Pesquisar
Close this search box.

Entrevistamos Andersongs87

compartilhe!

Que a trilha sonora é parte essencial na construção de um bom jogo, disso ninguém tem dúvidas. Afinal, o que seria de Sonic, Final Fantasy ou Super Mario Bros. se os jogos fossem totalmente silenciosos? Uma experiência totalmente diferente e talvez nem tão inesquecível assim, certo?

Cientes da importância que as músicas tiveram para a popularização dos videogames ao longo da história, alguns compositores foram alçados ao status de verdadeiros popstars, com seguidores fiéis e fãs de suas obras por todo o mundo. Depois, com uma ajudinha da internet, deixamos de ser apenas consumidores e nos tornamos também produtores de conteúdo. Nós aqui do Jogo Véio, por exemplo, temos como missão preservar sempre viva a lembrança dos jogos antigos. Alguns canais do YouTube vêm desempenhando o mesmo papel, mas no lugar das palavras, preferem homenagear o passado com melodias.

Fanáticos por todo o multiverso gamer, decidimos entrevistar alguns desses magos das notas musicais e descobrir o que os motiva, como surgiu o gosto por jogos e por música, além de divulgar o trabalho (que é pesadíssimo) dessa galera talentosa. Pra abrir os trabalhos, entrevistamos o Anderson do canal Andersongs87.

Entre uma pergunta e outra, deixamos alguns dos vídeos pra vocês curtirem. Não deixem de se inscrever na fanpage do Anderson (e de compartilhar esse post), ok? 😉

 


Jogo Véio: Como surgiu a ideia de criar o canal e focar em OSTs de jogos?

AS: Sempre gostei de assistir covers de músicas de games no YouTube e após muito tempo assistindo, resolvi comprar minha primeira guitarra em 2012. Aprendi a tocar assistindo vídeo-aulas online e buscando informações em sites de teoria musical.

Minha intenção era aprender o básico para conseguir tocar algumas músicas. Com o tempo, sempre que aprendia novas músicas ia me esquecendo das antigas, até que cheguei a conclusão que seria impossível decorar todas as músicas que eu já havia aprendido e tocado um dia. Assistindo uma vídeo-aula do cifraclub, o professor disse “a melhor maneira de aprender e melhorar é se gravando, para perceber onde estão seus erros e saber o que precisa treinar mais”. E foi assim que a ideia surgiu.

A ideia principal é que fazendo as gravações eu teria acesso a tudo aquilo que já havia tocado um dia, e também teria a chance de melhorar cada vez mais assistindo meus próprios vídeos.

O canal é para mim uma espécie de arquivo pessoal que resolvi compartilhar. O nome veio da ideia da junção de dois nomes, “Anderson + Songs” que se tornou “Andersongs”.

 


JV: Que equipamentos você usa na hora de gravar os seus vídeos?

AS: Atualmente tenho três guitarras, um contrabaixo, um teclado midi e uma interface de áudio.

Para fazer a gravação do vídeo uso a câmera do meu celular.

Guitarras:

  • Ibanez RG7321
  • Memphis MG32 by Tagima
  • Cruzer RE-920 by Crafter

Baixo: Memphis TB440 By Tagima

Teclado midi: AKM320 Midiplus

Interface de Áudio: Tone Port GX Line 6

Câmera do Celular: LG G2 D805 (FullHD 30FPS)

 


JV: Quais são as suas séries favoritas? E que séries você gostaria de regravar a trilha sonora para o canal?

AS: Minhas séries favoritas são Sonic, Mario, Mega Man, The Legend of Zelda e Castlevania.

Tenho como objetivo gravar todas as músicas de Sonic 1,2,3 e Sonic & Knuckles. Atualmente estou gravando Angel Island de Sonic 3.


JV: Quanto tempo em média você leva para produzir um vídeo, desde o arranjo e os ensaios até a gravação e edição?

AS: O tempo vária bastante de uma gravação para outra. Geralmente sigo a ordem abaixo, gasto de 2 a 3 horas em cada etapa de produção, o que dá algo em média de 10 horas por cover

  • Tablatura
  • Ensaio
  • Arranjo
  • Gravação de áudio e vídeo
  • Mixagem
  • Masterização
  • Edição do vídeo

 


JV: Tem em mente algum projeto especial e quer compartilhar com a gente?

AS: Não é um projeto, porém, espero até o fim do ano atingir o número de 100 covers.

E também conseguir gravar um cover que sempre tive problemas e acabei desistindo por várias vezes que é “Dire Dire Docks – Super Mario 64”.

 


JV: Sobra tempo pra jogar alguma coisa também ou só dá música e ponto final?

AS: Sempre que tenho um tempo livre jogo, tenho jogado ultimamente :

  • Counter Strike Global Offensive (PC)
  • Biding of Isaac (PC)
  • Luigis Mansion Dark Moon (3DS)
  • Sonic Lost World (3DS)

 


JV: Deixa aí um recado pra galera que curte o Jogo Véio!

AS: Gostaria de agradecer a todos que leram a entrevista e que curtem o site Jogo Véio, e que nunca deixem a vontade de aprender algo novo passar, porque por pouco não deixei escapar a vontade de aprender guitarra com o medo de não conseguir.


Curtiu o papo com o Anderson? Quer sugerir algum outro canal que você curte pra gente entrevistar? 
Deixe aí embaixo o seu comentário com o endereço do canal que a gente entra em contato!


E aí, curtiu esse post? Se inscreva no nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades sobre games e animes, além de conferir conteúdos exclusivos do Jogo Véio.

Picture of Eidy Tasaka

Eidy Tasaka

Redator e diagramador freelancer, apaixonado por jogos e revistas antigas, incentivado por um pai que sempre nutriu os mesmos vícios. Fã de RPGs japoneses e jogos de plataforma, divide seu tempo entre o Jogo Véio e as poucas horas de sono que possui.

Veja também

Espaço da Veiarada