compartilhe!

Em uma época em que a internet estava longe de ser popular e eficiente como é hoje, restava aos jogadores esperar um mês inteiro por uma nova edição da sua revista favorita para saber as novidades do mundo dos videogames.

A importância dessas publicações era tão grande, que Gamers, Ação Games, Super GamePower, Nintendo World e tantas outras eram tão desejadas quanto os próprios jogos. E o motivo para isso era bem claro: as revistas eram uma das únicas fontes de informação sobre a indústria dos jogos para os brasileiros.

Velhas notícias

Como Véios apaixonados por tudo que remete ao passado gamer, resolvemos vasculhar o nosso baú de revistas clássicas para relembrar com vocês as notícias que nos faziam enlouquecer ao ponto de transformar o intervalo da escola em acalorados debates gamisticos.

Para começar com estilo, voltamos a 1993, quando a primeira edição da revista Progames chegou às bancas. Com o inusitado Bubsy na capa e chamadas para dicas de Street Figher II e Strider II, a publicação trazia, na secção “Game News”, a seguinte manchete:

old-news-1-jogoveio

SUPER MEGA MAN E NINJA GAIDEN PARA SNES.

Duas das melhores séries da geração 8-bit estariam de volta, dessa vez no poderoso Super Nintendo. Uma notícia dessas deve ter causado alvoroço nas locadoras e rodas de conversa na escola. Veja o que dizia a notícia: “É isso aí, galerinha! Depois de três aventuras para Game Boy e cinco para Nintendinho, o invento favorito do Dr. Right (sic) vai atacar no SNES. A Capcom confirmou em carta oficial que já anda batalhando no Super Mega Man há um tempinho, e dizem eles que só não lançaram o jogo porque acham que ainda não ficou bom. Imaginem quantos robôs amalucados o Dr. Willy poderá fabricar em 16-bits!”

Não satisfeitos em despertar o desejo de milhões de jogadores com uma nova aventura do azulzinho da Capcom, a notícia seguia animando: “Ninja Gaiden, outro grande clássico da história do videogame, também terá a sua versão para SNES. Ryu Hayabusa está voltando ainda mais poderoso, e o rumores no submundo do clã ninja de FUMA garantem: sua nova aventura será a melhor de todas, e forte candidata a jogo do ano!”

Mexendo com os nossos corações

Com essas poucas linhas e nenhuma imagem sequer, a revista Progames deve ter feito muito jogador enlouquecer de ansiedade imaginando como seriam esses dois novos jogos. Tratava-se de um Mega Man 7? Será que o SNES receberia Ninja Gaiden IV?

Durante todo o ano de 1993 as duas notícias devem ter gerado todo tipo de rumor. Porém, em dezembro, o tão esperado Super Mega Man foi lançado. Não com esse nome, claro, mas sob o título de Mega Man X, um dos melhores jogos do 16-bit da Nintendo, com lindos gráficos, trilha sonora cheia de belos riffs de guitarra e uma jogabilidade precisa e veloz. Diferente do que o Keiji Inafune tem feito recentemente, a espera valeu muito a pena. Já o novo Ninja Gaiden…

old-news-jogoveio-3

Uma das melhores e mais desafiadoras séries do Nintendinho, Ninja Gaiden tinha tudo para continuar divertindo os jogadores mais exigentes no SNES com uma aventura mais veloz, bonita e com direito a cutscenes ainda mais detalhadas. Porém, o novo jogo nunca saiu. Na verdade, a notícia se referia ao game Ninja Gaiden Trilogy, uma compilação dos três jogos do NES (Ninja Gaiden, Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos e Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom), lançado para Super Nintendo em 1995.

Diferente do que se esperava na época, o título não trouxe nada de novo, muito menos chegou perto de ser o jogo do ano. Na verdade, alguns jogadores reclamam que as versões de Trilogy são inferiores aos títulos originais, com perdas bruscas na parte sonora, por exemplo.

A beleza da simplicidade

A vida gamer não era fácil durante essa era pré-internet. Mas era justamente isso que tornava tudo tão diferenciado, intenso e mágico. Se hoje temos horas de gameplay disponíveis na internet antes mesmo do lançamento do jogo, naquela época era preciso usar a imaginação e reler diversas vezes a mesma revista para tentar absorver o máximo das poucas informações disponíveis.

old-news-2-jogoveio

Gostou da nossa viagem no tempo? Tem saudades dessa época de ouro dos videogames no Brasil? Também esperou Ninja Gaiden IV por anos? Conta aí pra gente, Véio.


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Ítalo Chianca

Ítalo Chianca

Gamer que cresceu jogando com seus irmãos, lendo revistas sobre games e frequentando as antigas locadoras de videogame, hoje divide o seu tempo livre entre as jogatinas e os textos sobre games que costuma publicar no Jogo Véio e nos seus próprios livros (Videogame Locadora, Os videogames e eu, Papo de Locadora, Game Chronicles e Gamer).

Veja também

Espaço da Veiarada