compartilhe!

Falar ou escrever sobre a história dos videogames e não mencionar a Capcom é uma tarefa muito complicada! Afinal, se você cresceu jogando durante as décadas de 1980 e 90, provavelmente já esbarrou com clássicos como Street Fighter, Captain Commando, 1942 e outras pérolas.

Quando a coletânea Capcom Arcade Stadium foi anunciada para o Nintendo Switch em fevereiro de 2021, acabou pegando todo mundo de surpresa. E o mais legal disso tudo? O anúncio foi feito e o jogo já estava disponível para download no fim da transmissão.

Se você, assim como eu, ficou curioso para saber quais os conteúdos disponíveis na coletânea, vem comigo que eu explico tudo nas próximas linhas desta análise.

Um arcade na sua casa

Capcom Arcade Stadium funciona como um grande hub que permite ao jogador acessar uma série de games da empresa. É mais ou menos como uma ida ao fliperama, só que com fichas ilimitadas. Tentador, não?

Focado nos clássicos do Arcade, a versão gratuita vem acompanhada de 1943 – The Battle of Midway, um jogo de navinha para apresentar a proposta da coletânea. É um excelente cartão de visitas, diga-se de passagem.

A lista completa conta com 32 títulos, separados em 3 pacotes de dez jogos que podem ser adquiridos de forma independente. Cada um desses pacotes foi organizado segundo a data de lançamento dos jogos. Eis a lista completa:

Pack 1: Dawn of the Arcade (1984 – 1988):

Vulgus, Pirate Ship Higemaru, 1942, Commando, Section Z, Tatakai no Banka, Legendary Wings, Bionic Commando, Forgotten Worlds e Ghouls ‘n Ghosts.

Pack 2: Arcade Revolution (1989 – 1992):

Strider, Dynasty Wars, Final Fight, 1941 – Counter Attack, Senjo no Okami II, Mega Twins, Carrier Air Wing, Street Fighter II – The World Warrior, Captain Commando e Varth – Operation Thunderstorm.

Pack 3: Arcade Evolution (1992 – 2001):

Warriors of Fate, Street Fighter II’ – Hyper Fighting, Super Street Fighter II Turbo, Powered Gear, Cyberbots – Fullmetal Madness, 19XX – The War Against Destiny, Battle Circuit, Giga Wing, 1944 – The Loop Master e Progear.

Somando o já citado 1943 e o novo Ghosts ‘n Goblins (falaremos sobre ele em outro post), temos 32 games. Um excelente número!

Nesta análise nós vamos focar nas novas funcionalidades, conteúdos e os aspectos técnico de Capcom Arcade Stadium. E ao iniciá-lo, já nos impressionamos bastante com o carinho dedicado pela Capcom para homenagear sua própria trajetória.

A seleção do jogo é feita através de reproduções das máquinas originais modeladas em 3D, todas enfileiradas, lembrando os grande Game Centers. É perfumaria? Sim, e a gente agradece por isso.

Os títulos que fazem parte da coleção também são classificados em três categorias: Fighting, Shooter e Action. Além de permitir ao jogador “favoritar” os que mais gosta e criar uma quarta categoria para facilitar a busca.

E o que tem de novo?

Novidade e conteúdo adicional é o que não falta em Capcom Arcade Stadium, e é aqui que a coletânea brilha de verdade! Para começar, todos os jogos possuem duas versões: americana e japonesa.

Funções como rewind, para voltar alguns segundos e corrigir algum deslize que você cometeu durante a jogatina, ranking Online, save (com vários espaços de armazenamento), filtros, seleções de molduras para a tela e ajuste de velocidade também estão presentes.

Todos os jogos em Capcom Arcade Stadium possuem ajustes individuais onde é possível selecionar a dificuldade e outros aspectos individuais de cada título.

Uma outra ótima adição é o sistema de ranking que, juntamente com as conquistas internas, permite que o jogador suba de nível ganhando pontos de “CASPO”, evoluindo na classificação para ganhar recompensas como novas molduras.

E pra fechar o pacote de conteúdo adicional, temos a cereja do bolo: dois modos novos de jogo para cada título: Score Challenge, onde como o próprio nome já diz, é uma busca pelas melhores pontuações; e o Special Challenge, que são eventos sazonais, disponível temporariamente para cada jogo com missões especiais que garante ao jogador pontos adicionais de “CASPO”.

O seu progresso nos jogos e todas as informações adicionais como pontuação, “CASPO” e ranking podem ser conferidas em uma tela de status acessada a partir do hub inicial.

É pra mim?

Se você chegou até aqui, dá pra afirmar que você, assim como eu, gosta de jogos véios de qualidade. E é exatamente isso que você vai encontrar em Capcom Arcade Stadium.

Seja pela curadoria dos títulos escolhidos, que traz alguns dos melhores jogos da Capcom – e pode aumentar a lista com lançamentos de packs futuros – ou pela quantidade bacana de conteúdo adicional, Capcom Arcade Stadium é um tiro certeiro na nostalgia.


Este review foi feito a partir da versão de Nintendo Switch. A key utilizada nos foi gentilmente cedida pela assessoria de imprensa da Capcom.

O título também será lançado para PS4, PS5, XOne, Series S|X e Steam, ainda sem data de lançamento.


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Veja também

Espaço da Veiarada