Continuando com a série de filmes que viraram desenhos, apresento mais sete produções cinematográficas que buscaram expandir seu universo partindo para as animações televisivas. Mais uma vez, comente o que você se lembra desta lista e sugira algum desenho que não aparece nem aqui, nem na parte 1. Quem sabe não é feita uma parte 3?
1. Karatê Kid (1989)
Encerrada a então trilogia de filmes, os chefões de estúdio resolveram tentar faturar mais algumas verdinhas em cima da franquia. A solução? Um desenho animado! Como fio condutor para história, Daniel San e Senhor Miyagi viajam o mundo em busca de uma relíquia roubada de Okinawa. Durou apenas 13 episódios.
2. Os fantasmas se divertem (1989)
Esta série animada se baseia no universo pronto já entregue pelo filme homônimo no ano anterior com leves alterações. O mundo dos mortos aqui se chama “Lugar nenhum”. Beetlejuice e Lydia vivem suas aventuras tanto no mundo dos mortos quanto no mundo dos vivos. Tim Burton integrou a produção deste desenho, que durou quatro temporadas rendendo incríveis 94 episódios. No Brasil, o dublador Nilton Valério, que deu voz a Michael Keaton no filme, também dublou o desenho, que chegou por aqui via Rede Record.
3. As aventuras de Bill & Ted (1990)
Com o sucesso do filme 1989, a Hanna-Barbera produziu este desenho que narra as trapalhadas da dupla de amigos viajando no tempo com uma cabine telefônica e contando com a ajuda do enviado do futuro, Ruffus. Ao todo foram produzidos 21 episódios inicialmente exibidos no Brasil pela Rede Globo. Confira a abertura original em inglês.
4. O Máskara (1995)
Tudo começou nos quadrinhos lá pela década de 1980, mas foi em 1994 que o cinema trouxe fama ao personagem, e logo ele pulou para a TV como desenho animado no ano seguinte, durando três temporadas até 1997 com um total de 54 episódios. Guardadas as devidas adaptações, o desenho apresentou ao público um grande elenco de vilões em tramas para lá de divertidas exibidas inicialmente pela Rede Globo. Marco Ribeiro assumiu a voz brasileira do protagonista tal qual no filme.
5. Os debilóides (1995)
A Hanna-Barbera não foi muito feliz na adaptação animada do filme “Debi & Lóide”, e esta série rendeu apenas 13 episódios. No desenho a dupla protagonista conta com a parceria de um castor fêmea chamada Kitty, aparentemente mais esperta que os dois…
6. Ace Ventura (1995)
Fechando a “trilogia animada Jim Carrey”, Ace Ventura, homônimo do filme que estreou no ano anterior. A própria história original rende bastante, com todos os trejeitos de Ace sendo levados fielmente para a TV. O desenho acabou durando 41 episódios em 3 temporadas, chegando à TV aberta nacional pela Rede Record. Dentre os muitos bons momentos, vale destacar o crossover Ace Ventura/Máskara, ambos personagens de Jim Carrey.
7. MIB (1997)
O sucesso do filme foi tanto, que nem esperaram o ano mudar para lançarem uma animação baseada nele! Assim como Ace Ventura, a trama central de MIB rende diversas histórias individuais sem necessidade um fio condutor. A animação então durou quatro temporadas em um total de 53 episódios. Os Agentes K e J (Interpretados no filme por Tommy Lee Jones e Will Smith, respectivamente) estão sempre prontos para “disfarçar” qualquer problema com extraterrestres no planeta. A versão brasileira conservou as vozes da dublagem do filme, com Júlio Chaves (K) e Márcio Simões (J) interpretando os protagonistas. Deixo uma crítica pessoal em relação ao traçado, que parece querer se distanciar dos atores originais.