Você sente saudade da TV Globinho? TV Colosso? Clube da Criança? Mara Maravilha? Bozo? Se hoje a programação infantil anda em baixa nos canais abertos, desde os primeiros anos da TV Brasileira havia uma farta programação dedicada aos pequenos.
Inclusive, nós falamos de todos esses programas das décadas de 1980 e 90 nesse episódio do nosso podcast TV de Tubo, disponível para ouvir aqui no site e em todos os agregadores (inclusive no Spotify).
Esta lista traz programas que provavelmente você não conhece, mas com certeza seus pais no mínimo já ouviram falar, e serviram de base para o que iria nos manter à frente da boa e velha TV de Tubo!
1. Gurilândia (1955)
Exibido pela TV Tupi carioca, começou no rádio e migrou para a TV. Era apresentado Collid Filho, famoso locutor à época. Revelou diversos artistas ainda em tenra idade, como Wanderléia, Rosemary e Elis Regina.
2. Coelhinho Teco-teco (1955)
Programa da TV Tupi Carioca apresentado pela “vedete do Brasil” Virgínia Lane. Vestida de coelha em um traje para lá de criticado pelas donas de casa, Virgínia contava histórias infantis para a criançada.
Um disco com algumas dessas histórias foi lançado, e é possível ouvi-lo no vídeo abaixo.
3. Gladys e seus bichinhos (1955)
Na mesma TV Tupi carioca, Gladyz Ribeiro Mesquita, ou simplesmente Tia Gladys, também contava histórias, mas, pela sua formação em programação visual, desenhava os personagens do que narrava para a criançada.
4. Capitão Furacão (1965)
Programa da TV Globo, apresentado pelo ator Pietro Mario. Considerado o avô de programas como Xou da Xuxa e Clube da Criança. Tinha como assistente de palco a jovem atriz Elizângela, com apenas 12 anos de idade.
Pietro Mario conta um pouco da história da atração no vídeo abaixo.
5. Capitão AZA (1965)
Criado pela TV Tupi para concorrer diretamente com o Capitão Furacão e apresentado por Wilson Vasconcelos Viana (Ator e policial civil). Seu nome homenageava o falecido herói da FEB Adalberto Azambuja, conhecido como AZA.
Confira uma de suas aberturas no vídeo abaixo. Detalhe para a liberação de exibição pela Censura na época.
6. Topo Gigio (1970)
O programa original é italiano e data de 1958. Chegou ao Brasil em 1969 como um quadro dentro do “Mister Show”, na Rede Globo.
Com o fim deste, ganhou sua própria atração nas tardes de sábado, na qual o ratinho de pano, manipulado por Laerte Júnior, contracenava com Agildo Ribeiro, passando lições sobre boa educação para as crianças.
Neste vídeo, um de seus famosos hits “Limão, limoeiro”.
7. Globinho (1972)
Muito antes da TV Globinho, havia “apenas” Globinho, apresentado por Paula Saldanha. A ideia era a de um telejornal que noticiava fatos do universo adulto utilizando uma linguagem infantil. Também havia exibição de desenhos. Ficou no ar por incríveis 10 anos!