Em meados de 2020, a Jogo Véio lançou uma revista especial homenageando a Ação Games. Na ocasião, reproduzimos a capa da primeira edição da revista e diversos elementos do seu projeto gráfico original.
Quem conhece o nosso projeto de longa data, sabe o quanto o nosso time é apaixonado por revistas. Falamos delas em todos os podcasts que lançamos, inclusive com um bloquinho especial dedicado a leitura. Além disso, fizemos uma série de matérias aqui no site falando sobre personagens das publicações, edições emblemáticas e até versões estrangeiras.
Revista Supergame
A Supergame foi lançada em meados de 1991, seguindo o sucesso das igualmente idolatradas Videogame e Ação Games. Mas com uma grande diferença: ela só falava de consoles da SEGA. Não havia espaço para Mario e sua turma, era Sonic na cabeça!
Outro traço marcante da Supergame era a presença do Chefe, uma versão caricata do próprio editor da revista, o jornalista Matthew Shirts. E quando a gente diz caricata, bem… Não estamos brincando! Com cabelos espetados e um visual malucão, o personagem botava pra quebrar na redação, reforçando a ideia de que trabalhar com videogames era um trabalho ‘radical’.
A publicação teve, ao todo, 32 edições e durou até 1994, quando rolou uma fusão com a sua revista-irmã, GamePower, focada apenas em consoles da Nintendo. O resultado? O nascimento da SuperGamePower, uma revista com 80 páginas, recheada de conteúdo de todas as plataformas. Um espetáculo!
Revista Fase Secreta
O projeto de homenagear a Supergame nasceu em 2020, quando divulgamos uma versão da capa da primeira edição da publicação refeita. Em 2021 retomamos os trabalhos, mas com a ideia de ser um conteúdo exclusivo para os apoiadores da Jogo Véio. Afinal, o nosso projeto só está de pé, firme e forte, graças ao apoio dessa galera!
Mas o que nós refizemos além da capa? Tudo, ou quase tudo.
O editorial da revista, de cara, é uma homenagem ao Chefe. Saem as folhas de impressora matricial, entra o Véio com o seu majestoso MSX imaginário. A arte dessa e de outras ilustrações da edição foram assinadas pelo Dado Almeida.
Na parte de conteúdo, nós refizemos os selinhos das seções. Especial, Rola no Japão, SuperJogos e SuperTáticas, tudo com as devidas alterações. Contamos a história da revista, recordamos matérias emblemáticas, seções de dicas e até as Olimpíadas de Videogame!
Ah! Nós também fizemos um pequeno parêntese para contar um pouquinho da história da Tectoy e da Sega no Brasil. Afinal, toda essa edição é uma grande ode à Casa do Ouriço Azul, certo?
Do fundo das páginas até a disposição das imagens, dos selinhos das matérias até… Billie Joy! Pois é! Leitores da Supergame vão lembrar da tirinha “Billie Joy e Seus Sticks”, assinada por Reinaldo Moraes (roteiro) e Emílio Damiani (arte). Até isso nós homenageamos, com a presença ilustre do Véio!
Enfim, foi uma grande viagem no tempo! Foi o melhor que conseguimos fazer nesse momento, com o coração aberto para homenagear uma das maiores revistas sobre videogame do Brasil.
Como faço pra conseguir a Fase Secreta?
Como dissemos acima, a revista Fase Secreta é exclusiva para os apoiadores do Jogo Véio. Esta primeira edição já está na gráfica e tem tiragem limitadíssima! Assim, essa é mais uma recompensa para os membros do nosso Clube de Apoiadores.
Os envios dos exemplares da Fase Secreta serão feitos até o fim de fevereiro.
Nós não temos planos, até o momento, para disponibilizar essa revista em versão digital. Mas isso pode mudar. Por outro lado, nós temos muitos planos para dar sequência a essa série de homenagens. Afinal, Gamers, GamePower, SuperGamePower, Nintendo World e tantas outras publicações marcaram época e ajudaram a pavimentar o mercado de videogames no Brasil. O Jogo Véio é fruto de tudo isso, inclusive.
Revista Fase Secreta Nº 1 – Supergame
Páginas: 36
Formato: A5 (14,8 x 21 cm)
Papel: Couchê
Lançamento: Fevereiro de 2022
Como obter: Torne-se membro do Clube de Apoiadores Fase Secreta
Vida longa às revistas de videogame!