compartilhe!

*Esta publicação será atualizada conforme novas informações forem surgindo.*

O evento anunciado em novembro de 2023 é uma parceria entre o BIG Festival, a game (Associação Alemã da Indústria de Jogos), a Omelete Company e a Koelnmesse, organizadora oficial da gamescom, o maior evento de games do mundo. A edição brasileira ganhou o nome de gamescom latam e vai acontecer na cidade de São Paulo, no espaço de eventos São Paulo Expo, localizado na Vila Água Funda, o mesmo que recebeu a CCXP 2023.

Durante o evento os visitantes poderão testar os jogos do BIG Festival, Panorama Brasil – produções do mercado nacional – e de grande distribuidoras, assistir a conteúdos, palestras e competições de eSports, participar de ativações de marcas e de meet & greet com influenciadores. Terão acesso também à lojas com itens colecionáveis e à área de Board Games, além de conhecer novos artistas na Artists’ Alley.


gamescom latam countdown 2024

Um grande evento de abertura acontecerá no dia 26 de junho, às 18h30, com apresentação de Tiago Leifert e transmissão no canal oficial do evento no Youtube.

“A chegada da gamescom à América Latina é a notícia mais importante do ano para nossa comunidade. Vai ser um privilégio apresentar e co-produzir o show de abertura, uma oportunidade incrível de mostrar ao mundo inteiro a nossa paixão por games”, disse o jornalista que é um grande entusiasta da indústria de jogos e que estará presente em outros dias e participará de uma sessão de fotos e autógrafos no dia 29 de junho (sábado).

O evento terá duração de uma hora e vai exibir trailers inéditos de jogos AAA e independentes, além de entrevistas comandadas pelo apresentador diretamente do palco de abertura. Ainda serão mostrados os destaques do evento, que acontece pela primeira vez em território brasileiro.


Presenças Confirmadas

A Ubisoft foi a primeira distribuidora a confirmar presença no evento. Um dos principais nomes da indústria, a empresa é detentora de inúmeras franquias famosas como Assassin’s Creed, Just Dance, Prince of Persia, entre outros. A promessa é de trazer inúmeras atrações que farão os visitantes desafiar seus próprios limites e criar memórias inesquecíveis com os conteúdos que ainda serão anunciados.

A desenvolvedora CipSoft, responsável pelo fenômeno Tibia, confirmou presença no dia 10 de abril e vai apresentar um painel no sábado (29/06), com a presença de Benjamin Zuckerer e Stephan Vogler, diretores administrativos da empresa, que falarão sobre a história do jogo e a importância da comunidade brasileira durante os 27 anos do MMORPG.


BIG Festival

A gamescom latam começou com pé direito e as inscrições de jogos independentes bateu o recorde estabelecido na edição anterior. O evento recebeu a inscrição de 922 jogos, de 74 países, para 8 plataformas diferentes. Dos 922 games, 474 são brasileiros, número que representa mais da metade dos jogos inscritos.

Os jogos brasileiros concorrendo ao prêmio de Melhor Jogo: Brasil já foram selecionados pelo comitê avaliador do BIG Festival. Esse ano a premiação conta com 19 categorias. Para conferir mais detalhes sobre os jogos indicados e as categorias, é só clicar aqui!


artists’s alley

O espaço dedicado para os artistas mostrarem suas artes e ilustrações estreou no BIG Festival 2023 e volta esse ano com a participação de 15 profissionais, 14 brasileiros e um chileno. Confira:

  • Dandi: Profissional desde 2011, atualmente trabalha em um MMORPG, mas conta com
    experiência em Board Games e RPG;

  • Lupa Bonadio: Designer e Ilustrador, Lupa tem mais de 10 anos de experiência no mercado e
    é co-fundador e CCO do Spark Game Studio;

  • Nikopaah: Ilustradora tradicional e digital,
    esteve no Artists’ Alley no BIG Festival 2023 e
    atualmente foca na arte conceitual e na caracterização de personagens;

  • Victoria Motta: Atuando como ilustradora, concept artist e quadrinista, a artista também
    esteve no BIG Festival em 2023 junto do estúdio Vortex Indie Games;

  • Manoela Costa: Autora dos livros “Animus – A Magia Selvagem” e “Terror Comprimido”, está
    trabalhando desde 2013 com artes digitais para livros e jogos. Os trabalhos publicados
    envolvem artes para jogos de tabuleiro, quadrinhos, concept art e mais;

  • Larissa Bragart: Inspirada por lendas e jogos digitais, conta com experiência em ilustrações,
    narrativas visuais e tem domínio no AutoCAD e Blender;

  • Edu Bokow: Com experiência na Flux Games, atualmente está na Magic Media e tem foco
    em concept artist de cenários e estuda concept art em realidade virtual;

  • Frammu: Do Chile, está na Infinity e-Sports trabalhando com ilustração e caracterização de
    personagens e já participou de eventos pela região da América Latina;
  • Mike “Zairos” Pifano: Atuando na área desde 2016, deu a vida a diversos universos como
    Kalymba RPG, OldDragon e Distopia RPG e ganhou o prêmio em concept art na SBGames
    2021;

  • Lucas Oliveira: Concept artist e especialista em environment na Limiar Studios, já trabalhou
    em projetos com a Capcom, NetEase, Blizzard, Wizards of the Coast e Warner Bros. Games.

  • Daisy: Diretora de arte no jogo “Sleeping Dragon”, já trabalhou como concept artist no “Zero Lillium Bloom” e desenvolve jogos indies em seu estúdio indie;
  • Kupka: Trabalhou em jogos como “God-Machine Shogun CyberMetal Arena”, artista de
    storyboards para “Dreamworks Trolls Remix Rescuem”, concept artist de criaturas e NPCs e
    muito mais;

  • Raphael Madureira: Diretor de arte na Limiar Studios, no BlackThorne Keep e Cube Rage, participou de projetos como ilustrador no Wizards of the Coasts, Paizo e entre outros jogos;
  • Ester Calderan: Trabalha com jogos educativos na Soft e gosta de criar ilustrações dos jogos favoritos durante o tempo livre;
  • Leo Amaral: Trabalhando como concept artist e ilustrador há mais de 10 anos, passou por estúdios indies e atualmente está no estúdio Flux Games, no qual trabalhou nos jogos Cobra Kai 1 e 2.


Ingressos

A venda de ingressos começou no dia 5 de março e o primeiro lote ainda está disponível, com valores entre R$75 e R$530. A compra de ingressos pode ser feita no site oficial do evento.

1º Lote

Ingresso Diário

R$75 (meia-entrada)
R$150 (inteira)

Válido para um dia de evento (quinta a domingo)

4 Dias

R$265 (meia-entrada)
R$530 (inteira)

Válido para os quatro dias de evento (quinta a domingo)

Social

R$95 (Ingresso Diário)
R$345 (4 Dias)

Categoria com desconto para quem fizer uma doação para a ONG AbleGamers Brasil.

A doação – R$10 para o Ingresso Diário e R$40 para 4 Dias – é feita automaticamente no ato da compra.

2º Lote (10/04)

Ingresso Diário

R$100 (meia-entrada)
R$200 (inteira)

Válido para um dia de evento (quinta a domingo)

4 Dias

R$395 (meia-entrada)
R$790 (inteira)

Válido para os quatro dias de evento (quinta a domingo)

Social

R$120 (Quinta ou Sexta)
R$145 (Sábado ou Domingo)
R$475 (4 Dias)

Categoria com desconto para quem fizer uma doação para a ONG AbleGamers Brasil.

A doação – R$10 para o Ingresso Diário e R$40 para 4 Dias – é feita automaticamente no ato da compra.


GAMESCOM LATAM 2024
26 a 30 de junho
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo/SP


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Eduardo Paiva

Eduardo Paiva

Gamer desde sempre, redator desde agora. Jogou de Top Gun, Enduro e Pitfall até Dragon Age, Assassin’s Creed e GTA V. Formado em Ciência da Computação, ainda não desistiu do sonho de desenvolver seu próprio jogo e se aprofundar nesse complexo processo de criação.

Veja também

Espaço da Veiarada