Castlevania III: Dracula’s Curse (NES) – conheça as origens de Trevor Belmont

Lucas Rodrigues / 13 de julho de 2017 / Análises, NES

Simon Belmont é um dos nomes mais aplaudidos quando o assunto é Castlevania. O herói enfrentou Drácula heroicamente nos anos de 1691 e 1698, sendo o protagonista dos dois jogos que abriram as portas da franquia para o NES. Entretanto, a família Belmont possui raízes muito mais profundas que às vezes são esquecidas por gerações de gamers. Trevor Belmont é um desses heróis que poucos falam, debutando em Castlevania III: Dracula’s Curse e caindo no esquecimento posteriormente (provavelmente pela aparição de personagens mais legais que ele, como Alucard e Richter).

Em época de estreia de Castlevania: A Série na Netflix, não poderíamos deixar de relembrar um pouco da épica história que inspirou as animações e conhecer mais a fundo o herói que chutou o traseiro de Drácula dois séculos antes de Simon aparecer para salvar o dia.

O apocalipse vampírico

Castlevania III: Dracula’s Curse foi lançado para o Famicom em 1989 e para o NES no ano seguinte. Trata-se da clássica história de heróis e vampiros da idade média baseada em obras como as de Bram Stoker. Para aqueles que sequer tiveram contato com suas obras, vale a pena conferir o filme lançado em 1992 com Keanu Reeves e Gary Oldman.

Estamos em 1476, há rumores de que Conde Drácula reuniu uma horda de monstros para acabar com a raça humana e está vindo ao encontro dos moradores de Warakyia (traduzido em jogos posteriores como Wallachia). O céu está pesado e a paisagem lúgubre toma conta de todas as vilas conhecidas, mas já não há uma forma de vida nelas, pois todos decidiram partir com medo das terríveis criaturas noturnas que podem ser encontradas vagando por entre seus antigos lares.

A essa altura, há apenas uma pessoa que pode se livrar das trevas que infestam Warakyia: o detentor do chicote Vampire Killer, Trevor Belmont. Sua família foi exilada e perseguida injustamente por gerações pelo fato de sempre estarem envolvidos com monstros  sobrenaturais, mas a própria igreja reconhece que não há herói melhor para tal momento de crise. Trevor aceita sua missão e parte para o encontro de Drácula, começando uma batalha intensa entre as famílias Tepes e Belmont que ecoaria por séculos.

O manual de Castlevania III: Dracula’s Curse diz que o jogo se passa 100 anos antes do nascimento de Simon Belmont. Entretanto, com o passar dos anos, foi definido que o ano da aventura é o de 1476, batendo com certos aspectos históricos do verdadeiro Conde Vlad III Dracula de Wallachia. Diz-se que Vlad, conhecido como O Impalador, tenha matado entre 40 e 100 mil pessoas durante o seu curto reinado (1456-1462). A primeira aventura de Simon Belmont foi em 1691, resultando em uma real diferença de mais de 200 anos.

Ajuda é sempre bem-vinda

Diferentemente da maioria dos títulos da franquia, onde você jogará com um único personagem durante todo o gameplay, Castlevania III: Dracula’s Curse traz 4 personagens com características diferentes para exterminar as tropas de Drácula. Conheça um pouco de cada um deles a seguir.

Trevor Belmont

Esse personagem dispensa apresentações. É tido como o forte e corajoso cavaleiro que toda série precisa ter como protagonista. Possui praticamente todas as características de Simon nos jogos anteriores. Sua arma principal é o Vampire Killer, que pode receber dois power-ups durante o jogo – o primeiro para agregar força e o segundo para aumentar o alcance. Sua força é a principal característica como personagem do jogo.

Suas armas secundárias são:

  • Adaga – consome 1 coração para atirar uma adaga linearmente. É um ataque relativamente fraco;
  • Machado – consome 1 coração para atirar um machado para cima, que cairá em uma trajetória hiperbólica;
  • Água Benta – consome 1 coração para atirar um frasco de água benta em direção ao chão, provocando uma pequena chama ao quebrar-se. É a arma favorita de muitos, já que pode impedir a passagem de alguns monstros pelo chão por alguns instantes;
  • Cruz Sagrada – atira uma cruz horizontalmente, que se comporta como um bumerangue. Consome 1 coração;
  • Relógio – consome 5 corações para simplesmente paralisar todos os inimigos por alguns segundos. Não funciona com alguns chefes do jogo.

Grant Danasty

Este personagem pedirá permissão para se unir a Trevor após ser derrotado na fase 2-03, onde estava possuído. Grant era capitão de um navio pirata e passou muito tempo como gatuno nas ruas de Wallachia. Embora seja um personagem com ataque e defesa extremamente reduzidas, possui uma agilidade incrível, além da habilidade de escalar paredes, andar pelo teto e pular mais alto que seus companheiros.

Grant usa uma adaga como arma principal, tendo um alcance curtíssimo, e limita-se a usar apenas 3 das armas secundárias disponíveis para Trevor (adaga, machado e relógio). Entretanto, ele pode usá-las enquanto suas habilidades de aracnídeo o fazem escalar diferentes objetos pelo cenário.

Sypha Belnades

Sypha é uma feiticeira Wallachiana que foi petrificada por um ciclope. Após derrotá-lo, na fase 3-04, a maldição é quebrada e Sypha se junta a Trevor. Na versão americana, ela se passa por homem inicialmente. É possível ver como o jogo pergunta “Take him with you?”.

Sua arma principal é um cajado extremamente fraco. Sua principal característica é o uso de magia como arma secundária. São elas:

  • Magia de fogo – consome 1 coração para soltar uma rajada de fogo horizontalmente, acertando os inimigos que estejam a sua frente;
  • Magia de gelo – consome 1 coração para conjurar uma onda de gelo que petrifica o oponente (como Sub-Zero faz com seus inimigos). Acertando-o, o monstro se quebra instantaneamente. Se o monstro congelado não tomar dano, ele volta a vida;
  • Magia de raio – consome 1 coração para materializar 3 bolas de eletricidade que seguem os oponentes mais vulneráveis. Essa é a favorita de muitos jogadores, pois é possível matar chefes sem nem sair do lugar.

Além disso, Sypha pode usar o relógio como arma secundária, o que não é grande vantagem para a personagem.

Alucard

O Filho de Drácula quer acabar com os planos diabólicos de seu pai e decide juntar forças com o clã Belmont após testar Trevor na fase 5-05. Alucard é o mais alto da turma de caçadores de vampiros, tornando-o um alvo fácil. Para compensar, ele tem a maior defesa de todos, além de ataques de longa distância e a capacidade de transformar-se em morcego e voar livremente pelo cenário. A única arma secundária que este personagem pode usar é o relógio.

O verdadeiro nome de Alucard é Adrian Tepes Fahrenheit e ele ficou mundialmente conhecido após o sucesso de Castlevania: Symphony of the Night.

Você poderá jogar com apenas dois personagens ao mesmo tempo, trocando entre eles através do botão SELECT.

Os diferentes caminhos que levam ao castelo

Castlevania III: Dracula’s Curse possui 17 fases diferentes em um sistema não-linear. O jogador terá a oportunidade de escolher entre diferentes caminhos em três pontos diferentes do jogo.

  1. Após a primeira fase, o jogador terá a chance de ir para o castelo de Drácula através da torre do relógio ou pela floresta.
  2. Durante o estágio 3, é possível escolher entre pegar um navio pirata para chegar à torre, resgatando Sypha pelo caminho, ou adentrar cavernas escuras e recrutar Alucard.
  3. Após a fase 5, o jogador pode escolher entre um calabouço ou um templo inundado.

No total, há seis possibilidades diferentes. Teste-as para descobrir todos os caminhos que levam a Drácula. Faça suas escolhas sabiamente para ter certeza de recrutar os personagens que desejar.

Análise técnica

A qualidade gráfica da época não permitia muita coisa. Os sprites de Castlevania III: Dracula’s Curse possuem formas bem feias e os personagens falham às vezes. Além disso, um dos defeitos do jogo é a movimentação travada dos personagens. Contudo, Castlevania III: Dracula’s Curse foi um jogo extremamente complexo para a época que estava claramente a frente de seu tempo.

Para compensar, a franquia Castlevania sempre teve fama quando se trata de trilha sonora. Mesmo com apenas 5 canais disponíveis para áudio, os compositores Hidenori Maezawa, Jun Funahashi, Yukie Morimoto e Yoshinori Sasaki fizeram um ótimo trabalho, que rendeu clássicos como Vampire Killer, que é tocado até hoje em praticamente todos os outros jogos da série. Neste episódio de Castlevania, a música aparece como Deja vu.

Confira a trilha sonora abaixo:

Um clássico que sobrevive ao tempo

Antes de entrar na Netflix e assistir à série que leva o nome de Trevor Belmont às telinhas, que tal ligar o antigo console da Nintendo e ver como foi o início da saga da Konami para o clã Belmont e seus parceiros no jogo que serviu de base para uma das melhores animações da atualidade. Para um amante de Castlevania, o terceiro episódio da série é parada obrigatória.

O jogo possui 4 finais diferentes. Quantos deles será que você consegue ver?

Vídeo

Castlevania III: Dracula’s Curse – Longplay (Fonte: World of Longplays)

Dicas

Começar o jogo com Grant

Para ter Grant em seu grupo, basta inserir o nome FUJIMOTO no início do jogo.

Começar o jogo com Sypha

Para ter Sypha em seu grupo, basta inserir o nome URATA no início do jogo.

Começar o jogo com Alucard

Para ter Alucard em seu grupo, basta inserir o nome OKUDA no início do jogo.

Extra – Manual do jogo

A equipe Jogo Véio teve acesso ao manual do jogo americano. Para fazer o download, basta clicar aqui.

Compartilhe com a galera:

FacebookTwitterGoogle+

Leia mais sobre: , , , ,


Leia a Revista Jogo Véio

Revista Jogo Véio - Gratuita, pra ler no PC, no Tablet e no Smartphone

Junte-se ao Asilo