Um dos mais poderosos personagens da série Street Fighter, o grandalhão Thunder Hawk, ou somente T. Hawk, passou a fazer parte do elenco da franquia somente em 1993, em Super Street Fighter 2: The New Challengers.
Esquecido por boa parte dos jogadores, o índio norte-americano não deve ser desprezado de maneira alguma, já que se trata de um dos grapplers (personagem baseado em agarrões) mais fortes dos jogos de luta.
Até a sua entrada, somente Zangief encabeçava o seleto grupo que hoje conta com outras opções como Abel, Hakan, R. Mika e Hugo. Mesmo assim, Hawk ainda tem grande destaque por se tratar de uma verdadeira arma de destruição em massa. Conheça um pouco mais sobre o personagem:
Ficha técnica
Thunder Hawk
Natural de: México (Deserto de Sonora, na fronteira entre os EUA e o México)
Data de Nascimento: 21/07/1959
Altura: 2,30 m
Peso: 162 kg
Tipo Sanguíneo: O
História
Thunder Hawk é um índio nativo-americano, pertencente ao clã indígena dos Thunderfoot. Estreou na série em Super Street Fighter 2, ao lado de Dee Jay, Cammy e Fei Long. Só que diferente dos outros três, Hawk é um personagem extremamente pesado e difícil de lidar, sendo recomendado somente para os jogadores mais experientes.
Segundo conta a história de Street Fighter, T. Hawk entrou no torneio para vingar a morte de seu pai, Arroyo Hawk, e para ter de volta as terras do seu clã, no Monte Albán, confiscadas por M. Bison e pela Shadaloo.
Em Street Fighter Alpha 3, o último personagem que Hawk enfrenta é uma das Bison Dolls, Juli. Uma grande reviravolta na história revela que na verdade trata-se de Julia, uma jovem da tribo de Hawk que havia sido sequestrada e passou por um processo de lavagem cerebral.
Em Super Street Fighter IV, o índio já recuperou de volta as terras da sua tribo, mas é obrigado a participar mais uma vez do torneio, já que Julia desapareceu de novo.
Outras mídias
Hawk esteve presente no filme baseado em Street Fighter, mas de maneira bastante imprecisa se comparada à original. Interpretado por Gregg Rainwater, o índio foi apresentado como um sargento do exército que luta ao lado de Guile.
Nas séries animadas, T. Hawk manteve muito do seu visual original, principalmente em Street Fighter II: The Animated Movie, onde o índio sai no braço contra o Ken, mas acaba derrotado.
Nas histórias em quadrinhos da UDON, T. Hawk tem laços com mais uma Bison Doll, além de Juli: Noembelu (Novembro), uma índia que também atende por Little Eagle.
Curiosidade
O cenário de T. Hawk em SSF2 tem, ao fundo, o Hospicios Cabañas, situado em Guadalajara, no Mexico. Fundado em 1791 pelo Bispo de Guadalajara, o prédio é considerado patrimônio histórico mundial e funciona como hospital e orfanato. Veja e compare na imagem abaixo: