compartilhe!

Também conhecido na indústria pelo pseudônimo Ossale Kohta, Hayashida é outro desenvolvedor famoso que ingressou na indústria de jogos de repente.

Segundo o próprio desenvolvedor em entrevista concedida ao site japonês da SEGA, tudo começou quando ele viu em uma revista que a empresa estava recrutando novos funcionários. Àquela altura, ele já sabia do que se tratava, pois era frequentador de fliperamas e conhecia a SEGA de longa data.

Página original da entrevista de Kotaro Hayashida, em japonês

“Quando li um anúncio de emprego em uma revista e vi que a Sega estava recrutando, peguei um trem expresso de Kyushu e depois peguei o Shinkansen (trem-bala) para os escritórios da Sega. No entanto, não consegui me achar no mapa e acabei me perdendo: em vez de ir para o escritório da SEGA, acabei indo parar em uma de suas fábricas”.

A estreia de Kotaro aconteceu em 1983, quando ele participou do desenvolvimento de Hustle Chumy, ao lado de Masamitsu Niitani, da Compile (empresa originalmente responsável por Puyo Puyo, Zanac e Aleste).

Hustle! Chumy - Full Game | SG-1000 / Walkthrough Complete Game

Com mais experiência, depois de trabalhar em jogos como Ninja Princess, Pitfall II e Seishun Scandal (conhecido no ocidente como “My Hero”), Kotaro recebeu a missão de trabalhar em Alex Kidd in Miracle World, seu maior projeto até então.

Master System Longplay [047] Alex Kidd in Miracle World

Em entrevista concedida ao jornalista John Szczepaniak, autor da trilogia de livros “The Untold History of Japanese Game Developers” (não-lançado no Brasil), Kotaro confessou que a ideia original era criar um jogo baseado no mangá Dragon Ball. Contudo, o projeto não deu certo e isso acabou dando origem a um dos jogos mais emblemáticos da década de 1980.

Hayashida permaneceu na SEGA até 1996. Em seu currículo temos jogos bastante conhecidos como Phantasy Star (repetindo a dobradinha de Alex Kidd com Rieko Kodama), Space Harrier II e Zillion.

Phantasy Star (1987)
Zillion (1987)

A entrevista de Kotaro Hayashida ao site da SEGA pode ser lida na íntegra, em inglês, no site Shmuplations.


Ouça já o podcast que gravamos sobre Alex Kidd in Miracle World! Aproveite e confira também as demais matérias especiais sobre este clássico!


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Eidy Tasaka

Eidy Tasaka

Redator e diagramador freelancer, apaixonado por jogos e revistas antigas, incentivado por um pai que sempre nutriu os mesmos vícios. Fã de RPGs japoneses e jogos de plataforma, divide seu tempo entre o Jogo Véio e as poucas horas de sono que possui.

Veja também

Espaço da Veiarada