens extras, que veio para substituir as vidas adicionais de cada lutador. Se você perde com Billy, em vez de perder apenas uma vida e seguir lutando, você passa a poder controlar um outro personagem totalmente diferente, pertencente a um outro clã. É possível ter até três desses personagens estocados, que podem ser dos clãs Urquidez, Oyama ou Chin. Bem estranho!

A trama do jogo também é meio louca e pouco inspirada: após dois anos treinando para se aperfeiçoar no Sou-Setsu-Ken, Billy e Jimmy conhecem uma senhora com poderes sobrenaturais chamada Hiruko. Ela lê o futuro dos dois e diz que para salvarem o mundo, eles devem coletar as Pedras de Rosetta espalhadas pelo mundo.

super-double-dragon-jogo-veio

Em 1992 a Technos lançou uma versão caseira da série, exclusiva para o Super Nintendo. Super Double Dragon é considerado um dos melhores jogos da série e coloca os irmãos para enfrentar a gangue do vilão Shadow Warrior. São ao todo sete missões até a batalha final, e dessa vez os irmãos contam com um novo botão de ação, só para se defender. Outro adicional bacana é a barra de especial que vai se enchendo conforme você segura os botões L ou R. O nível de força do ataque depende de quanto poder você conseguiu acumular enchendo a barra.

Em Super Double Dragon, Billy e Jimmy deixaram de ser clones um do outro e passaram a ter traços únicos que os diferenciam um do outro, como a cor do cabelo e o estilo de luta. Foi o último título da série em formato de beat’em up lançado pela Technos. Depois disso ainda tivemos Double Dragon V: The Shadow Falls (um jogo de luta tradicional lançado pela Leland interactive para SNES e Mega Drive, baseado na série de TV), Double Dragon (outro jogo de luta, porém muito superior, lançado pela própria Technos para Neo Geo) e algumas versões remake ou portadas para consoles mais novos.

Fora da série canônica os irmãos Lee se uniram aos sapos porradeiros de Battletoads em um super jogo de ação desenvolvido pela Rare. Battletoads & Double Dragon foi lançado em 1993 para Mega Drive, Snes e Game Boy, e tinha como premissa a mistura dos dois mundos para deter os planos de Dark Queen, a rainha maligna, que se uniu a já manjada gangue dos Black Warriors. Sem dúvidas um excelente jogo, muito bem recebido pela crítica na época.

double-dragon-battletoads-jogo-veio

Fora dos videogames, Billy e Jimmy Lee ainda se aventuraram em um filme, que apesar de não cometer nenhuma injustiça com a série, passa longe de ser uma obra memorável.


Lista de Jogos

  • Double Dragon
  • Double Dragon II: The Revenge
  • Double Dragon 3: The Rosetta Stone
  • Super Double Dragon
  • Battletoads & Double Dragon
  • Double Dragon: The Revenge of Billy Lee
  • Double Dragon V: The Shadow Falls
  • Double Dragon Advance
  • Double Dragon Neon
  • Double Dragon II: Wander of the Dragons

Aparições e homenagens:

  • Super Spike V’Ball (NES) – Billy e Jimmy são personagens jogáveis;
  • WWF Superstars (Arcade) – Billy aparece como um espectador;
  • River City Ransom (NES) – Toca a música tema da série, além de ter personagens inspirados nos irmãos;
  • Rage of the Dragons (Neo Geo) – Surgiu como um projeto para um novo título da série, mas mudou de rumo no lançamento por falta de liberação para uso dos personagens;

Outras mídias:

double-dragon-comics-jogo-veio
  • Nos quadrinhos: HQ lançada pela Marvel em 1991, com seis edições;
  • Na TV: Um desenho animado com 26 episódios, lançados entre 1993 e 1995;
  • No cinema: Um filme live action, lançado em 1994 e dirigido por James Yukich. Trouxe Scott Wolf e Mark Dacascos como Billy e Jimmy Lee, respectivamente.

Vídeos

Double Dragon – Longplay (Arcade) (fonte: World of Longplays)

Double Dragon 3: The Rosetta Stone – Longplay (Arcade) (fonte: World of Longplays)

Double Dragon (Luta) – Longplay (Neo Geo) (fonte: World of Longplays)

 

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo