compartilhe!

Com dez ótimos jogos do raro portátil da SNK, a coletânea Neo Geo Pocket Color Selection Vol. 1 aposta na simplicidade e na qualidade dos seus títulos para divertir o jogador. É uma coleção feita para quem não perde a oportunidade de uma jogatina clássica em qualquer lugar!

Passagem meteórica

Em 28 de outubro de 1998, a SNK lançou a sua aposta no mercado de videogames. Chegava às lojas japonesas o Neo Geo Pocket, um portátil que prometia rivalizar com o Game Boy da Nintendo. O problema é que, em poucos meses, a Nintendo lançou o Game Boy Color, tornando quase obsoleto o monocromático videogame de bolso da SNK.

A resposta, no entanto, não demorou. E a SNK lançou, em 16 de março de 1999 (06 de agosto de 1999 nos EUA), uma nova versão do seu portátil, dessa vez com cores, chamada Neo Geo Pocket Color. Infelizmente, o console teve vida curta, e em 2001 já não tinha mais suporte.

Mesmo com uma passagem meteórica pelo mercado, o NGPC contou com 82 títulos na sua biblioteca, sendo que alguns desses jogos são verdadeiras pérolas e entregam experiências completinhas até hoje. 

Pensando nisso, a SNK resolveu dar uma nova chance para esses games e os colocou à venda, primeiro, em versões avulsas na loja online da Nintendo. O retorno parece ter sido interessante, pois em 17 de março de 2021, 22 anos depois do lançamento original do console, chegou ao Nintendo Switch a coletânea Neo Geo Pocket Color Selection Vol. 1.

Para os véios

A nova coletânea da SNK traz uma seleção de 10 dos melhores jogos do Neo Geo Pocket Color. Seis desses jogos já estavam disponíveis para compra no Switch de forma separada. Os outros quatro, que completam o pacote, chegam ao console da Nintendo pela primeira vez. A coleção completa é formada pelos seguintes jogos:

Samurai Shodown! 2

SNK Gals’ Fighters

SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium

Fatal Fury: First Contact

King of Fighters R-2

The Last Blade: Beyond the Destiny

Metal Slug: 1st Mission

Metal Slug: 2nd Mission

Big Tournament Golf

Dark Arms: Beast Buster

A seleção de jogos, embora curta, traz horas e mais horas de diversão. Não se engane que por se tratar de jogos portáteis, a diversão seja minúscula. Muito pelo contrário. Alguns desses jogos trazem conteúdo que se aproxima bastante das suas versões para fliperamas e consoles de mesa.

Diversão de peso

O fato desses jogos terem sido produzidos para um portátil, inclusive, torna a jogatina ainda mais impressionante. Golpes especiais, combos, conteúdo desbloqueável, grande variedade de personagens. Está tudo aí, com o selo de qualidade da SNK.

Mesmo com poucos pixels e som limitado, ainda é bastante gratificante e charmoso explorar essas versões portáteis. Em alguns momentos, eu me senti realmente jogando as versões mais parrudas, mas com aquela sensação única de ter em mãos uma pérola escondida do passado.

Essa é, inclusive, uma rara oportunidade de jogar, de forma oficial, títulos que dificilmente são encontrados para venda ou fazem parte das coleções de fãs de jogos clássicos. O próprio Neo Geo Pocket Color é um item complicado de achar à venda. Por isso, essa coleção é ainda mais especial.

Mais cores

Todos os dez jogos estão disponíveis em suas duas versões: a americana e a japonesa. Também podemos escolher uma entre as três opções de cores (preto e branco, colorido, e com novas cores). As molduras laterais, que simulam o visual do NGPC, também podem ser alteradas para diversos modelos do portátil.

Para os que gostam de modificar a visualização da tela, é possível aplicar alguns filtros e até dar zoom na telinha. Algumas facilidades também fazem parte do pacote, como retornar ao último ponto salvo no jogo e até “rebobinar” a jogatina caso tenha feito algo errado.

A cereja do bolo, para os mais curiosos, é a possibilidade de acessar os manuais completos e “manusear” as caixas e os cartuchos dos jogos em 3D. Você pode ver, em detalhes, cada cantinho da caixa e até simular que está retirando o cartucho de dentro da proteção.

Outra novidade bacana é a opção de jogar alguns títulos com um segundo jogador localmente, o que dará vida extra para as jogatinas. Contudo, para quem esperava uma galeria de arte mais completa, vídeos de bastidores e conteúdo extra, pode se decepcionar, pois a coleção não foi muito além do que entregar os jogos como eles eram.

Mas isso não vai ser problema se o que você realmente quer seja a oportunidade de jogar e conhecer esses títulos.

O preço da brincadeira

Com dez ótimos jogos, a coleção Neo Geo Pocket Color Selection Vol. 1 é uma excelente pedida para os fãs de jogos clássicos, principalmente para quem nunca teve a oportunidade de experimentar a biblioteca do portátil da SNK. As chances de você se surpreender com a qualidade dessas versões de bolso é enorme.

Infelizmente, a falta de mais conteúdo extra pode afastar quem esperava uma coletânea mais robusta. Mas o grande problema mesmo pode ser o preço, já que o jogo está custando U$ 40,00. 

E aí, caro leitor? O que achou dessa coletânea? Ficou curioso para conhecer os jogos? Já comprou? Achou caro? Conta aí para gente nos comentários.


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Ítalo Chianca

Ítalo Chianca

Gamer que cresceu jogando com seus irmãos, lendo revistas sobre games e frequentando as antigas locadoras de videogame, hoje divide o seu tempo livre entre as jogatinas e os textos sobre games que costuma publicar no Jogo Véio e nos seus próprios livros (Videogame Locadora, Os videogames e eu, Papo de Locadora, Game Chronicles e Gamer).

Veja também

Espaço da Veiarada