Depois da excelente repercussão dos livros 1983: O Ano dos Videogames no Brasil e 1984: A Febre dos Videogames Continua, clássicos cult da literatura gamer brasileira, o pesquisador Marcus Vinicius Garrett Chiado revisou e expandiu suas obras, lançando-as em uma versão única e definitiva, chamada 1983 + 1984: Quando os videogames chegaram.
Atualizado
O livro traz um registro único sobre o passado dos videogames no Brasil, remontando, através de uma pesquisa profunda e detalhada, o período da chegada dos primeiros games e consoles no nosso país, ainda no começo da década de 1980.
Para produzir o livro, o autor utilizou excelentes fontes, como matérias de jornais da época, depoimentos de executivos, desenvolvedores, lojistas e jogadores que viram a história acontecer, além, claro, das próprias memórias de gamer e dono de locadora.
A nova versão traz diversas melhorias em relação às obras anteriores. Dessa vez, 1983 + 1984 conta com uma diagramação que deixou o livro com o estilo das clássicas revistas da game, novos conteúdos – resultado da constante pesquisa para a produção do documentário baseado nas obras originais –, e distribuição digital e gratuita.
Essa nova forma de distribuição do livro, aliás, contribui diretamente para a democratização da informação sobre a história dos videogames no Brasil, tão escassa se comparada com outros países que possuem uma vasta produção literária voltada para os jogos eletrônicos.
Se você é fã de videogames e, assim como nós, adora se aprofundar mais nesse universo, o livro 1983 + 1984: Quando os videogames chegaram é uma leitura obrigatória. Espere por informações inéditas, escrita prazerosa, relatos apaixonados e muita história sobre videogames.
Nossa história
Ficou curioso para conhecer o trabalho do Marcos? O livro já está disponível para download no site Memórias do Videogame. É só clicar em “Download do Livro” e conhecer mais sobre a história gamer brasileira em qualquer dispositivo.
Vale lembrar que a versão digital do livro é gratuita, mas, caso você queira contribuir com o trabalho do Marcos, existe uma opção no site para doar qualquer quantia. Por fim, para os colecionadores de plantão, uma versão impressa também deve ser lançada em breve. Vamos aguardar.