compartilhe!

Abrimos o baú de revistas do Véio para relembrar a visita de Alex Barros, um dos motociclistas mais famosos do Brasil, à sede da revista Videogame. Na época, o piloto jogou o clássico de corrida Super Hang-On do Mega Drive e deu dicas valiosas, que você confere aqui no Jogo Véio.

Nas pistas

Em 1992, além das tradicionais manhãs de domingo com Ayrton Senna na Fórmula 1, os fãs mais fervorosos de velocidade também tinham outro brasileiro para acompanhar. Mas dessa vez em duas rodas.

Alex Barros acabou se tornando personagem jogável na série MotoGP

Disputando o campeonato mundial de motovelocidade, na categoria 500cc, desde 1990, quando chegou a equipe italiana Cagiva aos 19 anos, o paulistano Alex Barros era o representante brasileiro no comando das poderosas motos de 500cc. E, em 1992, o jovem corredor já chamava a atenção dos brasileiros com o seu desempenho em um esporte que aos poucos ganhava novos fãs no nosso país.

Pegando carona no crescimento de Alex Barros na mídia esportiva, o pessoal da revista Videogame descobriu que o piloto também era apaixonado por games e quis ver de perto as habilidades dele com um joystick na mão. E assim, o jovem piloto foi convidado para ir até a redação da Videogame testar Super Hang-On, um dos jogos de corrida de moto mais clássicos da geração 16-bit. 

Nos pixels de Super Hang-On

A visita de Alex Barros (Alexandre Barros como era mais conhecido na época) foi publicada na revista Videogame nº 12, de março de 1992. Essa edição chegou às bancas trazendo as novidades de Mega Man 4 (NES), com direito a uma ilustração original, e detalhes de Batman II, Strider, Sonic, e muito mais. 

A matéria com Alexandre Barros, inclusive, estampava a própria capa da edição, com uma chamada em destaque que dizia: “Alexandre Barros: o campeão das motos é bom nas pistas e no Hang On”. Mas será que ele era realmente bom mesmo nos dois?

Esse mistério, contudo, logo foi desfeito pela Videogame, que não fez nenhuma questão de esconder o jogo. Logo no título da matéria, na página 4 da edição, estava escrito que “Alexandre Barros detonou no Super Hang-On. E se não fosse o suficiente, o título da matéria era: “Bom de moto, fera no game”.

Alta velocidade

Embora Super Hang-On tivesse sido lançado para Mega Drive em 1989, em 1992 o jogo ainda era um dos melhores títulos de corrida para qualquer plataforma de 16-bit. Port dos arcades, o game trazia diferentes modos de corrida (arcade e original), excelente jogabilidade e muita diversão.

Fonte: World of Longplays

O que não falta é qualidade nesse jogo produzido por Yu Suzuki, um dos grandes responsáveis por títulos como Space Harrier, Out Run, After Burner II, Virtua Racing, Shenmue, entre outros clássicos da Sega. Sendo assim, nada mais adequado do que juntar Yu Suzuki e Alex Barros, dois nomes de peso, para um desafio.

Acostumado a correr em super motos desde garoto, Alex Barros agora tinha o desafio de trocar o guidão por um controle de videogame. E, segundo a revista, “com a mesma perícia com que pilota sua Cagiva 500, Alexandre pilotou a moto do game Super Hang-On, para Mega Drive, e dá excelentes dicas para esse sensacional game”.

https://www.youtube.com/watch?v=2jUlVNg-SkU
Já que o post é sobre Super Hang-On, esse clipe precisa estar aqui. OUÇA!

Pilotar no mundo dos games, aliás, não era novidade para Alex Barros. Segundo a Videogame, o piloto havia vencido um campeonato virtual contra pilotos e mecânicos do circo das motos 500cc. Contudo, provavelmente, esse campeonato não foi disputado com Super Hang-On, pois Alex sofreu um pouquinho nas primeiras voltas na redação da revista.

Segundo a matéria, no começo do jogo, Alex sofreu um dos tombos mais feitos da sua carreira (virtual, claro). Tanto que o piloto aproveitou o momento para dar a sua primeira a mais valiosa dica: “No game, pode-se errar tomadas de curvas e até bater. Na moto de verdade, um erro pode ser fatal”. Então já sabe, né? Nada de pegar uma moto e sair por aí tentando repetir os feitos dos videogames na rua.

Piloto de verdade

Assim como na vida real, depois de alguns tombos, os bons resultados chegam para os persistentes. Com Alexandre Barros não foi diferente. Segundo a Videogame, no modo arcade, o jovem piloto completou o percurso do modo original, sem turbo, em 3min07s30, Numa nova tentativa, ele conseguiu baixar mais de 5 segundos. Mas foi no modo arcade que Alexandre mais se empolgou.

Acostumado a alta velocidade, o piloto brasileiro estava achando a moto muito lenta no modo original. Mas quando experimentou o modo arcade, com o turbo liberado, ele comentou que a sensação de pilotar uma moto de corrida aumentava muito. Aí foi só festa.

As dicas do piloto em Super Hang-On

No modo arcade, Alex Barros quase completou o jogo, concluindo quatro mundos e mais nove fases do torneio final, com direito a ter o nome em primeiro lugar em todas as pistas. O resultado desse desempenho excepcional foi uma série de dicas de como se dar bem no jogo. Veja só:

  • Antes de mais nada, é preciso se acostumar com a moto. Dê algumas voltas devagar, procurando sentir a reação da moto aos movimentos do controle, e vá aumentando a velocidade aos poucos.
  • Quando estiver acostumado, uma boa dica é não perder velocidade nas curvas. E, para isso, procure fazê-las o mais “reto” possível. Entre por fora, soltando o acelerador e fechando a curva na diagonal, até encostar na parte de dentro da pista no meio da curva. Aí é hora de acelerar de novo, deixando a moto “escorregar” para o lado de fora.
  • Ao contrário das motos de verdade, neste game o freio só deve ser usado em situações de emergência. Aquela curva que não vai dar, ou a árvore se aproximando rapidamente. Não hesite em frear a moto. Perde-se muito tempo nas quedas.
  • Use o turbo nas retas, solte-o para entrar nas curvas e volte a usá-lo a partir da metade delas.
  • Na hora de comprar equipamentos para a moto, prefira sempre o motor. É melhor ter mais potência, antes de mais nada. Os outros itens para se comprar, pela ordem, são chassis e pneus radiais. 

Com tantas boas dicas de um especialista nas corridas reais e virtuais, parece até fácil dominar as motos de Super Hang-On. Agora é com você colocar tudo isso em prática e tentar os melhores tempos nessa pérola da Sega.


Os scans de revistas que ilustram esta matéria foram retirados do site Datassette.org.


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Ítalo Chianca

Ítalo Chianca

Gamer que cresceu jogando com seus irmãos, lendo revistas sobre games e frequentando as antigas locadoras de videogame, hoje divide o seu tempo livre entre as jogatinas e os textos sobre games que costuma publicar no Jogo Véio e nos seus próprios livros (Videogame Locadora, Os videogames e eu, Papo de Locadora, Game Chronicles e Gamer).

Veja também

Espaço da Veiarada