Após o estrondoso sucesso de Baldur’s Gate 3 ano passado, com o game ganhando vários prêmios de Melhor Jogo do Ano, era natural esperar novos conteúdos ou até uma continuação. Mas não será o caso, já que a Larian Studios acaba de anunciar que não vai mais trabalhar com o game e com a franquia de uma forma geral.
O anúncio foi feito pelo CEO e fundador do estúdio, Swen Vincke, durante a GDC 2024, confirmando que a empresa não vai ter mais envolvimento em projetos futuros da franquia:
“Nós somos uma empresa de grandes ideias. Não somos uma empresa feita para criar DLCs ou expansões. Na verdade, tentamos isso algumas vezes. E falhamos em todas elas. Não é a nossa praia. A vida é muito curta. Nossas ambições são muito grandes. E assim como Gustav, Baldur’s Gate sempre terá um lugar quentinho em nossos corações. Teremos orgulho dele para sempre, mas não vamos continuar nele. Não vamos fazer novas expansões que todos estão esperando. Não vamos fazer Baldur’s Gate 4, que todos esperam que façamos. Nós vamos seguir em frente. Vamos nos afastar do D&D e começar a fazer algo novo.”
Gustav era o codinome do jogo antes de ser revelado e também era o nome do cãozinho de Vincke, que veio a falecer em fevereiro.
O CEO também disse que agora cabe a Wizards of the Coast, subsidiária da Hasbro e detentora dos direitos da franquia, encontrar alguém para passar a tocha.
Com o sucesso de Baldur’s Gate 3, a Hasbro já anunciou que novos projetos estão em desenvolvimento e recentemente anunciou um novo game no universo da franquia. Um jogo de sobrevivência cooperativo que está sendo desenvolvido pela Gameloft (Dreamlight Valley) e ainda não possui nome.