Todo bom protagonista que se preza precisa de um sidekick à altura, até para realçar suas próprias virtudes. No mundo dos games mesmo tem de monte e pra todos os gostos: Mario e Luigi, Billy e Jimmy Lee, Sonic e Tails, e até mesmo a duplinha de macacos que protagonizou um certo jogo de plataforma na década de 1990 que deu o que falar e sacudiu o mundo dos jogos de maneira inigualável!
Sim! Estamos falando de Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong, a estrela desse nosso Inside Story e um dos figurões da série de jogos Donkey Kong Country. Vamos conhecer um pouquinho da história de Diddy?
Ficha Técnica
Nome Completo: Diddy Kong
Altura: 113 cm
Peso: Desconhecido
Arma: Um par de pistolas de madeira que dispara amendoins e uma mochilinha jetpack
Primeira aparição: Donkey Kong Country (1994)
História
No debute em 16 bits do gorilão, Diddy era o responsável por guardar o estoque de bananas do tio, mas acabou passado para trás pelo vilão King K. Rool. Indignados, a dupla de macacos foi atrás do crocodilão e viveu uma das aventuras mais revolucionárias da história do Super Nintendo, com gráficos pré-renderizados em estações da Silicon Graphics e depois transformados em sprites. Com isso, pode-se dizer que a criação de Diddy Kong deve ser creditada à Rare, empresa que desenvolveu os jogos de DK para SNES.
Donkey Kong Country (1994 – Super Nintendo) foi um fenômeno tão avassalador que acabou se tornando o terceiro jogo mais vendido do console em todo o mundo, com quase dez milhões de unidades comercializadas. Fora isso, o sucesso estrondoso garantiu outras duas continuações nos anos seguintes, sendo que em uma delas, Diddy chegou a ser o protagonista.
Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (1995) é aclamado por muitos como a aventura mais madura da trilogia, com melhorias nas mecânicas do jogo, uma trilha sonora ainda mais envolvente e gráficos refinados.
Nesse jogo, Diddy conta com a ajuda da sua namoradinha Dixie para salvar o seu tio, que acabou sequestrado por K. Rool.
Como essa onda de sequestros parece ser bastante comum para a família Kong, em Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Trouble foi a vez de Diddy e Donkey desaparecerem, deixando a bucha na mão da macaquinha e do bebê macaco Kiddy Kong.
Fora desse universo dos jogos de plataforma, Diddy participou de diversos jogos da Nintendo, principalmente os títulos competitivos e esportivos. No Nintendo 64, ele chegou até mesmo a ter um jogo com o seu nome: Diddy Kong Racing, um jogo de corrida com visual cartunesco bastante inspirado na série Mario Kart, mas com outros tipos de veículos disponíveis, como aviões e hover boats.
No mundo dos esportes, Diddy jogou tênis, golfe, baseball, basquete, futebol, correu de kart e até mesmo trocou sopapos na série Super Smash Bros, onde passou a integrar o time de lutadores a partir de Super Smash Bros Brawl (Wii). Também participou da série de eventos olímpicos de Mario & Sonic, inclusive com passagem pelo Rio de Janeiro em 2016!
Seu retorno ao mundo das plataformas aconteceu em Donkey Kong Country Returns (Wii), lançado em 2010 e portado para 3DS em 2013. Apesar da jogabilidade similar a dos clássicos, algumas mecânicas foram modificadas e adaptadas para os novos tempos, mas sem perder o charme do passado: Diddy ainda era o personagem leve e veloz, enquanto Donkey representava o papel do personagem fortão.
Esse retorno se mostrou tão favorável que a dupla voltou em 2014, com Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Wii U), dessa vez acompanhados por Dixie e pelo velhote Cranky Kong.
Com o passar dos anos, o pequeno macaquinho de boné foi sendo incorporado mais e mais ao universo dos personagens regulares da Nintendo, deixando de estrelar apenas os seus jogos para integrar o seleto rol de personagens que acaba sendo convidado para todas as festas possíveis e imagináveis. Inclusive, ele esteve presente em Mario Party: Star Rush (3DS), lançado no começo de outubro de 2016 para os japoneses (novembro, nos EUA).
Lista de jogos
- Donkey Kong Country (1994 – SNES)
- Donkey Kong Land (1995 – Game Boy)
- Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (1995 – SNES)
- Donkey Kong Land 2 (1996 – Game Boy)
- Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble! (1996 – SNES)*
- Donkey Kong Land III (1997 – Game Boy)*
- Diddy Kong Racing (1997 – Nintendo 64)
- Donkey Kong 64 (1999 – Nintendo 64)
- Mario Golf: Toadstool Tour (2003 – GameCube)
- Mario Kart: Double Dash!! (2003 – GameCube)
- Donkey Konga (2003 – GameCube)
- Mario Golf: Advance Tour (2004 – Game Boy Advance)*
- Donkey Konga 2 (2004 – GameCube)
- Mario Power Tennis (2004 – GameCube)
- DK: King of Swing (2005 – Game Boy Advance)
- Yakuman DS (2005 – Nintendo DS)*
- Donkey Konga 3: Tabehōdai! Haru Mogitate 50 Kyoku (2005 – GameCube)
- Mario Superstar Baseball (2005 – GameCube)
- Mario Kart Arcade GP (2005 – Arcade)*
- Mario Hoops 3-on-3 (2006 – Nintendo DS)
- Diddy Kong Racing DS (2007 – Nintendo DS)
- Mario Kart Arcade GP 2 (2007 – Arcade)*
- Mario Strikers Charged (2007 – Wii)
- Donkey Kong Barrel Blast (2007 – Wii)
- DK: Jungle Climber (2007 – Nintendo DS)
- Mario Party DS (2007 – Nintendo DS)*
- Super Smash Bros. Brawl (2008 – Wii)
- Mario Kart Wii (2008 – Wii)
- Mario Super Sluggers (2008 – Wii)
- New Play Control! Mario Power Tennis (2009 – Wii)
- Donkey Kong Country Returns (2010 – Wii)
- Mario Sports Mix (2010 – Wii)
- Fortune Street (2011 – Wii)
- Mario Party 9 (2012 – Wii)*
- Mario Tennis Open (2012 – 3DS)
- Donkey Kong Country Returns 3D (2013 – 3DS)
- Donkey Kong Country: Tropical Freeze (2014 – Wii U)
- Mario Golf: World Tour (2014 – 3DS)
- Super Smash Bros. for Nintendo 3DS (2014 – 3DS)
- Super Smash Bros. for Wii U (2014 – Wii U)
- Super Mario Maker (2015 – Wii U)*
- Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (2016 – 3DS)
- Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (2016 – Wii U)
- Mario Party: Star Rush (2016 – 3DS)
* Apenas aparição ou menção
Outras mídias
Diddy participou da animação Donkey Kong Country, um desenho tridimensional que chegou inclusive a ser transmitido no Brasil pela Rede Record.
Composta de duas temporadas, a série teve ao todo 40 episódios, com direito a Marcelo Campos emprestando a sua voz para Diddy. O famoso dublador paulistano tem em seu currículo personagens famosos como Terry Bogard, Galford, Roronoa Zoro, Mu de Áries e tantos outros.
A voz japonesa de Diddy foi feita por Megumi Hayashibara, famosa cantora pop japonesa.
Diddy Kong também participou de histórias em quadrinhos, estrelando uma história dividida em três partes, publicada pela revista alemã Club Nintendo, em 1995.
Donkey Kong Country foi capa de várias revistas de videogame no Brasil. Entre elas, destaque para a Super Game Power Nº10, de janeiro de 1995.
Vídeos
Abertura do desenho Donkey Kong Country
Diddy Kong Racing – Longplay (Fonte: World of Longplays)
Donkey Kong Country 2 – Bramble Scramble (Fonte: GarlandTheGreat)